|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
TheBlueMonkey Novato

|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 9:56 am Assunto: Analista de Sistemas - Proibido assinar Carteira sem Facul.? |
|
|
Olá pessoal,
Trabalho em uma empresa de automação em Minas, e recentemente surgiu uma dúvida minha sobre a minha profissão no local em que trabalho, a um bom tempo exerço a função de Analista de Sistemas por aqui, programo, em Delphi e SQL Server, gerencio e modelo bases de dados, aprendi SCRUM, trabalho com Subversion, faço análise de requisitos. Enfim, resumindo, aquele de "tudo um pouco" que o mercado de trabalho acaba nos exigindo na maioria das vezes. No entanto não tenho curso superior, terminei o Ensino Médio, fiz um Curso Técnido em Redes de Computadores, e dei um "Pause" nos estudos de nível superior, estudo para certificações, e assuntos específicos, visto que sou bem auto-didata.
Antes de trabalhar no departamento de Desenvolvimento desta empresa eu trabalhava como Suporte Técnico, quando passei a Desenvolver minha Carteira de Trabalho continuou como Suporte Técnico, tudo bem, falaram que era período de experiência no departamento novo e tudo mais,três meses depois perguntei novamente e falaram que iriam ver, agora com este último reajuste do salário mínimo, trouxe a minha carteira para passar pelo reajuste, imaginei que iriam aproveitar e trocar o cargo, mas para minha surpresa, além de continuar com salário de Suporte Técnico, colocaram na função "A mesma." ou seja, Suporte Técnico.
Fui conversar com o gerente de R.H. sobre isso, e segundo ele existe uma LEI que PROÍBE que seja assinada a carteira de trabalho de um funcionário como Analista de Sistemas, a menos que o mesmo esteja cursando ao menos o terceiro período de um curso superior. Fiquei surpreso com isso, até mesmo por desconhecer esta Lei. Entendo que algumas empresas tenham isso como critério no ato da contratação dos seus Analistas, mas sempre imaginei que fosse um critério próprio da empresa, e não uma LEI que a OBRIGUE a isso.
Alguem sabe me falar se isto de fato procede?
Agradeço. |
|
|
 |
Batera Colaborador

Registrado: Quarta-Feira, 23 de Julho de 2008 Mensagens: 4899 Localização: Maringá
|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 10:07 am Assunto: |
|
|
Eita, rapaz...
Sinceramente eu também desconheço essa lei.
Mas é estranho, já que na Carteira de Trabalho não há informações do nível educacional do cidadão, apenas do nível empregatício. Tanto é que quando graduamos no curso superior, em nenhum momento entregamos a Carteira de Trabalho pra ser assinada.
Bom, ao menos que realmente exista um vínculo legislativo entre a gradução e a função exercida e eu não estou sabendo...
Apesar de que, normalmente quando você é contratado por uma empresa para uma função que exija curso superior, um dos documentos exigidos para registro é o diploma. Mas neste caso eu não sei se é para controle interno da empresa ou se, de fato, é para atender essa tal lei. |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

Registrado: Segunda-Feira, 6 de Outubro de 2003 Mensagens: 4437
|
|
|
 |
TheBlueMonkey Novato

|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 1:05 pm Assunto: |
|
|
Pois é gente, inclusive pelo que estive vendo no artigo do link postado por ti, Ghost_Rider, ainda trata-se de um Projeto de Lei, assim sendo nem está em vigor ainda né?
Outra coisa que pude perceber é que se a empresa estivesse se baseando no mesmo, o departamento de Suporte Técnico apenas contrataria profissionais com/cursando curso superior na área. O que não é o caso aqui. |
|
|
 |
Ghost_Rider Colaborador

Registrado: Segunda-Feira, 6 de Outubro de 2003 Mensagens: 4437
|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 1:48 pm Assunto: |
|
|
Só que vou te dizer uma coisa, eu não sou contra essa lei não...
Acho que deve ter um mínimo de fiscalização em cima, coisa que hoje não tem nenhuma fiscalização, e acredito que esse tipo de medida ia dar uma "limpada" em pelo menos metade dos picareta que tem por ai.
O autor do tópico diz a questão do acomodamento por parte de profissionais, acho justamente o contrário. Ele citou como exemplo os médicos...acho que quando procuramos um médico, sempre tiramos referencia primeiro, naquele médico que todos vão..e pode ter certeza que, se determinado médico tem muitos pacientes, é porque é um ótimo profissional, e com conhecimento e atualização constantes...
Acredito que o mesmo iria valer para nossa área, acho que ta faltando profissionalismo, e acredito que nossa classe seria menos mal vista se desse uma filtrada nos "profissionais" que tem por ai...
Acredito que uma série de "profissionais" que fazem um curso de 6 meses de delphi, e saem se dizendo analistas\programadores iria sair do mercado, e o próprio mercado se encarregaria de limpar os formados mas que na mesma forma não tem qualificação nenhuma....
Abraço.. |
|
|
 |
maizena Colaborador

Registrado: Terça-Feira, 20 de Março de 2012 Mensagens: 1497 Localização: Laguna - SC
|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 8:50 am Assunto: |
|
|
Concordo com o amigo Gost_Rider na minha opinião o que falta na nossa área é um CONSELHO REGIONAL assim como os médicos, engenheiros, advogados etc...
Na minha opinião deveria ser OBRIGATÓRIO ter nível superior e fazer uma avaliação para poder exercer a função. _________________ Canal Delphi+ INSCREVA-SE: http://www.youtube.com/channel/UCnVF5ly5PRwZONE-U7xZM6w?feature=watch |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|