ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Empresa de desenvolvimento de softwares - Dúvidas

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Pulik
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mar 15, 2013 12:01 am    Assunto: Empresa de desenvolvimento de softwares - Dúvidas Responder com Citação

Olá pessoal,

Estou começando a criar programas voltados à comércios em geral, e minha intenção é, no futuro, abrir uma empresa para fornecer esse tipo de serviço.

Tenho algumas dúvidas que gostaria que vocês me respondessem:

1. O que é preciso para começar a vender softwares?
2. O que preciso fazer para poder vender um software que emite nota fiscal?
3. O que acham de um sistema aonde o banco de dados fique conectado a um servidor na internet? (Assim podendo acessar as informações do sistema de qualquer lugar)
4. Pra registrar minha empresa é obrigatório que eu tenha a nota fiscal de todos os softwares usados? (Ex: Windows, Delphi e etc)

Obrigado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
johnsson
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Sex Mar 15, 2013 1:59 am    Assunto: Re: Empresa de desenvolvimento de softwares - Dúvidas Responder com Citação

Pulik escreveu:
Olá pessoal,

Estou começando a criar programas voltados à comércios em geral, e minha intenção é, no futuro, abrir uma empresa para fornecer esse tipo de serviço.

3. O que acham de um sistema aonde o banco de dados fique conectado a um servidor na internet? (Assim podendo acessar as informações do sistema de qualquer lugar)
4. Pra registrar minha empresa é obrigatório que eu tenha a nota fiscal de todos os softwares usados? (Ex: Windows, Delphi e etc)

Obrigado.

1- Pela lei, um cnpj e um alvara de funcionamento que pode ser obtido junto a prefeitura de seu municipio, esse alvara caracteriza sua empresa e permite a emissão de nota fiscal de serviço. Um ex. de enquadramento "Empresa prestadora de serviços de tecnologia e afins", também tem um esquema de prestador de serviço sendo pessoa fisica, mas sinceramente nunca corri atrás, eu acho muita sacanagem o plano de empreendedor individual do governo não suprir a area de tecnologia.

2- Nada, a menos que você trabalhe com cupom fiscal o que envolve homologação de sistema em alguns casos e automação/integração com impressoras fiscais, não é necessario nenhum tipo de licença especial, basta olhar as regras da Nota Fiscal Eletrônica disponivel no manual do contribuiente (Ultima versão disponivel é a 5.0) no site da SEFAZ, e em caso de nota fiscal convecional é somente um formulario continuo.

3- Isso é relativo, é bom para alguns casos, ruins para outros, empresas grandes geralmente preferem manter o banco em estrutura própria. Fora que em algumas cidades a Internet é precária o que dificulta muito a utilização desse tipo de arquitetura, e se eu não me engano (Não lembro de cabeça, me corrijam se eu estiver errado), software fiscal tem ser Desktop para homologação e acho que o banco deve ser local ou pelo menos ter cache offline, não lembro perfeitamente das regras.

4- Para o registro da empresa não, porém é altamente recomendavel que você possua uma licença de todos os softwares que utiliza, caso ocorra uma denuncia por pirataria a multa é pesada, mas no geral você tem um prazo de 30 dias para regularizar o software, o problema é que vai ter que comprar tudo de uma só vez. Minha dica é a seguinte opte por planos mensais, por ex. Um amigo meu trabalha em um empresa que paga um valor X por mês a embarcadero, e isso provê acesso a todas licenças da empresa, Delphi, C++ Builder etc..., se eu não me engano (Esse valor deve estar desatualizado) o custo era de 180,00 reais mensais por desenvolvedor, a Microsoft também tem um plano assim, mas não me lembro de cabeça dos valores. Uma boa alternativa é utilizar a maior quantidade possivel de softwares open source/gratuitos.
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Mar 15, 2013 8:35 am    Assunto: Responder com Citação

Tá...vamos lá....

