|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
gerpiruk Novato

|
Enviada: Seg Fev 11, 2013 10:54 pm Assunto: Ajuste e Exclusão de coluna DBgrid (RESOLVIDO) |
|
|
Olá pessoal, boa noite,
Obrigado desde já a quem me ajudar.
Seguinte,
Tenho um DBGRID ligado a um Datasource o qual por sua vez esta ligado a uma QUERY conforme mostra imagem a seguir.
http://img820.imageshack.us/img820/2036/tela1u.jpg
O problema é o seguinte, como faço para ajustar a largura das colunas e excluir algumas que não quero que sejam exibidas, conforme esta imagem a seguir?
http://img6.imageshack.us/img6/7224/tela2d.jpg
Obs:. Quando o DBgrid esta ligado direto a uma TABELA ai eu consigo alterar isso que estou querendo (Exemplo imagem abaixo), porem quando esta ligado em uma QUERY ai é só pedindo ajuda de vçs mesmo.
http://img339.imageshack.us/img339/5900/tela3x.jpg _________________ Nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
Editado pela última vez por gerpiruk em Ter Fev 26, 2013 10:37 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
Batera Colaborador

Registrado: Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008 Mensagens: 4899 Localização: Maringá
|
Enviada: Ter Fev 12, 2013 7:45 am Assunto: |
|
|
Olá gerpiruk!
Dê dois cliques na DBGrid e configure as colunas manualmente, clicando no botão Add New. Mas atenção: ao adicionar as colunas, você deve preencher a propriedade FieldName de acordo com o nome da coluna que estará na Query. |
|
|
 |
drgarcia1986 Aprendiz

Registrado: Sexta-Feira, 27 de Novembro de 2009 Mensagens: 211 Localização: São Paulo
|
|
|
 |
Oseiasao Membro Junior

|
Enviada: Ter Fev 12, 2013 11:30 am Assunto: |
|
|
Boa tarde GerPiruk, blezinha meu caro ?
Pois bem, seu problema pode ser resolvido facilmente, da forma que está voce pode apenas ajustar, note que na imagem tela3x.jpg vc já esta com os campos inseridos, a penultima opção das propriedades é "Visible", basta vc deixar esta opção false, e o campo selecionado não irá aparecer na grid.
Outra forma: pra voce torna-lo ajustável, vc pode definir isto no proprio dbgrid, com o grid conectado ao data source e com a query tbeim conectada, vc clica em inserir tudo, acho que é "add all", aí todos os campos da tabela ira para o grid, vc vai selecionando os campos que não quer que apareça e os marca como false, e assim tbeim vc ajusta a largura de cada campo, e pronto, feito meu caro. _________________ Melhor é o fim das coisas do que o principio delas .... (Salomão) |
|
|
 |
gerpiruk Novato

|
Enviada: Ter Fev 26, 2013 10:36 am Assunto: |
|
|
| Batera escreveu: | Olá gerpiruk!
Dê dois cliques na DBGrid e configure as colunas manualmente, clicando no botão Add New. Mas atenção: ao adicionar as colunas, você deve preencher a propriedade FieldName de acordo com o nome da coluna que estará na Query. |
Perfeito, cara!
Isso mesmo,
Uma dica para quem estiver com a mesma dúvida,
No meu caso estou trabalhando com ADO, liga o DBGRID em um datasource o qual fica ligado a uma a Table, ativa a mesma e faz as configurações que quiser, desde uma exclusão de coluna até ajuste de linha e depois que tiver tudo certo só muda o datasource para o query e pronto fica do jeito que a pessoa quer.
Valeu Oséiasao e Drgarcia1986 pela força também. _________________ Nada poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|