ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Montando um empresa de programação

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
eudiclei
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Qua Abr 24, 2013 8:50 pm    Assunto: Montando um empresa de programação Responder com Citação

Olá pessoal,

No futuro, pretendo montar um pequena empresa no ramo de programação (softhouse.)
Gostaria de saber de quem já trabalha neste tipo de empresa, se possível, qual a estrutura necessário para começar um negócio.
Como: Equipamentos usados, setores, quantidade de funcionários, coisas desse tipo.

Agradeço a todos pelas informação
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
carbox
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Abr 24, 2013 10:00 pm    Assunto: Re: Montando um empresa de programação Responder com Citação

Boa noite amigo..

Depende muito do capital que você pretende investir. Conheço empresas que tem centenas de clientes e resume-se a um simples escritório com no máximo 5 pessoas por exemplo. 05 PC´s, 1 secretária, 01 financeiro, 01 vendendor e 02 analistas. A contabilidade você pode tercerizar...Importante que sua empresa seja legalizada.

eudiclei escreveu:
Olá pessoal,

No futuro, pretendo montar um pequena empresa no ramo de programação (softhouse.)
Gostaria de saber de quem já trabalha neste tipo de empresa, se possível, qual a estrutura necessário para começar um negócio.
Como: Equipamentos usados, setores, quantidade de funcionários, coisas desse tipo.

Agradeço a todos pelas informação
viox
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Abr 25, 2013 9:49 am    Assunto: Responder com Citação

Olá amigo, de inicio acredito que uma estrutura com 3 computadores e um telefone fixo já estaria ótimo.
Quanto a funcionários um vendedor, um suporte e um desenvolvedor.
Lógico que estou levando em conta que você vai iniciar o negócio, sem clientes.

http://www.soft42.com
http://www.nortaonegocios.com.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Abr 25, 2013 10:00 am    Assunto: Responder com Citação

alguem sabe me informar se é obrigado a trabalhar com NFS-e?
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Abr 25, 2013 1:24 pm    Assunto: Responder com Citação

cobaiaoo escreveu:

isso depende se sua cidade ja possui essa funcionalidade, pq pagar ISS é certeza, e vc vai ter q tirar nota de servico d qq forma, seja manual ou eletronica
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Abr 25, 2013 4:02 pm    Assunto: Responder com Citação

joemil escreveu:
cobaiaoo escreveu:

isso depende se sua cidade ja possui essa funcionalidade, pq pagar ISS é certeza, e vc vai ter q tirar nota de servico d qq forma, seja manual ou eletronica

pq eu sei o basico de NF-e, mas agora estao inventando essa tal de NFS-e, rs
e pelo q eu estou vendo cada cidade tem o seu padrao, mas no caso de aluguem de software joemil como fica a questao, precisa tirar essa nota? (n tem contrato e nem fidelidade)
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Abr 25, 2013 4:58 pm    Assunto: Responder com Citação

toda cidade cobra ISSQN (Imposto Sobre Servico de Qualqer Natureza)

se a sua empresa presta servico, tem q pagar (nao adianta chorar). é um IMPOSTO. o q varia é a aliquota. aqui (Sinop-MT) é 5% de ISS, mas varia de acordo com a cidade e o tipo da empresa (as empresas q usam material tem a base de calculo reduzida)
eudiclei
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Qui Abr 25, 2013 11:09 pm    Assunto: Responder com Citação

É possível abrir uma empresa de programação sendo empreendedor individual?
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Abr 26, 2013 7:42 am    Assunto: Responder com Citação

Bom dia...

- a questão do ISS, esse imposto é municipal, e varia de município para município, de forma que algumas tem a emissão de forma eletrônica, outras ainda continuam no papel, onde é necessário ir até a prefeitura para a emissão da guia. Na teoria, todo prestador de serviço deve recolher esse imposto, como eu disse, na teoria, porque na pratica isso não ocorre, de forma que, se você abrir uma empresa de software, deverá sim recolher esse imposto. As alíquotas desse imposto varia de município para município, mas apenas entre 2 e 5% do valor do serviço.

