Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
vitorguima.rs Novato

|
Enviada: Seg Dez 06, 2010 4:54 pm Assunto: Problemas com IBDataSet erro no generator(RESOLVIDO) |
|
|
Boa Tarde pessoal preciso de uma ajuda de vcs..
Estou trabalhando em um projeto com vendas em rede, estou usando o Firebird 2.0 então tenho uma base de dados remota e uma local temporario para trabalhar com as vendas, mas estou com um problema na hora de acessar na propriedade do IBdataSet , que esta conectado a essa base remota no meu caso ( DM.DATABASE1).
Quero fazer com que os dados sejam enviados para a tabela que esta criada nessa base de dados no meu caso ( tabela de movimento de vendas).
Mas preciso configurar o Generator fields desse componente e o delphi me gera um erro conforme descrito abaixo:
" attempted update of read - only columm."
Alguém pode me ajudar com esse problema?
O que pode ser?
fala algo sobre leitura...
na Proriedade desse dataset em editSql esta assim: ( SELECT * FROM MOVIMENTOVENDAS).
ja entrei na propriedade datasetEditor e ja configurei o ID da Tabela e selecionei todos os campos da tabela em questão e cliquei no botão ( GENERATOR SQL).
mas na hora de configurar o generator fields dá problema.
fico no agurdo pela ajuda ....
Obrigado.
Editado pela última vez por vitorguima.rs em Qua Dez 08, 2010 6:23 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
vitorguima.rs Novato

|
Enviada: Seg Dez 06, 2010 8:33 pm Assunto: Re: Problemas com IBDataSet erro no generator |
|
|
Eaí pessoal até agora nada estou verificando aqui e até agora não achei o problema alguém tem a solução?? |
|
|
 |
nildglan Colaborador

Registrado: Sábado, 16 de Agosto de 2008 Mensagens: 1564 Localização: Goianésia do Pará
|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 8:13 am Assunto: |
|
|
vc tem que clicar com o botão direito em cima do componente e depois em DataSet Editor, ai vai aparecer todos os campos na lista Key Field vc escolhe somente a chave primária e na lista Update Field selecione tudo e depois vc clica no botão Generate SQL e pronto
é que esse componente tem que ser gerado as sql para Update, insessão, exclusão e reflesh, e esse botão Generate SQL faz simplesmente isso |
|
|
 |
vitorguima.rs Novato

|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 10:50 am Assunto: |
|
|
nildglan escreveu: | vc tem que clicar com o botão direito em cima do componente e depois em DataSet Editor, ai vai aparecer todos os campos na lista Key Field vc escolhe somente a chave primária e na lista Update Field selecione tudo e depois vc clica no botão Generate SQL e pronto
é que esse componente tem que ser gerado as sql para Update, insessão, exclusão e reflesh, e esse botão Generate SQL faz simplesmente isso |
Obs:
que pode ser?
fala algo sobre leitura...
na Proriedade desse dataset em editSql esta assim: ( SELECT * FROM MOVIMENTOVENDAS).
ja entrei na propriedade datasetEditor e ja configurei o ID da Tabela e selecionei todos os campos da tabela em questão e cliquei no botão ( GENERATOR SQL).
mas na hora de configurar o generator fields dá problema.
Já fiz amigo mais ainda o problema persiste ....
também nem consigo add os registros dentro do IBdataSet, gera o mesmo erro ( attemptde of read-only columm)....
o que mais pode ser?
O engraçado que fazendo com o componente IBquery não acontece esse erro.
Nunca tinha me acontecido isso ...
não sei mais o que fazer .... |
|
|
 |
nildglan Colaborador

Registrado: Sábado, 16 de Agosto de 2008 Mensagens: 1564 Localização: Goianésia do Pará
|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 12:43 pm Assunto: |
|
|
vc configurou a propriedade GeneratorField do componente o campo certo do seu generator,
porque fiz um projeto aqui rapidinho para gerar erros desse tipo e só acontece o erro quando vc não gera as sqls de Modify, Insert, Delete conforme lhe falei anterior |
|
|
 |
vitorguima.rs Novato