1 - Para vender softwares primeiro ter o software, segundo, analisar pra quem vai vender....se for pra órgãos públicos, tem que ter CNPJ, e o CNPJ do Empreendedor Individual não vale....

2 - Para emissão da NF-e, a principio não precisa de nenhum critério específico, o único problema ai é que, apenas a emissão da NF-e não exige CNPJ, se você for emitir cupom com eu software, ou ter TEF, tem que ter CNPJ, porque seu cliente tem que informar o CNPJ da empresa do software (no caso a sua) no Posto Fiscal Eletrônico. Não sei seu estado, mas na maioria preciso do PAF como obrigatório, logo, tem que ter empresa pra homologar (pessoa física não consegue homologar), em outros estados estão implantando as rotinas de Cupom Fiscal Eletrônico, que também precisam de CNPJ para registro junto a secretarias de fazenda.

3 - Acho péssima ideia, sem contar que serviço com ótima segurança custam caro, e pelo menos na minha região, o pessoal prefere os dados na empresa dele....

4 - Para registrar sua empresa não...mas dai é sim importante ter pelo menos o delphi registrado...

Abraço.
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Sex Mar 15, 2013 4:25 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá.

A questão da emissão de NF_e, depende do estado onde você terá clientes. Aqui no Paraná por exemplo, o sofware precisa ser registrado na receita estadual, tem alguns outros estados que necessita registrar o sistema, mais no geral a maioria não obriga.

Para homologar sistema de NF_e no paraná, é necessário ter CNPJ, acesso ao site da receita, ou seja, senha para acesso e enviar apenas o arquivo do Sintegra para homologação, não é necessário enviar o sistema todo.

Já pro PAF_ECF, ai a regra é a mesma para todos os estados, precisa testar o sistema em alguma faculdade e receber o termo de conformidade para depois registrar o sistema na receita.

Eu particularmente, consegui registrar o sistema na receita tendo uma empresa no MEI. O ramo de atividade é Manutenção de computadores e Comércio de equipamentos e suprimentos de informática, passou, mais fiz na sorte, por que muitos relataram na época que não era possível.
snoopygeek
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Mar 19, 2013 1:50 pm    Assunto: Re: Empresa de desenvolvimento de softwares - Dúvidas Responder com Citação

Pulik escreveu:
Olá pessoal,

Obrigado.

Saudações,

Os colegas acima já deram boas opiniões, mas gostaria de poder contribuir tambem pois já passei por tais dúvidas;

1) De preferencia, escolha um segmento do mercado para poder atacar. Contrate um bom vendedor ou então aproveite as potencialidades que a internet oferece. Cadastre seu software em sites de programas e procure montar uma boa estrutura de atendimento e suporte, senão voce irá se queimar no mercado.

2) Como já foi dito, tudo depende do estado que voce está. Nesses casos, nada melhor do que a consultoria de um bom contador.

3) Acho uma boa, dependendo do cliente é claro. Eu já ofereço esse tipo de serviço para alguns clientes, onde a responsabilidade pela segurança das informações e backup é toda minha. Procure alugar um servidor de uma empresa de responsa - Amazon por exemplo - pois eles garantem até 85% de UP.

4) Sempre é uma prática saudável utilizar softwares originais, não só por causa de obrigações legais e fiscais. Voce pode por exemplo utilizar softwares livres para economizar dinheiro. Exemplos:

- Pacote LibreOffice para textos, planilhas, apresentações, etc...
- Lazarus para Desenvolvimento;
- ThunderBird para Cliente de Email;
- Ubuntu Linux;
- e por ai vai.

No arremate, procure informações no SEBRAE de sua região sobre microempresas. Eles tem ótimos cursos sobre Administração de pequenos negócios. E voce vai precisar de tais conhecimentos, pode ter certeza.

Abraços e boa sorte.
Tecnologias: Delphi / Lazarus / Cobol / Php-Ajax
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário Yahoo Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.