Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
LipeSoratto Novato

|
Enviada: Qui Out 30, 2014 9:11 am Assunto: [RESOLVIDO] Ajuda! Tratamento de Erro no Delphi !! |
|
|
Bom Dia a Todos,
Tenho uma aplicação em delphi conectada a um banco de dados em um servidor externo. Bom, eventualmente o servidor fica desligado e quando executo a aplicação aparece a mensagem de erro com o caminho onde o sistema buscou o banco e não o encontrou...
Gostaria de saber se alguém pode me passar uma ideia de como mascarar esse erro de forma que não apareça o caminho do banco de dados.. Algum código que faça uma verificação no banco de dados e em caso de erro nem abra o sistema, apenas emita uma mensagem dizendo que está em manutenção...
Valeu Gente !
Editado pela última vez por LipeSoratto em Qui Out 30, 2014 4:18 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
DanielChrome Novato

|
Enviada: Qui Out 30, 2014 9:57 am Assunto: |
|
|
Olá Lipe.
Tente o seguinte. Na função que faz a conexão com o banco de dados:
Código: |
Try
//SEu código para ativar a conexão
Conexao.Active := True;
Except
MessageDlg('Não há conexão com o banco de dados. O Servidor pode estar em manutenção.', mtWarning, [MbOk],0);
Application.Terminate; //FINALIZA sua APLICACAO.
ENd;
|
|
|
|
 |
johnny-walker Moderador

Registrado: Sábado, 4 de Outubro de 2003 Mensagens: 10653 Localização: Contagem/MG - BRAZIL
|
Enviada: Qui Out 30, 2014 10:45 am Assunto: |
|
|
Mas você tem de dar uma mensagem ao usuário, pois se não ele ficará abrindo o sistema sem saber que o servidor do banco de dados está fora do ar.
bye _________________ P.O.W.E.R B.Y D.E.L.P.H.I |
|
|
 |
LipeSoratto Novato

|
Enviada: Qui Out 30, 2014 4:17 pm Assunto: |
|
|
Bom pessoal,
Obrigado a Todos, consegui resolver o problema.
Como a mensagem aparecia quando o datamodule (onde fica o ADOConection) era criado então no evento on create do data module eu coloquei:
Código: |
Try
Conexao.conected = true
except
if conexao.conected = false then
begin
showmessage('Sistema em Manutenção. Aguarde!');
menu_principal.close;
end;
end;
|
Funcionou perfeitamente Obrigado ! |