ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Acessar servidor Datasnap no computador por Celular Android

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Mobile com Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
prosystemasrn
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Jul 08, 2018 7:20 am    Assunto: Acessar servidor Datasnap no computador por Celular Android Responder com Citação

Companheiros sou novo no desenvolvimento de sistema android utilizando delphi xe8, como posso fazer minha aplicação android acessar o banco de dados no computador ? Montei um serviço no computador TDEVRcocks com exemplo encontrado na Net configurando para comunicação TCPIP, mas não consigo fazer o celular ter acesso a isso. Fico grato pela ajuda.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
igormoita
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2018 10:57 am    Assunto: Responder com Citação

Com sua descrição ficou tudo muito vago, mas:
Verifique se o celular tem conexão com o computador (tem apps de Ping no Android);
Verifique se a porta do DataSnap está liberada se não estiver utilizando DataSnap, verifique se o Banco de Dados tem permissão para acesso remoto;
prosystemasrn
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2018 11:45 am    Assunto: Responder com Citação

igormoita escreveu:
Verifique se o celular tem conexão com o computador (tem apps de Ping no Android);
Verifique se a porta do DataSnap está liberada se não estiver utilizando DataSnap, verifique se o Banco de Dados tem permissão para acesso remoto;

Olá Companheiro, desde já agradeço por sua atenção. Expondo melhor o assunto, fiz um executável com Servidor Datasnap, todo configurado certinho, com endereço IP, porta de comunicação, ativei ele no computador servidor e testei, funcionando até ai tudo blz. Parti para o desenvolvimento da aplicação android com o delphi xe8 sendo multi device, opção de serviço de comunicação cliente servidor, datasnap rest client module, sendo a partir dai a construção da aplicação mobile, inclusive configurando o componente de acordo e testando a comunicação com o banco, o problema esta quando passo o aplicativo para rodar no celular ele simplesmente não se comunica com o servidor. Valendo ressaltar que o celular acessa a mesma rede de comunicação com a Internet ou seja através do mesmo roteador e configuração de sinal.
O que estarei faltando para que funcione.
strak2012
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2018 12:24 pm    Assunto: Responder com Citação

prosystemasrn escreveu:
igormoita escreveu:

Olá Companheiro, desde já agradeço por sua atenção. Expondo melhor o assunto, fiz um executável com Servidor Datasnap, todo configurado certinho, com endereço IP, porta de comunicação, ativei ele no computador servidor e testei, funcionando até ai tudo blz. Parti para o desenvolvimento da aplicação android com o delphi xe8 sendo multi device, opção de serviço de comunicação cliente servidor, datasnap rest client module, sendo a partir dai a construção da aplicação mobile, inclusive configurando o componente de acordo e testando a comunicação com o banco, o problema esta quando passo o aplicativo para rodar no celular ele simplesmente não se comunica com o servidor. Valendo ressaltar que o celular acessa a mesma rede de comunicação com a Internet ou seja através do mesmo roteador e configuração de sinal.

Acho que posso te dá mais uma orientação neste aspecto.

Em android conexão por a outro dispositivo deve ser feito através de uma thread a parte nunca no thread principal isso não é da linguagem empregada e sim um requisito imposto pelo próprio Android (segundo por alegação de segurança e estabilidade do próprio sistema operacional).

Um exemplo é a conexão com banco mysql de forma direta, tanto no Delphi quanto no eclipse só funcionara se a comunicação e a conexão com o banco ocorrer em uma thread a parte.

Dá uma atenção a este aspecto pois acredito que seu problema tb passa por isso.
igormoita
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2018 1:33 pm    Assunto: Responder com Citação

prosystemasrn escreveu:
igormoita escreveu:

Estar na mesmo rede não necessariamente quer dizer que vai dar certo a conexão. Um teste que vc pode fazer é: fazer uma função que testa conexão, gerar o .exe Win32, colocar em outra máquina e testar a conexão. Como estamos falando de servidor podemos ter vários detalhes que impedem a conexão remota por questões de segurança.
Seu servidor é local (um pc físico que vc tem acesso) ou remoto (uma VM na nuvem, tipo Azure ou Amazon)?

Sobre a questão da conexão em Thread, eu não sei se seria esse o problema, por exemplo meu projeto: Delphi 10.2.2, Android, conexão local via FDConnection em um DataModule (Class FMX) e um RESTConnection para fazer as chamadas necessárias com o servidor remoto. Não precisei programar diretamente nenhum Thread para dar certo nenhuma das conexões, posso ter feito bem errado, mas está funcional.
prosystemasrn
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Jul 09, 2018 10:30 pm    Assunto: Acessar servidor Datasnap no computador por Celular Android Responder com Citação

Vlw, companheiro. Em resposta, o computador que uso é um PC de minha residencia que é onde construo meus programas, minha aplicação servidora esta nesse computador, configurei o servidor com o endereço IP deste PC habilitei a porta 8090 e a aplicação que fiz em Android esta no meu celular que pesquisa a porta e o IP do servidor, só que não acessa.
igormoita
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Ter Jul 10, 2018 7:37 am    Assunto: Re: Acessar servidor Datasnap no computador por Celular Android Responder com Citação

prosystemasrn escreveu:
Vlw, companheiro. Em resposta, o computador que uso é um PC de minha residencia que é onde construo meus programas, minha aplicação servidora esta nesse computador, configurei o servidor com o endereço IP deste PC habilitei a porta 8090 e a aplicação que fiz em Android esta no meu celular que pesquisa a porta e o IP do servidor, só que não acessa.

