ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Master Detail Modificar chave primaria

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
gutonovaes19
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Dez 08, 2017 10:52 am    Assunto: Master Detail Modificar chave primaria Responder com Citação

Tenho um cadastro do tipo master detail. A chave primaria da tabela pai é composta (codigo + data). A tabela filha possui PK codigo+ data+item.
Montado com query+provider+ clientedataset.
As perguntas são:
1 - posso modidicar a chave primaria da MASTER e replicar na DETAIL? Meu cliente que modificar o campo DATA
2 - Tenho uma apostila de um curso que fiz com o Eduardo Rocha anos atras. Nela, não há exemplos dessa situação e em determinado trecho ele afirma que a chave primaria nunca será modificada. Não está claro pra mim se era no contexto do treinamento ou se é algo proibitivo.
Curso Desenvolvendo uma aplicação utilizando ClientDataset, DbExpress e Firebird.

Por favor, não critiquem o modelo, é um sistema legado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
lokasso
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Sex Dez 08, 2017 3:47 pm    Assunto: Responder com Citação

gutonovaes19 brother não é aconcelhavel tu usar chave composta em PK, ainda mais com data e muito menos muda-la. Mas enfim...

Para mudar a PK não pode ser Auto Incremento e ao invés de somente leitura no componente que está usando, no seu caso ClientDataSet, tem que deixar a propriedade Ready-Only false, ou seja, deixa-la habilitada para entrar com o valor e habilitar o dbedit que pega o ID e deixa-lo editavel, ai o usuário poderá colocar qualquer valor ali, se tiver usando generator e trigger, desabilite-os, senão vai aparecer apenas erro de violação de PK.

Aaah um conselho, já que o usuário quer mudar a PK, se prepare para o caos que virará tua vida, se não tiver jeito mesmo de contornar essa situação, faça o usuário assinar um termo de responsabilidade, onde ele se responsabiliza por eventuais conflitos no sistema e se previna, faça um backup do banco de dados antes de fazer essa modificação no banco para eventual "problema".

Boa Sorte tu vai precisar caso fizer isso, se prepare

Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.