Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
setsystem.info Novato

|
Enviada: Qua Out 09, 2019 1:18 pm Assunto: IDE Delphi aponta linha errado quando há erro |
|
|
Em uma Unit todo erro a partir da linha 1800 a linha apontada não é onde há o erro, isso acontece também no DEBUG.
Vide imagem no link abaixo:
https://uploaddeimagens.com.br/imagens/errodelphi-png |
|
|
 |
zanba Novato

Registrado: Segunda-Feira, 21 de Março de 2016 Mensagens: 15 Localização: Brazil,Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Out 09, 2019 2:22 pm Assunto: Re: IDE Delphi aponta linha errado quando há erro |
|
|
Oque seria esse asdf ai ? na linha 1,715 está foltando o ponto e virgula!
tipo:
asdf;
Isso é uma função?procedure? uma variavel? ou outra coisa?
já colocou ele em comentário e compilou para ver o erro?
este projeto foi feito nesse delphi mesmo? ou em outra versão? |
|
|
 |
setsystem.info Novato

|
Enviada: Qua Out 09, 2019 2:50 pm Assunto: Re: IDE Delphi aponta linha errado quando há erro |
|
|
zanba escreveu: |
tipo:
asdf;
"asdf" não é uma função nem mesmo variável é um erro proposital, justamente para dar o erro. O problema não é o erro no código. mas sim pra linha que o Delphi aponta. No exemplo da imagem o erro acontece na linha 1715 no entanto o delphi retorna afirmando que o erro aconteceu na linha 1588.
Ela foi gerada em outra versão do Delphi.
Já exclui a DCU,
Já executei a Biuld all project
Nada funcionou |
|
|
 |
zanba Novato

Registrado: Segunda-Feira, 21 de Março de 2016 Mensagens: 15 Localização: Brazil,Rio de Janeiro
|
Enviada: Qua Out 09, 2019 3:45 pm Assunto: Re: IDE Delphi aponta linha errado quando há erro |
|
|
setsystem.info escreveu: | zanba escreveu: |
tipo:
asdf;
"asdf" não é uma função nem mesmo variável é um erro proposital, justamente para dar o erro. O problema não é o erro no código. mas sim pra linha que o Delphi aponta. No exemplo da imagem o erro acontece na linha 1715 no entanto o delphi retorna afirmando que o erro aconteceu na linha 1588.
Ela foi gerada em outra versão do Delphi.
Já exclui a DCU,
Já executei a Biuld all project
Nada funcionou |
Intendi ! nunca vi esse erro ai não na verdade acho isso pode ser um (Bug) você já tentou deixa essa linha que da erro como comentário // mesmo sabendo que não tenha nada lá? |
|
|
 |
ric_rio2 Aprendiz

|
Enviada: Qui Out 10, 2019 7:06 am Assunto: |
|
|
Bom dia..
Por incrivel que parivel já aconteceu essa situação comigo diversas vezes ao longo dos anos.
No meu caso por dois motivos diferentes em epocas diferentes.
1º caso.. Depois de muito ficar maluco por não entender porque ele dava erro em uma linha em branco, descobri que tinha um caracter "INVISIVEL".
Tipo.. Copiei algo da net ou outro lugar e coloquei no editor do delphi.
Ai deu ruim.. essa situação aconteceu algumas vezes..
Como solucionei dessas vezes.. Não sei porque não adiantava APAGAR somente o código e reescreve-lo sem colar.. não funcionava.. Tinha que deletar todo o form e refaze-lo do ZERO.
2º Caso.. Depois de muito ficar maluco e ver que não tinha copiado nada de lugar nenhum e o erro aparecia em uma linha em branco ou em uma linha que simplesmente não tinha como ter erro .. tipo If 1 + 2 = 3 then... Impossível dar erro nessa linha.. mas estava dando...
Descobri que tinha aberto o MESMO form so que de outro diretorio (backup).
O que acontecia nesse caso..
Estou usando o FORM1 de produção... beleza..
Abri o FORM1 de uma pasta de backup para ver algo.. Beleza
O Form1 de BACKUP estava diferente do FORM1 de produção... sem problema..era um backup antigo..
Só que quando COMPILAVA e RODAVA, TODA A DEPURAÇÂO estava sendo feita em cima do FORM1 de BACKUP.. Acho que o delphi fica em "MEMORIA" com o ultimo local que foi aberto.. saca??
Bom.. é isso..
Espero que no seu caso seja uma dessas duas ESTRANHAS coisas e tu consiga resolver.
Se Não consegui escrever claramente.. não hesite em me chamar
Abraços |
|
|
 |
marcieldeg Colaborador

Registrado: Terça-Feira, 5 de Abril de 2011 Mensagens: 1054 Localização: Vitória - ES
|
Enviada: Dom Out 27, 2019 5:32 pm Assunto: |
|
|
Também peguei esse problema no Delphi 2010 ao formatar o código (Ctrl + D). Um caracter estranho e invisível é adicionado no início da unit, entre o nome da unit e a cláusula uses, o que faz com que o debug aponte a linha errada. Resolvi pontualmente abrindo a unit com outro editor (tipo o Notepad++), que mostra esse caracter maluco, e editando por ele. _________________ "Olha a interface da IDE! Será que ela é? Será que ela é? DELPHI!" |
|
|
 |
|