ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Dúvidas com Empreendedor Individual

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
faccruz
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 7:22 am    Assunto: Dúvidas com Empreendedor Individual Responder com Citação

Bom dia a todos,

Estou pensando em me legalizar, e acessando o site http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm
Notei que existe uma modalidade de Empreendedor Individual, sem aquelas burocracias (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Então gostaria de saber quem aqui no fórum trabalha nessa modalidade, quais os deveres que irei ter? Quais são os benefícios (além de não ter que pagar os impostos para o Governo?)
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 8:13 am    Assunto: Responder com Citação

primeiro vc precisa verificar se o ramo de desenvolvimento de sistemas pode ser incluido. pelo visto parece q nao.

da uma olhada neste link: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/quem.php

com a palavra informatica, so achei estes:

COMERCIANTE DE EQUIPAMENTOS E SUPRIMENTOS DE INFORMÁTICA
INSTRUTOR DE INFORMÁTICA
RECARREGADOR DE CARTUCHOS PARA EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

nao achei nada para programador, desenvolvedor, analista

mas é bom dar uma olhada na lista inteira, quem sabe algum ramo se enquadre.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Dez 06, 2011 9:19 am    Assunto: Responder com Citação

Cara, como desenvolvedor não tem como, dai voce teria que abrir empresa no simples nacional, e ainda assim, se opta-se apenas como desenvolvedor, teria que pagar apenas imposto sobre a prestação de serviço, o que inicia com 6%, e sobe conforme seu faturamento. A empresa que trabalho hoje paga 13%, é osso...
Sobre o empreendedor, o que voce pode fazer é abrir sua empresa com base nele e usar a "profissão" de tecnico de informatica. Alem disso, voce pode usar mais 5 atividades secundárias associadas a sua empresa.
Quanto a impostos, não se engane, é meio "propaganda enganosa" o empreendedor, porque a "empresa" não precisa pagar impostos, mas no momento que voce pega o "lucro" da empresa e transfere para voce, pessoa fisica, e declara no imposto de renda, cai no pagamento do IR...
Agora, caso voce for deixar o lucro na propria empresa, exemplo, comprar um carro no nome da empresa, dai a coisa muda um pouco.
Mas de uma conversada com um contador amigo seu, a coisa é mais complicada do que parece...
Abraço...
faccruz
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 7:42 am    Assunto: Responder com Citação

Entendi, mas no caso se eu não "passar" os lucros para meu nome, posso comprar casa, carro, e outras coisas no nome da empresa e usar para meu bem próprio?
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Dez 12, 2011 8:18 am    Assunto: Responder com Citação

Pode, comprar e usar vc pode...só que dai entra algumas implicações legais, por exemplo, se não to errado, se vc comprar um carro no nome da empresa, e vender ele pra alguem em menos de 3 anos, tem que recolher o valor do imposto de renda sobre a venda, tem algumas "pegadinhas" assim...Só fica atento, porque não é "tão" bom quanto parece...
Uma solução, acredito eu, que mais viavel seria o carne leão, recolhido por pessoa fisica mesmo...
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.