ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

SGDB e Segurança de Acesso e Alterações [Resolvido]
Ir à página 1, 2, 3  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
felipecaputo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 4:36 pm    Assunto: SGDB e Segurança de Acesso e Alterações [Resolvido] Responder com Citação

Depois de tantas versões express, e SGDB Open Source Começar a ficar a dúvida em qual SGDB trabalhar. Atualmente uso FB há quase 1 ano, mas estou pensando o q compensa mais.

Quais são as suas experiências, históricos com os SGDB que vcs já trabalharam e o q acharam deles?
O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar. Albert Einstein

Editado pela última vez por felipecaputo em Qua Out 13, 2010 5:52 pm, num total de 4 vezes
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
E5150
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 5:01 pm    Assunto: Responder com Citação

Pois é cara eu também tenho essa duvida, to pensando em dar uma estudada no MySQL.
E o PostGree, é bom?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
rafacauly
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 5:35 pm    Assunto: Responder com Citação

a escolha do banco depende muito do tipo da aplicação...
os que eu mais usei foram firebird e mysql.
gostei mais do mysql, fornece mais recursos e atendeu todas minhas necessidades.
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 5:38 pm    Assunto: Re: SGDB Firebird / MySQL / Oracle. Qual Escolher? Responder com Citação

felipecaputo escreveu:
Depois de tantas versões express, e SGDB Open Source Começar a ficar a dúvida em qual SGDB trabalhar. Atualmente uso FB há quase 1 ano, mas estou pensando o q compensa mais.

Quais são as suas experiências, históricos com os SGDB que vcs já trabalharam e o q acharam deles?
trabalho com FB a mais de 4 anos, e sempre achei um excelente banco...Agora estou trabalhando também com SQL Server, hoje fiz uns testes com ele, e o mesmo se mostrou bem rapido no que eu precisei... Mais ainda estou no começo. Não posso falar muito
felipecaputo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 6:05 pm    Assunto: Responder com Citação

Valeu galera pela ajuda aí eu to pensando em migrar pra oracle. na versão express só que achei ele muito pesado para enviar ao cliente

mas me sinto inseguro com a questão da senha do DB firebird ser apenas no servidor
O único homem que está isento de erros, é aquele que não arrisca acertar. Albert Einstein
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 6:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Esqueceu do PostGreSQL...

Dependendo do que vc vai fazer os bancos free não open source, sõa bem limitados, nõa ultrapassando 4 gb, são mono processados, se tiver mais de uma cpu, somente uma será utilizada, acredito que tenha limitação quanto a quantidade de usuários tb... Dependendo da quantidade de usuários o proprio db limitará a performance...
Neste caso é preferivel ficar com postgresql ou firebird...
Daqui a pouco está chegando a versão vulcan, vamos ver como vai ficar depois disto...

Somente lembrando que depois que a SUN foi vendida para a Oracle o futuro do MySQL ficou comprometido, então pode haver tres vertentes:
primeira:
o MySQL é descontinuado pela Oracle já que representa um concorrente ao seu produto
segundo
A Oracle continua ajudando a comunidade no desenvolvimento do mysql, coisa que duvido, a oracle não tem este perfil, acredito muito mais no primeiro e a Oracle reter o nome MySQL e nõa cedê-lo a comunidade OpenSource, já que ela detem a patente do nome...
terceiro:
Pode haver um fork do mysql, coisa em que acredito bem mais, visto que o próprio openoffice segue o mesmo caminho e a comunidade criou o libreoffice para nao entrar em conflito com a oracle e seu nome oficial...
Como vê o futuro do mysql é incerto...

bye

bye

Editado pela última vez por johnny-walker em Qui Out 07, 2010 6:29 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
fbnois
Membro Junior
Membro Junior

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 6:24 pm    Assunto: Responder com Citação

Aproveitando a carona uma dúvida. Alguém sabe qual o limete de aramzenamento do Mysql, uso ele a muito tempo mas em aplicações muito pequenas e num cheiguei a ter bancos mais pesados e a poucos dias me fizeram essa pergunta eu com respeito da expressão fiquei com as calças na mão!! Very Happy
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação

acredito que o mysql nao ser totalmente free, o melhor é vc ler a licença deste banco e verificar quais as limitacoes deste banco...

