Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
Batera Colaborador

Registrado: Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008 Mensagens: 4899 Localização: Maringá
|
Enviada: Dom Jul 01, 2012 10:27 am Assunto: Questão de Produtividade: Delphi ou Framework? |
|
|
Olá, amigos do fórum!
Criei este tópico para relatar uma situação que me deparei há alguns dias.
Recentemente visitei uma empresa de desenvolvimento de software que decidiu implantar um Framework para atender o desenvolvimento de sistemas. A empresa até então utilizava o Delphi XE. O Framework foi desenvolvido pelos programadores mais experientes da empresa, mas gerou controvérsias por parte de alguns colaboradores.
Este Framework contém somente os componentes e as funções necessárias para desenvolver os sistemas baseados nas regras de negócio e no levantamento de requisitos. E foi justamente essa "limitação" que gerou divergências dentro da empresa. Alguns programadores se sentiram limitados em utilizar a ferramenta, pois, ao contrário do Delphi, o Framework não oferece teclas de atalho para acessar os formulários, não destaca palavras reservadas e não possui a paleta de componentes convencional do Delphi.
Por outro lado, a implantação do Framework gerou uma padronização de códigos, formulário e relatórios, uma vez que os componentes foram reescritos para atender um padrão único no sistema. Os colaboradores da empresa, portanto, ficaram divididos entre as vantagens e desvantagens da implantação do Framework nas estações de trabalho.
Gostaria da opinião técnica de vocês, com base no conhecimento e experiência que já tiveram. Qual destes ambientes gera uma maior produtividade: Ferramenta nativa de desenvolvimento (RAD Studio, Visual Studio, NetBeans) ou um Framework personalizado com os padrões da empresa (limitado somente aos ítens utilizados por padrão)? |
|
|
 |
maizena Colaborador

Registrado: Terça-Feira, 20 de Março de 2012 Mensagens: 1497 Localização: Laguna - SC
|
Enviada: Sex Jul 06, 2012 4:55 pm Assunto: |
|
|
Com certeza Batera esta eh uma questão bem polemica, na minha opinião o problema do Framework é exatamente sua limitação, eu particularmente prefiro a IDE pois proporciona uma liberdade maior nas implementações mesmo sendo menos produtiva nas funções básicas que o Framework.
Abrasss _________________ Canal Delphi+ INSCREVA-SE: http://www.youtube.com/channel/UCnVF5ly5PRwZONE-U7xZM6w?feature=watch |
|
|
 |
Batera Colaborador

Registrado: Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008 Mensagens: 4899 Localização: Maringá
|
Enviada: Sex Jul 06, 2012 10:11 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela resposta maizena.
Eu também prefiro a ferramenta nativa. Se o problema for padronização de código e nome de componentes, alguns addons como o CnWizards já ajuda bastante, sem falar também em herança de formulários. |
|
|
 |
maizena Colaborador

Registrado: Terça-Feira, 20 de Março de 2012 Mensagens: 1497 Localização: Laguna - SC
|
|
|
 |
abucarubdelphi Novato

|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 10:29 am Assunto: |
|
|
Desculpa minha ignorância, mas o desenvolvedor não precisa da IDE para utilizar o framework? Isso não ficou muito claro pra mim. Por exemplo, eu desenvolvi um frameworkzinho de persistência aqui pra mim, mas eu utilizo ela no Delphi 7. |
|
|
 |
Batera Colaborador

|
Enviada: Qui Jul 12, 2012 7:26 pm Assunto: |
|
|
Bem, na verdade a palavra "framework" tem conceitos bem amplos. Aqui neste tópico estamos discutindo sobre ferramentas de desenvolvimento criadas por ferramentas nativas.
Por exemplo, na empresa que visitei, eles desenvolveram um framework chamado Dynamic Designer com o Delphi 7. Este framework lembra o Delphi, mas deixa muito a desejar. A sintaxe de palavras reservadas não é realçada, não existe Code Insight e nem paleta de componentes. É como se fosse uma versão bem minimalista do próprio Delphi. |
|
|
 |
abucarubdelphi Novato

|
Enviada: Sex Jul 13, 2012 5:17 pm Assunto: |
|
|
Caramba, nem tinha conhecimento que o pessoal fazia isso. Sempre usei alguns frameworks, coisa simples. Hibernate, JUnit e etc. |
|
|
 |
Borland_Linuxer Moderador

Registrado: Terça-Feira, 11 de Outubro de 2005 Mensagens: 4252 Localização: Manaus - Am
|
Enviada: Dom Set 02, 2012 4:24 pm Assunto: |
|
|
Existe ferramentas que fazem isso por ai como o www.xmaker.com.br/ que tem uma versão do seu fonte livre.
Mais em modelo de IDE perde a produtividade do delphi mesmo.
Aqui na empresa utilizamos um framework proprio que funciona em conjunto com o Delphi. _________________ Abraços
Sérgio Guedes
www.lsisistemas.com.br
www.scvarejo.com.br - Projetos para parceiros e desenvolvedores |
|
|
 |
|