Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
felipecaputo Colaborador

Registrado: Quinta-Feira, 13 de Mai de 2010 Mensagens: 1719 Localização: Florianópolis / SC
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 4:36 pm Assunto: SGDB e Segurança de Acesso e Alterações [Resolvido] |
|
|
Depois de tantas versões express, e SGDB Open Source Começar a ficar a dúvida em qual SGDB trabalhar. Atualmente uso FB há quase 1 ano, mas estou pensando o q compensa mais.
Quais são as suas experiências, históricos com os SGDB que vcs já trabalharam e o q acharam deles? _________________ if Post.State = psResolvido then
Post.Caption := Post.Caption + ' [RESOLVIDO]';
Editado pela última vez por felipecaputo em Qua Out 13, 2010 5:52 pm, num total de 4 vezes |
|
|
 |
E5150 Aprendiz

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 5:01 pm Assunto: |
|
|
Pois é cara eu também tenho essa duvida, to pensando em dar uma estudada no MySQL.
E o PostGree, é bom? |
|
|
 |
rafacauly Aprendiz

Registrado: Quinta-Feira, 30 de Setembro de 2010 Mensagens: 194
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 5:35 pm Assunto: |
|
|
a escolha do banco depende muito do tipo da aplicação...
os que eu mais usei foram firebird e mysql.
gostei mais do mysql, fornece mais recursos e atendeu todas minhas necessidades. |
|
|
 |
adriano_servitec Colaborador

Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 5:38 pm Assunto: Re: SGDB Firebird / MySQL / Oracle. Qual Escolher? |
|
|
felipecaputo escreveu: | Depois de tantas versões express, e SGDB Open Source Começar a ficar a dúvida em qual SGDB trabalhar. Atualmente uso FB há quase 1 ano, mas estou pensando o q compensa mais.
Quais são as suas experiências, históricos com os SGDB que vcs já trabalharam e o q acharam deles? | trabalho com FB a mais de 4 anos, e sempre achei um excelente banco...Agora estou trabalhando também com SQL Server, hoje fiz uns testes com ele, e o mesmo se mostrou bem rapido no que eu precisei... Mais ainda estou no começo. Não posso falar muito _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.rockdrum
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.drumsetfree |
|
|
 |
felipecaputo Colaborador

Registrado: Quinta-Feira, 13 de Mai de 2010 Mensagens: 1719 Localização: Florianópolis / SC
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 6:05 pm Assunto: |
|
|
Valeu galera pela ajuda aí eu to pensando em migrar pra oracle. na versão express só que achei ele muito pesado para enviar ao cliente
mas me sinto inseguro com a questão da senha do DB firebird ser apenas no servidor _________________ if Post.State = psResolvido then
|
 |
johnny-walker Moderador

Registrado: Sábado, 4 de Outubro de 2003 Mensagens: 10653 Localização: Contagem/MG - BRAZIL
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 6:19 pm Assunto: |
|
|
Esqueceu do PostGreSQL...
Dependendo do que vc vai fazer os bancos free não open source, sõa bem limitados, nõa ultrapassando 4 gb, são mono processados, se tiver mais de uma cpu, somente uma será utilizada, acredito que tenha limitação quanto a quantidade de usuários tb... Dependendo da quantidade de usuários o proprio db limitará a performance...
Neste caso é preferivel ficar com postgresql ou firebird...
Daqui a pouco está chegando a versão vulcan, vamos ver como vai ficar depois disto...
Somente lembrando que depois que a SUN foi vendida para a Oracle o futuro do MySQL ficou comprometido, então pode haver tres vertentes:
primeira:
o MySQL é descontinuado pela Oracle já que representa um concorrente ao seu produto
segundo
A Oracle continua ajudando a comunidade no desenvolvimento do mysql, coisa que duvido, a oracle não tem este perfil, acredito muito mais no primeiro e a Oracle reter o nome MySQL e nõa cedê-lo a comunidade OpenSource, já que ela detem a patente do nome...
terceiro:
Pode haver um fork do mysql, coisa em que acredito bem mais, visto que o próprio openoffice segue o mesmo caminho e a comunidade criou o libreoffice para nao entrar em conflito com a oracle e seu nome oficial...
Como vê o futuro do mysql é incerto...
bye
bye _________________ P.O.W.E.R B.Y D.E.L.P.H.I
Editado pela última vez por johnny-walker em Qui Out 07, 2010 6:29 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
fbnois Membro Junior

Registrado: Quinta-Feira, 10 de Abril de 2008 Mensagens: 364 Localização: Na frente do Computador
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 6:24 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando a carona uma dúvida. Alguém sabe qual o limete de aramzenamento do Mysql, uso ele a muito tempo mas em aplicações muito pequenas e num cheiguei a ter bancos mais pesados e a poucos dias me fizeram essa pergunta eu com respeito da expressão fiquei com as calças na mão!!  |
|
|
 |
johnny-walker Moderador

Registrado: Sábado, 4 de Outubro de 2003 Mensagens: 10653 Localização: Contagem/MG - BRAZIL
|
Enviada: Qui Out 07, 2010 6:35 pm Assunto: |
|
|
acredito que o mysql nao ser totalmente free, o melhor é vc ler a licença deste banco e verificar quais as limitacoes deste banco...
Uma coisa que nao se pode negar é que o mysql é mais leve justamente por nao levar em consideraçào o mesmo nível de segurança que bancos mais pesados, por isto ele é mais leve que bancos firebird, postgresql e etc...
Inlusive tem um comparativo em um artigo a respeito disto...
bye _________________ P.O.W.E.R B.Y D.E.L.P.H.I |
|
|
 |
felipecaputo Colaborador

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 6:59 pm Assunto: |
|
|
Obrigado A todos pela participação. Realmente, as limitações dos bancos express vão acabar não compensando.
PS.: johnnywalker, se puder depois poster este artigo comparativo ficaria muito grato ok? _________________ if Post.State = psResolvido then
|
 |
johnny-walker Moderador

|
Enviada: Qui Out 07, 2010 7:10 pm Assunto: |
|
|
Acredito que esteja no site www.firebase.com.br, de uma olhada...
Achei interessante, claro que o mysql saiu na frente devido a questões de segurança que é menor nele, ninguém bate ele no quesito web, por isto é o mais utilizado...
bye _________________ P.O.W.E.R B.Y D.E.L.P.H.I |
|
|
 |
adriano_servitec Colaborador

Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
Enviada: Sex Out 08, 2010 8:16 am Assunto: |
|
|
felipecaputo escreveu: | Obrigado A todos pela participação. Realmente, as limitações dos bancos express vão acabar não compensando.
PS.: johnnywalker, se puder depois poster este artigo comparativo ficaria muito grato ok? | Eu ja não penso assim amigo... Se uma empresa estoura o limite do banco é sinal que tem grande fluxo de dados, então tem como adquirir a licença... Claro que sempre optamos por trabalhar com multiplos bancos, deixando o cliente livre a sua escolha. _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.rockdrum
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.drumsetfree |
|
|
 |
felipecaputo Colaborador

|
Enviada: Sex Out 08, 2010 8:56 am Assunto: |
|
|
Adriano, realmente faz sentido a sua colocação a respeito do cliente talvez comprar a licensa.
Mas mesmo que a empresa tenha condições, pelo menos aki na região em que temos mais clientes, a maioria não quer ficar investindo mas em software, é difícil até convencê-los à compra de hardware...
Entre os opensource ainda fico com o FB, mas será que os desenvolvedores (se eu tivesse capacidade com certeza ajudaria à eles) não poderiam pensar em fazer com que cada banco pudesse ter a sua senha armazenada individual? _________________ if Post.State = psResolvido then
|
 |
E5150 Aprendiz

|
Enviada: Sex Out 08, 2010 9:11 am Assunto: |
|
|
johnny-walker
O grande problema do software livre é esse, não há garantias de continuidade do projeto, assim como aconteceu com o linux kurumin.
Agora que o broffice esta com a SUN vai saber o que pode acontecer.
Talves aqui não seja o lugar correto para discutir isso, mas ja que de certa forma entrou-se neste assunto, me expliquem uma coisa, quem puder:
Quando o linux foi criado, não havia um tal contrato que dizia que qualquer distribuição do linux teria que ser free?
Então como pode a redhat estar comercializando uma versão do linux?
Desculpe minha ignorancia em relação a esse assunto, pois sobre isso tenho muito pouca ou nenhuma informação, pois nunca me interessei muito. |
|
|
 |
gilsonnrodrigues Moderador

Registrado: Quinta-Feira, 14 de Abril de 2005 Mensagens: 9009 Localização: Governador Valadares-MG
|
Enviada: Sex Out 08, 2010 10:36 am Assunto: |
|
|
felipecaputo escreveu: | Valeu galera pela ajuda aí eu to pensando em migrar pra oracle. na versão express só que achei ele muito pesado para enviar ao cliente
mas me sinto inseguro com a questão da senha do DB firebird ser apenas no servidor |
pq?
o q muda se a senha for no banco?
a senha no banco esconde os dados?
como? |
|
|
 |
felipecaputo Colaborador

|
Enviada: Sex Out 08, 2010 10:41 am Assunto: |
|
|
Gilson, a questão da senha é que, por exemplo quando vamos importar dados de clientes migrando do sistema de uma outra empresa aqui da cidade para o nosso sistema, não sabemos a senha do banco deles, mas é só copiar o banco para a nossa máquina e pronto, acessamos ele...
Fico nessa dúvida pelo fato de correr o risco de algum funcionário do setor de suporte da empresa cliente por exemplo, poder alterar dados direto no banco em relação à estoque e financeiro a pedido de funcionários copiando o banco para outra máquina e depois voltando ele para o lugar.
Se ele não possuisse acesso ao pc seria mais simples, mas não podemos evitar isso em alguns clientes _________________ if Post.State = psResolvido then
|
 |
|