ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Como migrar de Paradox para Firebird? Preciso de orientações

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
spellcasterbr
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Dez 15, 2006 1:56 pm    Assunto: Como migrar de Paradox para Firebird? Preciso de orientações Responder com Citação

Moderadores Active-Delphi escreveu:

Tópico movido por gustavocco.
Motivo: Respeite a divisão do Fórum.

Bom dia pessoal do forum,

Tenho um pequeno cadastro de clientes feito em Paradox. Ele é monousuario, tem cerca de 15 tabelas, sendo que a maior delas possui cerca de 10000 registros. Enfim, é um banco pequeno.

O problema que ocorre é que tem ocorrido perda de dados e corrompimento das tabelas, devido a fatores como queda de energia ou travamento do computador. Ouvi dizer que no Firebird isso não acontece, sendo um banco de dados muito mais confiável... Isso é verdade?

Se for, como prosseguir com a migracao sem muita dor de cabeça? Minha experiencia com programacao BD+Delphi se resume ao uso dos componentes BDE (TTable e TQuery). Dei uma lida sobre alguns metodos de conexao Delphi+Firebird, como DBExpress e IBExpress...

Qual seria a maneira mais rapida de refazer as conexoes com o novo banco Firebird, levando em conta as minhas habilidades de programacao, e em menor tempo possivel? É verdade que o IBExpress só suporta Firebird até 1.50?

abraços
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Dez 15, 2006 2:26 pm    Assunto: Re: Como migrar de Paradox para Firebird? Preciso de orientações Responder com Citação

spellcasterbr escreveu:
Bom dia pessoal do forum,

Tenho um pequeno cadastro de clientes feito em Paradox. Ele é monousuario, tem cerca de 15 tabelas, sendo que a maior delas possui cerca de 10000 registros. Enfim, é um banco pequeno.

O problema que ocorre é que tem ocorrido perda de dados e corrompimento das tabelas, devido a fatores como queda de energia ou travamento do computador. Ouvi dizer que no Firebird isso não acontece, sendo um banco de dados muito mais confiável... Isso é verdade?
Bom eu esses dias perdi mais de 8.000 dados gravados no firebird soh que foram dados parciais que ateh hj nao consegui recuperar, nem usando o GFIX, se eh confiavel??? Ainda nao sei, acho que nao.

Citação:
Se for, como prosseguir com a migracao sem muita dor de cabeça? Minha experiencia com programacao BD+Delphi se resume ao uso dos componentes BDE (TTable e TQuery). Dei uma lida sobre alguns metodos de conexao Delphi+Firebird, como DBExpress e IBExpress...
O IBExpress eh uma exelente programa para cirar tabelas, trigger, stored procedure, index, generators, etc, e muito mais que nem eu ainda sei... Very Happy

Citação:
Qual seria a maneira mais rapida de refazer as conexoes com o novo banco Firebird, levando em conta as minhas habilidades de programacao, e em menor tempo possivel? É verdade que o IBExpress só suporta Firebird até 1.50?

abraços
Eu uso o IBX da Paleta interbase, mais se vc tiver o delphi superior ao 5, vc tambem tem a opçao DBExpress, sobre o IBExpert suportar ateh a versao 1.5 do firebird, isso eh lenda, veja a ultima versao do IBExpress e depois de instalada na tua maquina vc pode usar ateh a versao firebird 2.0 final (A qual to usando) Sobre transportar dados eu usei o AutoCode, mais existem outras ferramentas que faz o mesmo se nao me engano tem outra chamada IBDataPumb(Me corrigam se eu estiver errado).
spellcasterbr
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Dez 15, 2006 2:49 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigado pelas dicas.

Desculpe a minha ignorancia, acho que disse errado... O que eu deveria ter dito, é que o IBX suporta FB até 1.5... Isso é verdade?

Pelo que andei pesquisando, o IBX é o mais proximo do BDE, em se tratando do método de conexão ao banco. O DBExpress é um pouco diferente, e ainda tem o problema de ser unidirecional.

O que vc sugere?

abraços
spellcasterbr
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Dez 15, 2006 2:56 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, lendo mais um pouco sobre o assunto, achei outros componentes para conexao com o firebird: IBO, FIBPLUS e ZEOSLIBRARY...

ai ai, é tanta coisa... Oque vcs me dizem desses componentes?
gustavocco
Administrador
Administrador

MensagemEnviada: Sex Dez 15, 2006 5:49 pm    Assunto: Responder com Citação

spellcasterbr escreveu:

Quado a falha é física, pode se perder informações em qualquer banco de dados. O que se pode fazer é utilizar métodos de backup e replicação de dados por exemplo, bem como espelhamento de HD, etc... são métodos de gravação (cópia) de dados em outros locais, onde se perdido algo do local original tenha-se de onde recuperar. Quanto a perca de dados, por qualquer outra falha que não tenha sido fisica até hj não perdi nda utilizado o firebird. Pra mim tem se mostrado muito seguro, etc...

Abraço.
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Dez 15, 2006 5:53 pm    Assunto: Responder com Citação

spellcasterbr escreveu:
Obrigado pelas dicas.

Desculpe a minha ignorancia, acho que disse errado... O que eu deveria ter dito, é que o IBX suporta FB até 1.5... Isso é verdade?

Pelo que andei pesquisando, o IBX é o mais proximo do BDE, em se tratando do método de conexão ao banco. O DBExpress é um pouco diferente, e ainda tem o problema de ser unidirecional.

O que vc sugere?

abraços
Nao isso tambem eh lenda, pois como disse estou usando o delphi 5 que soh tem a paleta IBX e o firebird eh 2.0 versao final e nao to tendo probelmas.

Tambem andei lendo que futuramente o Firebird NAO mais comportará a paleta IBX, no caso nao sei se foi verdade, ou intriga de alguem que gosta do PostgreSQL...hehehehe, bom por enquanto afirmo com absoluta certeza que o firebird 2.0 e a paleta IBX estao muito bem um com o outro.

Very Happy
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Seg Dez 18, 2006 12:54 pm    Assunto: Responder com Citação

Adriano vc está utilizando o Delphi5, mas qual gerador de relatório vc esta utilizando? o quickreport deste tem aquele bug do diretorio temporário...

bye...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.