Eu continuo achando que é problema de permissão, então tente fazer assim:
Abra o Painel de Controle;
Pesquise por 'Permitir' ou qualquer palavra chave até achar a opção da linha a baixo;
Clique em Permitir um programa pelo Firewall do Windows;
Clique em Alterar Configurações ou direto em Adicionar um Programa;
Escolha sua aplicação servidora e permita;

Nos servidores da Azeru este é um dos passos para permitir acesso remoto no servidor de aplicação.

Vc tem possibilidade de testar conexão de outro PC? (Por exemplo uma máquina física ou uma VM)
prosystemasrn
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2018 9:56 am    Assunto: Re: Acessar servidor Datasnap no computador por Celular Android Responder com Citação

igormoita escreveu:
prosystemasrn escreveu:

Eu continuo achando que é problema de permissão, então tente fazer assim:
Abra o Painel de Controle;
Pesquise por 'Permitir' ou qualquer palavra chave até achar a opção da linha a baixo;
Clique em Permitir um programa pelo Firewall do Windows;
Clique em Alterar Configurações ou direto em Adicionar um Programa;
Escolha sua aplicação servidora e permita;

Nos servidores da Azeru este é um dos passos para permitir acesso remoto no servidor de aplicação.

Vc tem possibilidade de testar conexão de outro PC? (Por exemplo uma máquina física ou uma VM)

Olá Igor, agradeço o apoio que esta me dando, verifiquei meu computador indo diretamente no firewall e constatei que o aplicativo servidor esta habilitado e com liberação para acesso ou seja esta desbloqueado para que algum aplicativo que venha a utiliza-lo não esteja impedido, inclusive coloquei a opção publico ativada.
Fiz novo teste da aplicação instalada no celular, mas infelizmente não funcionou.
igormoita
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qua Jul 11, 2018 10:04 am    Assunto: Responder com Citação

Vc disse que o servidor é a própria máquina de desenvolvimento, você consegue deixar o DataSnap rodando em Debug e vc 'debugar' o método chamada?

Por exemplo: Primeiro método que o celular chama no DataSnap é o 'RelizarLogin', dá um BreakPoint no projeto servidor nesse método e verifica se ele pelo menos entra. Entende?

Vamos tentar excluir as outras opções de problema, visto que, aparentemente, está tudo certo nas config do PC.
prosystemasrn
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Jul 15, 2018 6:08 pm    Assunto: Responder com Citação

igormoita escreveu:
Vc disse que o servidor é a própria máquina de desenvolvimento, você consegue deixar o DataSnap rodando em Debug e vc 'debugar' o método chamada?

Por exemplo: Primeiro método que o celular chama no DataSnap é o 'RelizarLogin', dá um BreakPoint no projeto servidor nesse método e verifica se ele pelo menos entra. Entende?

Vamos tentar excluir as outras opções de problema, visto que, aparentemente, está tudo certo nas config do PC.

Olá Igor, quero lhe agradecer pelo apoio que está me dando. Fiz o teste instalando uma VM e consegui acessar o ServidorRest no navegador digitando o endereço IP da maquina servidora e incluindo a porta que liberei. Sendo assim essa seria a configuração de acesso da minha aplicação Cliente/Servidor?

Obrigado amigo, você realmente está levando em consideração meu esforço em querer aprender.
igormoita
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Seg Jul 16, 2018 9:43 am    Assunto: Responder com Citação

Ok, então vamos mudar a abordagem.
Segue código para testar conexão: https://textuploader.com/dzzmp

Agora queremos testar se está dando certo a conexão do Celular com a Aplicação Servidora, não necessariamente com o Banco de Dados.
O teste irá fazer um 'ping' no Host e Port, não irá solicitar nada de banco, se a conexão der certo, poderemos excluir uma gama de possibilidades em relação à rede e focar em questão de Configuração do Banco de Dados.
prosystemasrn
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 17, 2018 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

igormoita escreveu:
Ok, então vamos mudar a abordagem.
Segue código para testar conexão: https://textuploader.com/dzzmp

Agora queremos testar se está dando certo a conexão do Celular com a Aplicação Servidora, não necessariamente com o Banco de Dados.
O teste irá fazer um 'ping' no Host e Port, não irá solicitar nada de banco, se a conexão der certo, poderemos excluir uma gama de possibilidades em relação à rede e focar em questão de Configuração do Banco de Dados.

Ok, amigo, presumo então que devo colocar essas linhas de código no evento oncreate do formulário de minha aplicação!!?
Quando ativei a VM consegui carregar o Servidor DataSnap no navegador da VM, fiz varios testes para ver se realmente estava funcionando, Startando e Interrompendo a ação do servidor. Notei contundo que a unica função que consegui chamar do servidor foi ReversetString, as outras eu não conseguir acessar.
Vou testar hoje para ver o resultado.

Vlw
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Mobile com Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.