ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Dúvidas gerais sobre ECF
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ricars01
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Abr 18, 2006 4:38 pm    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Boa tarde amigos!

Estou montando um sistema para emissão de cupons fiscais, mas apenas para fins de aprender a lógica do negócio. Como base estou usando as DLLs da Bematech, já que foi a empresa que encontrei mais informações de como desenvolver aplicações, ou seja, foi a que ofereceu o melhor core para o desenvolvimento.

Mas tenho algumas dúvidas que gostaria de saber alguém aqui do fórum, com mais experiência no tema pode responder; vamos lá:

1° Com relação à aliquotas como ICMS e ISS estas informações já estão cadastradas dentro da memória do Emissor de cupom fiscal ou não? Há necessidade de que estes dados sejam cadastrados no ECF ou não? Onde posso achar esses dados para desenvolver um sistema hipotético a ser executado no estado de São Paulo, por Exemplo?

2° Com relação ao emulador que a Bematech disponibiliza para testes de desenvolvimento (EmulFith v 1.02), o qual é muito bom por sinal, é possível configurar a emissão do cupom virtual com os dados do cliente que esteja sendo colocado na minha aplicação? Como faria isso usando a DLL da Bematech?

3° Supondo que esse sistema venha a ser usado efetivamente, ou seja, alguém compre e deseje usar, é necessária alguma homologação do sistema? Quais seriam as regras para o estado de SP? Existe algum órgão responsável por essa homologação em SP? Quais os custos?

4° Com relação ao hardware Emissor de Cupom Fiscal, quem é o responsável por cadastrar as informações do cliente nos cupons que serão emitidos, como por exemplo nos tickets de cupom fiscal de supermercados onde vc tem dados como Nome do estabelecimento, endereço, telefone, CGG, IE, data da emissão, etc? É o desenvolvedor do software de ECF, o fabricante da impressora, um órgão homologador, ou o revendedor do hardware?

Sei que são muitas dúvidas e que dificilmente alguém terá todas as respostas, mas conto com a colaboração do máximo de colegas possível para sanar estas dúvidas.

Desde já, grato!

[img]http://www.delphi-jedi.org/img/btn_jedinow.gif[/img]
[url]http://www.delphi-jedi.org/[/url]

[b]Dica Útil:[/b]
a) Evite Duplicar Posts. Para isso, pode-se pesquisar antes de postar, utilizando o link Procurar na tarja azul, no topo do site. Além disso, caso seu próprio post ainda não tenha sido respondido, ao invés de iniciar um Novo Assunto, responda-o você mesmo, postando qualquer palavra (Ex: “up”, “sobe”, “.”) , simplesmente para que o assunto volte ao topo da lista e os usuários possam ver a sua dúvida novamente.

adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Abr 18, 2006 5:35 pm    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Ola Ricardo, acho que nao saberei responder tudo, porem algo eu sei que tem:

Se estão cadastrado na memoria acho que nao, pois existe uma variedade de aliquota principalmente de ICMS que muda de Estado para Estado, fora algumas aliquotas reduzidas ou maiores que as outras, dependendo do produto, tendo base de calculo, isentas outras diferidas. etc.

[quote]1° Com relação à aliquotas como ICMS e ISS estas informações já estão cadastradas dentro da memória do Emissor de cupom fiscal ou não? Há necessidade de que estes dados sejam cadastrados no ECF ou não? Onde posso achar esses dados para desenvolver um sistema hipotético a ser executado no estado de São Paulo, por Exemplo?[/quote]

Sim vc precisa homologar seu sistema, pelo menos aqui no Parana, acho que nao eh diferente ai em Sao Paulo, outra coisa que eu sei eh que tu precisa ter uma firma aberta, a linguagem de programação deve ser licenciada, fora outras buroicracias neste caso o melhor eh se informar no orgão da Receita Estadual do seu Estado.

[quote]3° Supondo que esse sistema venha a ser usado efetivamente, ou seja, alguém compre e deseje usar, é necessária alguma homologação do sistema? Quais seriam as regras para o estado de SP? Existe algum órgão responsável por essa homologação em SP? Quais os custos?[\\quote]

Acho que tem um monte de papel que a Receita tem disponivel no site para ser preenchido, até se o programa vai rodar como servidor/cliente/switchi.

[quote]4° Com relação ao hardware Emissor de Cupom Fiscal, quem é o responsável por cadastrar as informações do cliente nos cupons que serão emitidos, como por exemplo nos tickets de cupom fiscal de supermercados onde vc tem dados como Nome do estabelecimento, endereço, telefone, CGG, IE, data da emissão, etc? É o desenvolvedor do software de ECF, o fabricante da impressora, um órgão homologador, ou o revendedor do hardware?[\\quote]

Vc tambem tem que aprender algo sobre gerar ARQUIVO MAGNETICO, me parece que tem algo aqui mesmo no ActiveDelphi sobre SINTEGRA e gerador de arquivo magnetico.

Bom só sei que para vc ter um programa de supermercado/lojas/farmacias/auto peças etc que emite cupom fiscal, tickts, nota consumidor, etc. vc precisará registra-lo junto a Receita Estadual, nao podendo de modo algum fazer algum sistema que imprima mesmo que seja somente Nota Fiscal sem ser formulario continuo, que futuramente vai gerar multa pra empresa.
A partir do momento em que uma empresa começa a usar um programa que gere algo que seja impresso por computador/programa, mesmo com notas numeradas por grafica, estará sujeito a multa, caso nao registre o sistema junto a Receita Estadual.

Bom espero ter ajudado um pouco amigo.

Flw
Abraços
T+

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
gustavocco
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Ter Abr 18, 2006 6:01 pm    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Fala ricardo blz??

vou passar alguma coisa aki d SC

Bom
1) Na impressora fiscar vem cadastradas as aliquotas, vc pode observá-las na leitura X. entao vc tem q referenciar o produto q sera cadastrada a aliquota da impressora.

2) Particularmente nunca utilizei este emudaldor.

3) Ele deve ser homologado junto a recita, e deve seguir algunas regras previstas em lei... qqr coisa add no msn ai.. gustavo_cco@hotmail.com

4) Qto aos dados do cabecalho do cupom referente a empresa eh d responsabilidade da empresa homologada para fazer isso, elas tem a permissao para lacrar e deslacrar a impressora e fazer os ajustes necessarios. Ela eh responsavel pela impressora qdo esta entra em estado de intervesao técnica.

Espero ter ajudado em alguma coisa hehehe

abraco.
ricars01
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Abr 18, 2006 10:06 pm    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Puxa gente, obrigado... as vezes eu fico pensando o que seria de mim sem vcs!

Até agora obrigado MESMO, mas se mais alguém tiver informações, por favor, postem aí. Esse assunto é muito importante de ser discutido!

Muito Obrigado à todos!

a) Evite Duplicar Posts. Para isso, pode-se pesquisar antes de postar, utilizando o link Procurar na tarja azul, no topo do site. Além disso, caso seu próprio post ainda não tenha sido respondido, ao invés de iniciar um Novo Assunto, responda-o você mesmo, postando qualquer palavra (Ex: “up”, “sobe”, “.”) , simplesmente para que o assunto volte ao topo da lista e os usuários possam ver a sua dúvida novamente.

adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Abr 19, 2006 8:57 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Olha eu sempre achei que este tipo de assunto deveria ter uma parte destacada, pois ja vi muitos programadores que as vezes fazem algum programa de ECF ai na hora de vender eh que vai saber do quanto de papel tem que preencher, por isso antes de criar um programa destes o ideal eh se informar como vc esta fazendo Ricardo.

Flw
Abraços
T+
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Abr 19, 2006 9:04 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Outro detalhe ja que estou falando de homologação de sistema, Acho até curioso, para vc fazer um sistema contabil que só faça a contabilidade vc nao precisa de homologar, pode ser que precise modificar algo caso algum fiscal dp CRC ache que deva mudar, porem se vc quiser sofistica-lo e fazer um programa integralizar com Escrita Fiscal por exemplo ai ja tem que homologar junto a Receita Estadual. Tanto a firma quanto o cliente que vai usa-lo.

ricars01
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Abr 19, 2006 10:47 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Poxa... legal isso. Até estive pesquisando em outros sites e fóruns sobre automação comercial e parece que o processo é bem complicado mesmo. Aqui para o estado de SP parece que a coisa não é tão grave, não tem tanta papelada, mas tem a sua burrocracia.

A questão central que gerou estas dúvidas está numa proposta que eu recebi de um colega programador aqui da minha cidade.

Ele já tem um sistema de controle numa loja que foi desenvolvido já tem uns 8 anos, porém o único módulo que ele não desenvolveu foi o de emissão de cupons fiscais, já que o cliente dele não necessitava naquele momento.

Porém agora o cliente tem a necessidade deste módulo e este amigo não tem tempo para desenvolver este módulo (o cliente já tem todo o hardware necessário, só precisa do software) e me propôs o desenvolvimento desse módulo, por isso estou pesquisando sobre com é o desenvolvimento.

Pelo que percebi até agora e pelas respostas que obtive, fazer o sistema em si não é o problema. Até já fiz a aplicação \"falar\" com a impressora, quer dizer, o emulador da impressora, e já vi que não terei problemas com DLLs já que todo o hardware que este cliente trabalha é da Bematech.

