ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Aplicativos não iniciam por falta de biblioteca

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
20071780437
Membro Junior
Membro Junior


Registrado: Segunda-Feira, 8 de Março de 2010
Mensagens: 310

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2010 6:34 pm    Assunto: Aplicativos não iniciam por falta de biblioteca Responder com Citação

Não sei por que motivo, mas de uma hora para outra os .exe dos aplicativos que eu estou criando em Delphi 2009 não estão funcionando em outros PC's que não tenham o Delphi 2009 instalado.

O erro que está dando é o seguinte:

APLICATIVO.EXE - NÃO FOI POSSÍVEL LOCALIZAR COMPONENTE

Este aplicativo não pode ser iniciado porque não foi encontrado rtl120.bpl. A reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.

As dúvidas são as seguintes:

Qual o motivo de ter começado a pedir este arquivo rtl120.bpl para que o meu .exe rode, sendo que numca aconteceu isso antes? Será que ele está compilando o .exe sem esse arquivo?

Eu imagino que a sigla rtl seja de RunTimeLibrary e que o 120 seja o nome ou o nº da biblioteca. Então como eu poderia resolver este problema? Eu teria que configurar algo no Delphi 2009 para resolver este isso, ou eu teria que passar a mandar este arquivo junto com o programa para que ele rode, ou o que?

Alguém poderia me explicar a causa e a solução deste problema?

Agradeço a todos que responderem este tópico desde já.
_________________
Thiago Pereira Nobre
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
cyberdisk
Colaborador
Colaborador


Registrado: Domingo, 4 de Julho de 2010
Mensagens: 2391
Localização: São José dos Campos - SP

MensagemEnviada: Qui Out 14, 2010 11:28 pm    Assunto: Responder com Citação

Citação:
Este aplicativo não pode ser iniciado porque não foi encontrado rtl120.bpl. A reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.


quando pede para fazer a reinstalação, é justamente para corrigir o path ( caminho para esse arquivo) que foi perdido ou sumiu por alguma razão.

abraço
_________________
O conhecimento abre muitas portas
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
20071780437
Membro Junior
Membro Junior


Registrado: Segunda-Feira, 8 de Março de 2010
Mensagens: 310

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 3:55 pm    Assunto: Responder com Citação

cyberdisk escreveu:
Citação:
Este aplicativo não pode ser iniciado porque não foi encontrado rtl120.bpl. A reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.


quando pede para fazer a reinstalação, é justamente para corrigir o path ( caminho para esse arquivo) que foi perdido ou sumiu por alguma razão.

abraço


Entendi...

Acabei descobrindo que no meu caso ele estava dando este problema pelo fato de que a opção Build With RunTime Packages estava marcada. Ao desmarcar esta opção eu consegui resolver o problema, mas com isso eu não estou conseguindo utilizar a WinSkinData da VCLSkin que é um pacote que é instalado em tempo de execução. Haveria alguma maneira de fazer a VCLSkin funcionar mesmo com esta opção desmarcada?
_________________
Thiago Pereira Nobre
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
20071780437
Membro Junior
Membro Junior


Registrado: Segunda-Feira, 8 de Março de 2010
Mensagens: 310

MensagemEnviada: Sex Out 15, 2010 7:16 pm    Assunto: Responder com Citação

cyberdisk escreveu:
Citação:
Este aplicativo não pode ser iniciado porque não foi encontrado rtl120.bpl. A reinstalação do aplicativo pode corrigir o problema.


quando pede para fazer a reinstalação, é justamente para corrigir o path ( caminho para esse arquivo) que foi perdido ou sumiu por alguma razão.

abraço


Andei pensando, e acho que o que eu pensei possa ajudar a você e a outras pessoas me ajudarem. Hehe...

O que eu pensei é o seguinte:

Quando eu coloco o componente TSkinData da VCLSkin a WinSkinData é adicionada na uses do delphi que fica logo em baixo do interface. Então quando eu desmarco a opção build with runtime packages o delphi da um erro que diz que ele não encontra o arquivo WinSkinData.dcu, mas isso só acontece quando eu desmarco essa opção, ou seja, a VCLSkin só é instalada em tempo de execução e por isso ela depende que o build with runtime packages esteja marcado para que ela funcione.

Logo abaixo do local onde marco esta opção que está em runtime packages, aparece o seguinte:

vclx;vcl;dbrtl;Rave76VCL;bdertl;rtl;vclactnband;xmlrtl;vcldb;vcldbx;dsnap;dsnapcon;TeeUI;TeeDB;Tee;adortl;
vclib;ibxpress;IndyCore;IndySystem;IndyProtocols;inet;intrawebdb_100_120;Intraweb_100_120;VclSmp;vclie;
websnap;webdsnap;inetdbbde;inetdbxpress;soaprtl;vclribbon;dbexpress;DbxCommonDriver;
DataSnapIndy10ServerTransport;DataSnapProviderClient;DataSnapServer;DbxClientDriver;DBXInterBaseDriver;
DBXMySQLDriver;dbxcds;DBXSybaseASEDriver;DBXSybaseASADriver;DBXOracleDriver;DBXMSSQLDriver;
DBXInformixDriver;DBXDb2Driver;WinSkinD2009

------------------

Eu acredito que é neste ponto que seria onde eu posso decidir quais os pacotes instalados no Delhphi 2009 vão ser instalados em tempo de execução, então se eu pensei que se eu removesse todo o resto do que está escrito e mantivesse apenas o WinSkinD2009, então quando eu marcasse a opção Build With RunTime Packages o delphi instalaria todos os outros pacotes normalmente e instalaria apenas o WinSkinD2009 em tempo de execução. Seria isso mesmo que aconteceria, ou estou errado?

Se isso fosse mesmo da maneira que eu pensei, haveria outro problema, que seria:

O arquivo WinSkinD2009.bpl fica em um caminho bem específico que é -> C:\Documents and Settings\All Users\Documentos\RAD Studio\6.0\Bpl

E para que o Delphi encontre ele no momento de executar o arquivo .exe do meu programa ele teria que estar exatamente neste caminho, caso contrário o Delphi não irá achar o WinSkinD2009.bpl e o meu executável vai continuar não rodandol. Como eu resolveria este problema com relação ao caminho? Teria como mudar o caminho que o delphi usaria para procurar o WinSkinD2009.bpl?

Preciso de mais informações, se você puder continuar me ajudando e/ou mais alguém puder me ajudar eu ficaria muito grato.

Obrigado novamente!
_________________
Thiago Pereira Nobre
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB