ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Para quem trabalha em empresa

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
NaalielCorrea
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2012 1:10 pm    Assunto: Para quem trabalha em empresa Responder com Citação

Eu trabalho em uma empresa de consultoria e fazemos softwares para revender, me perguntaram se eu saria um software semelhante ao que eu desenvolvi para a empresa vender, ou seja fazer por conta propria, seria legal eu fazer esse tipo de venda? Eu não tenho licença original do delphi.

Obrigado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2012 1:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Tá...vamos ver se entendi....
Você trabalha pra uma empresa e pediram que você desenvolvesse um software semelhante ao software que sua empresa comercializa, isso ?

Se for isso amigo, tem que ver a questão da 'etica', pois você estará entregando um código ao qual você tem acesso para um concorrente também, sem contar a questão legal da coisa, onde a empresa em que você trabalha pode processar você.

Se for um software diferente ao que você trabalha, outro segmento inclusive, dai vai do relacionamento que você tem nessa empresa que você trabalha, se os caras não ligam pra isso, se você não tem contrato de confidencialidade, enfim, alguns fatores.

Quanto a não ter licença do delphi, se você for vender o fonte, quem ficará a cargo de ter a licença do delphi é a empresa que esta comprando.
Se você for ficar responsável pelo fonte, tem que tomar cuidado, principalmente porque alguns segmentos exigem que você tenha CNPJ para algumas informações....

Abraço...
NaalielCorrea
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2012 2:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Ghost_Rider escreveu:
Tá...vamos ver se entendi....
Você trabalha pra uma empresa e pediram que você desenvolvesse um software semelhante ao software que sua empresa comercializa, isso ?

Se for isso amigo, tem que ver a questão da 'etica', pois você estará entregando um código ao qual você tem acesso para um concorrente também, sem contar a questão legal da coisa, onde a empresa em que você trabalha pode processar você.

Se for um software diferente ao que você trabalha, outro segmento inclusive, dai vai do relacionamento que você tem nessa empresa que você trabalha, se os caras não ligam pra isso, se você não tem contrato de confidencialidade, enfim, alguns fatores.

Quanto a não ter licença do delphi, se você for vender o fonte, quem ficará a cargo de ter a licença do delphi é a empresa que esta comprando.
Se você for ficar responsável pelo fonte, tem que tomar cuidado, principalmente porque alguns segmentos exigem que você tenha CNPJ para algumas informações....

Abraço...

A duvida que tenho é que o software que a empresa utiliza fui eu que desenvolvi, sei que não tenho direito ao código da versão que fiz para empresa, mas tem o direito autoral, então se eu desenvolver um sistema semelhante estaria na lei? Certo? Quanto a licença to planejando compra-la mas não agora, se der tudo certo para vender o sistema, quem sabe...
viox
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2012 2:29 pm    Assunto: Responder com Citação

Se você trabalhou como funcionário ou trabalha sei lá o código fonte e da empresa, você não tem direito a nada... E se copiar os fontes você estará agindo de má fé, uma conduta completamente anti-ética.

http://www.soft42.com
http://www.nortaonegocios.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
fernandovr
Membro Junior
Membro Junior

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2012 2:53 pm    Assunto: Responder com Citação

NaalielCorrea você perguntou sobre questão de direito autoral, mar me responda uma coisa, você desenvolveu o software, mas a ideia dele foi sua também?

Pq se foi um software no qual a idéia de criá-lo foi sua, então você tem os direitos autorais sim, mas pra que isso seja concretizado você deve pedir para que a empresa onde trabalha assine um contrato com você sobre o uso do seu software onde neste contrato esteja específico que o software é seu e não da empresa. E após assinar este contrato, sugiro que você patenteie o software, e assim você poderá fazer o que desejar com ele, vender pra quem quiser, eu mesmo ja fiz isto, mas eu sempre deixei bem claro para as empresas com quem trabalhei sobre o direito autoral ter sido meu.

Se a empresa não quiser assinar o contrato você pode entrar com um advogado para que abra um processo ao seu favor para que comprove que software é seu e não da empresa onde trabalha.

Agora se a idéia do software foi da empresa, e você só desenvolveu, ai você teria direitos em conjunto com a empresa, dai então dividi-se entre direitos de Propriedade Industrial, Intelectual e Moral.

É um pouco complicado.

Sugiro que você consulte um advogado antes de fazer este procedimento para que garanta tudo de forma legal perante as leis.
NaalielCorrea
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Ter Dez 18, 2012 3:07 pm    Assunto: Responder com Citação

Vlw pessoal.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.