Uma coisa que nao se pode negar é que o mysql é mais leve justamente por nao levar em consideraçào o mesmo nível de segurança que bancos mais pesados, por isto ele é mais leve que bancos firebird, postgresql e etc...
Inlusive tem um comparativo em um artigo a respeito disto...

bye
felipecaputo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 6:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado A todos pela participação. Realmente, as limitações dos bancos express vão acabar não compensando.

PS.: johnnywalker, se puder depois poster este artigo comparativo ficaria muito grato ok?
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Out 07, 2010 7:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Acredito que esteja no site www.firebase.com.br, de uma olhada...
Achei interessante, claro que o mysql saiu na frente devido a questões de segurança que é menor nele, ninguém bate ele no quesito web, por isto é o mais utilizado...

bye
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 8:16 am    Assunto: Responder com Citação

felipecaputo escreveu:
Obrigado A todos pela participação. Realmente, as limitações dos bancos express vão acabar não compensando.

PS.: johnnywalker, se puder depois poster este artigo comparativo ficaria muito grato ok?
Eu ja não penso assim amigo... Se uma empresa estoura o limite do banco é sinal que tem grande fluxo de dados, então tem como adquirir a licença... Claro que sempre optamos por trabalhar com multiplos bancos, deixando o cliente livre a sua escolha.
felipecaputo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 8:56 am    Assunto: Responder com Citação

Adriano, realmente faz sentido a sua colocação a respeito do cliente talvez comprar a licensa.

Mas mesmo que a empresa tenha condições, pelo menos aki na região em que temos mais clientes, a maioria não quer ficar investindo mas em software, é difícil até convencê-los à compra de hardware...

Entre os opensource ainda fico com o FB, mas será que os desenvolvedores (se eu tivesse capacidade com certeza ajudaria à eles) não poderiam pensar em fazer com que cada banco pudesse ter a sua senha armazenada individual?
E5150
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 9:11 am    Assunto: Responder com Citação

johnny-walker

O grande problema do software livre é esse, não há garantias de continuidade do projeto, assim como aconteceu com o linux kurumin.
Agora que o broffice esta com a SUN vai saber o que pode acontecer.
Talves aqui não seja o lugar correto para discutir isso, mas ja que de certa forma entrou-se neste assunto, me expliquem uma coisa, quem puder:
Quando o linux foi criado, não havia um tal contrato que dizia que qualquer distribuição do linux teria que ser free?
Então como pode a redhat estar comercializando uma versão do linux?
Desculpe minha ignorancia em relação a esse assunto, pois sobre isso tenho muito pouca ou nenhuma informação, pois nunca me interessei muito.
gilsonnrodrigues
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 10:36 am    Assunto: Responder com Citação

felipecaputo escreveu:
Valeu galera pela ajuda aí eu to pensando em migrar pra oracle. na versão express só que achei ele muito pesado para enviar ao cliente

mas me sinto inseguro com a questão da senha do DB firebird ser apenas no servidor

pq?

o q muda se a senha for no banco?

a senha no banco esconde os dados?

como?
felipecaputo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Out 08, 2010 10:41 am    Assunto: Responder com Citação

Gilson, a questão da senha é que, por exemplo quando vamos importar dados de clientes migrando do sistema de uma outra empresa aqui da cidade para o nosso sistema, não sabemos a senha do banco deles, mas é só copiar o banco para a nossa máquina e pronto, acessamos ele...

Fico nessa dúvida pelo fato de correr o risco de algum funcionário do setor de suporte da empresa cliente por exemplo, poder alterar dados direto no banco em relação à estoque e financeiro a pedido de funcionários copiando o banco para outra máquina e depois voltando ele para o lugar.

Se ele não possuisse acesso ao pc seria mais simples, mas não podemos evitar isso em alguns clientes
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.