|
Enviada: Ter Dez 07, 2010 9:42 pm Assunto: |
|
|
nildglan escreveu: | vc configurou a propriedade GeneratorField do componente o campo certo do seu generator,
porque fiz um projeto aqui rapidinho para gerar erros desse tipo e só acontece o erro quando vc não gera as sqls de Modify, Insert, Delete conforme lhe falei anterior |
Eu nem consigo add os registros dentro do dataset..
Olha só..
Eu entro em DataSet Editor.... em Key fields eu seleciono a chave primaria e depois em UpdateFields eu seleciono todos os registros da tabela e após eu clico no botão em generator fields ....
APÓS ISSO EU TERIA QUE CLICAR DUAS VEZES NO IBDATASET E ADD TODOS OS REGISTROS DA TABELA EM QUESTÃO E DEPOIS SIM NO GENERATOR FIELDS PARA CONFIGURAR DE UM E UM REGISTROS ..
MAS NEM ADD OS REGISTROS EU ESTOU CONSEGUINDO
QUANDO EU CLICO PARA ADD TODOS OS REGISTROS ELE JA GERA O ERRO ... MUITO MENOS EM GENERATOR FIELDS .... A MESMA COISA
O MAIS ESTRANHO DE TUDO É QUE COM O IBQUERY ELE FUNCIONA NORMAL ... DA PARA ACREDITAR?
NÃO SEI O QUE PODE ESTAR ACARRETANDO ESSE ERRO ...
SINCERAMENTE EU NÃO SEI MESMO
MAS VOU TENTAR USAR O IBQUERY MESMO TALVEZ CONSIGA FAZER A MESMA COISA COM ELE EM VEZ DO IBDATASET
MAS SE ALGUÉM TIVER ALGUMA SOLUÇÃO OU PASSOU POR ESSA SITUAÇÃO POR FAVOR INFORME POIS NUNCA TINHA PASSADO POR ISSO AINDA
LEMBRANDO QUE ESTOU USANDO UMA BASE REMOTA E UMA OUTRA LOCAL
E QUERO ENVIAR ESSAS INFORMAÇÕES DA BASE LOCAL PARA A REMOTA
NO MEU CASO DA BASE TEMPORARIA ( VENDAS) ... PARA A BASE REMOTA (MOVIMENTOVENDAS) ;; APENAS ISSO
NÃO TENHO EXPERIÊNCIA COM DELPHI .... ESTOU ESTUDANDO EM LIVROS MAS PRECISO DO AUXILIO PESSOA QUE JA TEM EXPERIENCIA COM DELHPI ....
ESTOU VENDO O QUE POSSO FAZER OU TENTAR DESCOBRIR O MOTIVO DESSE ERRO
CASO ALGUÉM TENHO UMA RESPOSTA PARA ISSO POR FAVOR INFORME POIS ISSO PODE SER A DUVIDA NÃO SÓ MINHA COMO DE MUITAS PESSOAS QUE ESTÃO APRENDENDO DELPLHI
DESDE JA AGRADEÇO A AJUDA ..... |
|
|
 |
nildglan Colaborador

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 10:34 am Assunto: |
|
|
mais vc disse que após ta clicando no botão generator fields, tem que clicar no botão Generate SQL, pois esse botão vai gerar as sql pra vc
A IBQuery realmente para inserir não precisa ser gerada sql, mais não se engane pensando que a IBQuery é melhor que o IBdataSet que não é |
|
|
 |
vitorguima.rs Novato

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 11:24 am Assunto: |
|
|
nildglan escreveu: | mais vc disse que após ta clicando no botão generator fields, tem que clicar no botão Generate SQL, pois esse botão vai gerar as sql pra vc
A IBQuery realmente para inserir não precisa ser gerada sql, mais não se engane pensando que a IBQuery é melhor que o IBdataSet que não é |
Sim amigo eu faço isso sim eu clico em generatorSQL para gerar os codigos em SQL ( de inserção, exclusão e atualização).... após isso eu clico duas vezes no IBdataSet para add os registros mas aí aparece o erro na hora de add os registros (nem consigo add eles) muito menos em generator fields tb não vai aparece o mesmo erro......
mas com o IBquery funciona e não esta dando erro , não sei o que é...
estou terminando os forms aqui depois eu vou testar com o IBquery se der tudo certo vou deixar mas vou ficar com essa duvida, por isso queria saber o que poderia ser, o que esta gerando esse erro...
abraços... |
|
|
 |
nildglan Colaborador

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 11:40 am Assunto: |
|
|
me fala uma coisa quando vc da um duplo clique no componente aparece a janelinha para inserir os Fields, se aparece vc clica com o botão direiro nessa janela e em Add Fields,
agora se não ta fazendo isso faz o seguinte me passa o código de como vc ta tentando inserir o registro.
porque não tem lógica de não funcionar |
|
|
 |
nildglan Colaborador

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 11:46 am Assunto: |
|
|
me passa seu e-mail que vou fazer um projetinho rapindinho do jeito que vc quer e te mandar |
|
|
 |
vitorguima.rs Novato

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 11:54 am Assunto: |
|
|
nildglan escreveu: | me passa seu e-mail que vou fazer um projetinho rapindinho do jeito que vc quer e te mandar |
meu e-mail é vitorguima.rs@bol.com.br
vamos fazer assim
vc me manda o e-mail eu te mando o meu projeto que estou fazendo aí vc tenta ver se consegue add os registtros no IBdataSet.
ok:?
Abraços.. |
|
|
 |
nildglan Colaborador

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 12:10 pm Assunto: |
|
|
beleza.
Não esqueça que meu banco foi feito em Firebird 2.1 ou seja vc deve ter ele instalado na sua máquina |
|
|
 |
vitorguima.rs Novato

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 12:35 pm Assunto: |
|
|
nildglan escreveu: | beleza.
Não esqueça que meu banco foi feito em Firebird 2.1 ou seja vc deve ter ele instalado na sua máquina |
Ok ..
Eu recebi o projeto aqui..
Estou te mandando o meu projeto
o form é o FrmVendas....
Coloque a pasta no diretório C.
e teste o IBdataSet1 que esta no form e esta configurado o DataBase do Banco de dados remoto.
abraços.. |
|
|
 |
vitorguima.rs Novato

|
Enviada: Qua Dez 08, 2010 12:41 pm Assunto: |
|
|
nildglan escreveu: | beleza.
Eu abri aqui o seu projeto ....
Esta da mesma forma que o meu ....
o seu vc consegue add os registros Nome e Codigo...
Tranquilo... estou fazendo assim ... porém meu IBdataBase esta dentro de um Data Module junto com o IBtransaction para a Base Remota
mas não consigo add os registros ... muito estranho ..
agora vc vendo o projeto aí vc dá uma olhada pode ser que vc consigo enxergar onde esta o erro .... pois eu ja estou cego aqui ... hehehheheheh
Mais uma vez obrigado ..
fico no aguardo..
vlw. |
|
|
 |
nildglan Colaborador

|
|
|
 |
|