Eu montei o módulo da seguinte maneira: o sistema do meu amigo gera, ao final do processo, um arquivo XML contendo as informações necessárias para a emissão de um cupom, tais como os dados cadastrais do cliente (Nome, endereço, Telefone, CPF/RG) os e os dados do pedido / orçamento que o cliente fez (Código do produto, descrição, preço unitário, quantidade, preço total do produto e total do pedido/orçamento) e com base nesse arquivo eu criei um visualizador de arquivos e coloquei as funções de visualização do cupom, onde eu monto um \"cupom virtual\" num memo e jogo os dados do orçamento nesse \"cupom virtual\" e outra função onde eu realmente imprimo os dados usando a estrutura de comandos que a DLL apresenta para a comunicação com a impressora.

Nesse processo eu não preciso de funções como cancelar itens, já que eu recebo um pedido / orçamento finalizado. Tudo o que poderia ser cancelado já foi feito antes, durante a emissão do pedido / orçamento dentro do sistema desse meu amigo, então quando eu recebo o arquivo XML a única necessidade que eu tenho é a efetuar a forma de pagamento e imprimir o cupom para o cliente. Provavelmente a única função de cancelamento possível seja a de cancelamento do cupom, mas acredito que nem isso ocorra.

Fazer o programa para isso não foi problema; eu dei uma pesquisada, olhei a documentação fornecida pela Bematech (fantástica, por sinal) e fiz o que precisava. Está pronto. Porém não sei se aceito a proposta de meu amigo, justamente por conta dessa burrocracia necessária. Como fazer, já que este será o único cliente que terá esse módulo? Não pretendo comercializar esse software em separado, na verdade meu amigo vai integrá-lo ao pacote que ele já oferece, vai reajustar o valor do contrato que eles têm e vai me repassar essa diferença. Eu sou um programador autônomo, já que não trabalho em softwarehouse (apesar de autar como programador onde trabalho) e portanto não sei como resolver essa questão.

Não sei quem deveria homologar isso ou até mesmo se é necessário homologar todo o sistema, já que é uma solução personalizada, que não será vendida em prateleira. Não sei se apenas um registro desse módulo junto a Receita Estadual já resolve o problema.

Se alguém já passou por isso e tiver como me ajudar, fico grato, assim como já estou grato pela ajuda que já me deram!

ricars01
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Abr 19, 2006 11:30 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Desculpem... mas vou usar um up! :hallucine:
ricars01
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Abr 19, 2006 5:29 pm    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

up... again...
gustavocco
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Qui Abr 20, 2006 6:54 pm    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Ai ricardo pelo q sei aki todo o sistema de emissao de cupom fiscal deve estar homologado junto a receita, inclusive com o nome do programador responsável, mesmo q este seja um produto unico para um unico cliente.

Mesmo pela empresa onde trabalho qdo se homologa o ecf vai o nome do técnico responsável pelo software.

Agora acredito q ai nao seja muito diferente disso nao.

Qqr coisa posta ai.. achei este conteudo interessante, pois muita gente procura informacoes sobre ecf e tef....

flw ai.
marciobatista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 11:19 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

vale lembrar que e obrigatorio em todo cupom fiscal haja o \'concacteniamento\' @#@#!! rsrss e esse o termo utilizado para que quando vc emite uma nota no computador ela automaticamente saia no cupom tipo : inicia a venda (abrea automaticamente o cabecario do cupom) , vende um item (autotmaticamente o item e impresso no cupom), vende outro item (automaticamente o item e impresso no cupom) e assim por diante ate o final do cupom. caso nao esteja assim (tipo e feita toda a venda e depois ela e enviada inteira para o cupom) o sistema nao esta tottalmente de acordo com a legislacao e esta sujeito a multa. (nem todos trabalham desta forma + e o que esta na lei)

qualquer coisa popsta ai
LENIN
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 11:31 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

cara existe um componente que estão desenvolvendo muito bom para ecf....vale dar uma olhada ..é o acbr. é open e vc pode ir melhoraando o codigo se vc precisar... acabei de fazer um sistema com ele que suporta bentmark tb...

abraços
LENIN
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Sex Abr 21, 2006 11:32 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

opss... suporta bematech, urano, e varias outras...
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 11:06 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

[quote]inclusive com o nome do programador responsável [/quote]

Ai aogra fiquei curioso, sei que aqui no PR tambem precisa no nome do programador responsavel.

Agora o programador responsavel tem que ter um tipo de formação superior? Tem que ser registrado em algum orgão (conselho)? Tipo CRM, CRF, CRC, AOB etc.
gustavocco
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sáb Abr 22, 2006 11:15 am    Assunto: Dúvidas gerais sobre ECF Responder com Citação

Fala adriano blz... como a informatica nao tem conselho hehehehe... vc pode se registrar junto ao CRA eu tenho registro, mas sei de pessoal q nao tem registro e pode assinar, mas nao sei t informar se isso eh obrigatorio nao... acredito ateh q nao.

Flw ai.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.