ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Campos obrigatorios como fazer??

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Claudyo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Set 07, 2008 10:00 pm    Assunto: Campos obrigatorios como fazer?? Responder com Citação

Bom pessoal, to com um problema em um form de cadastro, alguns campos são obrigatorios outros não ate ai td bem, mais tenho dois campos com uma peculiaridade, os campos de telefone, só um é obrigatorio mas pode ser qualker um dos dois, a consulta a ser feita posteriormente vai ser pelo n° de telefone então obrigatoriamente um deles tem q ser preechidos. alguém tem alguma ideia de como se faz isso, tipo o sistema me retorna uma mens caso os dois estejam em branco, e gravar o registo caso um deles esteja preenchido. Se alguém puder ajudar agradeço
Abraço a todos
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Samu
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 7:37 am    Assunto: Responder com Citação

if (TELEFONE1 = '') AND (TELEFONE2 = '') then
Application.MessageBox('Falta preencher um dos telefones.', 'Mensagem', MB_ICONEXCLAMATION + MB_OK);
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
Claudyo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Set 08, 2008 1:38 pm    Assunto: Responder com Citação

Samu escreveu:
Application.MessageBox('Falta preencher um dos telefones.', 'Mensagem', MB_ICONEXCLAMATION + MB_OK);

obrigado pela atençao samu vo testa aki se de certo volta aki e posto resultado
Abraço
Claudyo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Set 09, 2008 10:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Bem meu problema continua, me eskeci de menciona um problema, eu nao consigo fazer inserao de dados se houver um campo em branco, mesmo configurando o campo da tabela no banco(Access2007) como nao requerido na hora de fazer inserçao da erro, pra outros campos q tenho no meu form q nao sao obrigatorios eu ja achei uma forma de contorna esse problema, mas pra esses dois em kestao é um pouco mais complicado, pois um deles é obrigatorios podendo ser qualker um deles, entao preciso descobrir uma forma pra q quando um desses campos estiver preenchido o sistema ignore o outro em branco
Se mais alguem tiver alguma ideia é sempre bem vinda...fico aguardando
Abraço a todos
Samu
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Set 10, 2008 7:41 am    Assunto: Responder com Citação

Olá!
Cara continua da mesma maneira, os dois campos de telefone no banco de dados deixei eles normais e nao not null senao vao obrigar que exista informação em um dos dois, caso vc colocou not null mude ambos e se estiver usando ClientDataSet cuide que tem uma propriedade do campo required que tem q estar False senao irá obrigar do mesmo jeito o campo, o restante a verificação fica a mesma que te passeii, caso os dois telefones esteja em branco de uma mensagem e nao salva essa é a ideia...caso contrario salva...

else
Salvar;
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
wolverinefarah
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Set 10, 2008 10:46 am    Assunto: Re: Campos obrigatorios como fazer?? Responder com Citação

Amigo,

vá ao fieldseditor e marque a opção required = true;

PS: do campo que deseja deixar como obrigatorio

bye
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.