Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
Terres Novato

|
Enviada: Ter Set 03, 2019 4:49 pm Assunto: Erro de execução quando uso Data Module |
|
|
Olá, pessoal... sou iniciante em Delphi e estou desenvolvendo uma aplicação simples: um form de login. Estou usando Delphi 10.2 (Tokyo) e MySQL.
Quando eu insiro os componentes de acesso ao banco de dados no próprio Form, não tenho problemas... Quando crio um Data Module para os componentes, tenho um erro em tempo de execução:
[FireDac][Phys][MySQL] you have an error in your SQL syntax check the manual that corresponds to yor MySQL server version for the right syntax to use near 'Select * from usuarios where nome = ? and senha = ? at line 2.
eis o código:
if (edtNomeUsuario.text <> '') and (edtSenhaUsuario.text <> '') then
begin
DataModule1.FDQuery1.SQL.Add('Select * from usuarios where nome = :pNome and senha = :pSenha');
DataModule1.FDQuery1.ParamByName('pNome').AsString := edtNomeUsuario.Text;
DataModule1.FDQuery1.ParamByName('pSenha').AsString := edtSenhaUsuario.Text;
DataModule1.FDQuery1.Open;
end;
Entendo que o compilador não reconheceu as variáveis de parâmetro (pNome e pSenha) pois no erro aparece uma interrogação no lugar delas.
Alguém pode me ajudar?
Desde já agradeço... |
|
|
 |
imex Moderador

|
Enviada: Ter Set 03, 2019 5:45 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde,
Não sei se vai resolver o problema, mas experimente adicionar as 2 linhas abaixo depois do Begin para garantir que a FDQuery esteja fechada antes de configurar a query e que a propriedade SQL esteja em branco:
Código: | DataModule1.FDQuery1.Close;
DataModule1.FDQuery1.SQL.Clear; |
Espero que ajude
|
 |
Terres Novato

|
Enviada: Qua Set 04, 2019 9:15 am Assunto: Erro de execução quando uso Data Module |
|
|
Bom dia... exatamente isso.. segui sua orientação e o erro sumiu.
Obrigado pela sua atenção e eficiência...
Sds |
|
|
 |
|