ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Validação usuário

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
pecorucha
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 10:57 pm    Assunto: Validação usuário Responder com Citação

Pessoal, estou desenvolvendo um sistema que possuirá validação de usuário e senha. Porém nunca trabalhei com sistemas assim.
Gostaria de um auxilio, não encontro material algum na internet que me auxilie para tal se puderem me dar uma idéia agradeço muito.
Possuo três tabelas, uma conterá os dados dos usuários, nome, login, senha. Em outra tabela armazenarei o nome dos formularios que serão criados no sistema, e na terceira tabela existirá as permissões dos usuários para os formulários.
Gostaria de uma ajuda, estou trabalhando com o delphi 7 e banco firebird. No meu form de login eu terei que validar usuário e senha. No momento que eu cadastro o usuário eu tenho que definir em que form aquele usuário vai ter acesso, e o nivel de permissão dele no mesmo (se é total, de inclusão, alteração, exclusão)...
Se alguém tiver algum material para me passar, ou quem sabe algum exemplo eu agradeço muito.
Abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
pecorucha
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 11:19 pm    Assunto: Validação usuário Responder com Citação

Pessoal para validar o usuario e a senha eu ja consegui... utilizei o seguinte código:
procedure TFormLogin.BtnOKClick(Sender: TObject);
begin
DataModule1.UsuIBQuery.close;
DataModule1.UsuIBQuery.sql.clear;
DataModule1.UsuIBQuery.sql.add(\'SELECT USUARIO_LOGIN,USUARIO_SENHA\');
DataModule1.UsuIBQuery.Sql.Add(\'from USUARIO\');
DataModule1.UsuIBQuery.sql.Add(\'where USUARIO_LOGIN = :Nome and USUARIO_SENHA =:Login \' );
DataModule1.UsuIBQuery.parambyname(\'Nome\').asstring:=ednome.text;
DataModule1.UsuIBQuery.ParamByName(\'Login\').asstring:=edsenha.text;
DataModule1.UsuIBQuery.open;
begin
if DataModule1.UsuIBQuery.RecordCount = 0 then
ShowMessage(\'Senha ou Usuario Invalido! \'+ \'Certifique-se que a Tecla Caps Lock não esteja Ativada! \')
else
begin
TelaPrincipal.enabled:=true;
FormLogin.release;
end;
end;
end;

Agora preciso daquela parte de acesso aos forms e permissão nos mesmos.. alguém tem alguma dica? Valew
LENIN
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2005 11:22 pm    Assunto: Validação usuário Responder com Citação

Na tela de logim use duplo locate ou filtro ( na verdade existe varias formas de se fazer isso ) no evento onexit do edit que armazena a senha.
É simples ... se o usuario acertar a senha e o nome usuario ele entra, se nao ...
ele nao entra.

procedure TLogon.Edit2Exit(Sender: TObject);
begin
Edit2.Text := Uppercase ( Edit2.Text );
TbCaixas.Locate(\'Nome_Caixa;Senha\', VarArrayof([COMBOBOX1.text,Edit2.Text]), []);
If TbCaixas.Locate(\'Nome_Caixa;Senha\', VarArrayof([COMBOBOX1.text,Edit2.Text]), [])=True Then
begin
BitBtn1.Enabled:=True; // habilita botao de entrada..
Label3.Caption:=\'Seja Bem Vindo!\';
BitBtn1.SetFocus;
end;
If TbCaixas.Locate(\'Nome_Caixa;Senha\', VarArrayof([COMBOBOX1.text,Edit2.Text]), [])=False Then
Begin
ShowMessage(\'Senha ou Nome errado\');
End;
end;

Um Abraço...

LJS.

ridoval
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 1:26 am    Assunto: Validação usuário Responder com Citação

Existe um componente muito bom que otimiza este serviço para vc.
Basicamente funciona da seguinte maneira:
vc indica qual a base de dados que vc esta utilizando, informa quais os menus que vao interagir com o componente e pronto.
Vc terá um cadastro de usuarios, controle de acessos, controle de menus, perfis, etc.
ridoval
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jun 21, 2005 1:38 am    Assunto: Validação usuário Responder com Citação

Esqueci de informar o endereço que é este:

http://www.usercontrol.com.br

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.