- quanto a uma "estrutura" para uma empresa, isso varia muito...se você esta começando agora, francamente não acho que precise de uma estrutura física. Daria pra trabalhar em casa até conseguir uma carteira de clientes sólida e que pudesse então bancar seu crescimento. A expressão "software house" surgiu justamente disso, de programadores que iniciavam seus trabalhos em casa. De qualquer forma, acho que "vendedor", "secretária", isso tudo é pra médio e longo prazo...acho que você tendo um software interessante pode ficar sem por muito tempo.
Na empresa que trabalho, ela já tem 25 anos de estrada, somos 5 programadores, 1 secretaria e mais 9 funcionários, entre suporte e o menino que faz banco, correios para nós, mas nos temos uma carteira interessante de clientes, e temos sistema para área de saúde, temos muitas prefeituras como clientes, isso demanda tempo para licitações, montagem de processos, propostas, por isso temos uma secretária só pra isso.

- quanto a questão de impostos, abrir uma empresa não é apenas pagar ISS, tem os outros impostos federais, que são pagos conforme seu faturamento (quanto maior o faturamento maior o imposto) e isso depende muito, fora os impostos com funcionarios (INSS, FGTS, etc...)

- quanto ao MEI, como desenvolvedor de software não tem como abrir, tem algumas atividades co-relatas que podem ser usadas, mas especifica para desenvolvedor não.

Abraço...
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sex Abr 26, 2013 9:15 am    Assunto: Responder com Citação

no meu caso, sou funcionario registrado de uma empresa de usinagem de concreto ha 2 anos, aqui temos 5 empresas (matriz + 4 filiais), e ha planos de expansao para mais 12 empresas (vamos ver se o salario acompanha essa evolucao hehehe)

mas antes disso, prestava servicos pra varias empresas como autonomo, desenvolvendo sistemas especificos (e alguns comerciais tb). ainda continuo com esses clientes, pois tenho um acordo com o chefe q posso sair (de vez em qdo é claro), pra atende-los (geralmente saio no dia da cobranca - coisa boa hein). os clientes tem o conhecimento q tenho este emprego, e 90% dos atendimentos a ele é via conexao remota.

tenho planos de abrir uma Sotware House, mas por enqto vou deixar assim.

a questao de notas, qdo o cliente solicita (q é quase zero) vou no issqn e emito uma como autonomo mesmo (alias ja faz um tempo q nao faco isso rsrsrs). a maioria dos clientes q tenho sao indicacoes de outros clientes, e assim vai no boca a boca.

aqui na cidade tem varias software houses, q atendem o ramo do comercio em geral, eu faco mais a parte de eles nao atendem (ramos especificos)
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 4:57 pm    Assunto: Responder com Citação

Ghost_Rider escreveu:

- quanto ao MEI, como desenvolvedor de software não tem como abrir, tem algumas atividades co-relatas que podem ser usadas, mas especifica para desenvolvedor não.

Abraço...

entendi o q vc quis dizer mas poderia me informar qual modalidade eu poderia usar para contornar esse problema? acho q tem tecnico em redes/manutencao seria isso?
mais uma coisa EI n precisa de contator, MEI tb fica isento?...... inclusive no proprio site do SEBRAE eu n achei diferenca, existe afinal diferenca de MEI para EI?
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 5:07 pm    Assunto: Responder com Citação

pra desenvolvimento nao vi MEI, e pelo q me falaram tem q ser simples nacional.

qto a diferenca do contador, melhor consultar um de confianca mesmo
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Jun 27, 2013 5:20 pm    Assunto: Responder com Citação

joemil escreveu:
pra desenvolvimento nao vi MEI, e pelo q me falaram tem q ser simples nacional.

qto a diferenca do contador, melhor consultar um de confianca mesmo

vc me respondeu e me deixou com duvidas kkkk
vamos em partes, pelo q vc disse eu entendi q EI/MEI n tem a modalidade de softhouse, mas aderindo ao SIMPLES eu posso ser desenvolvedor e ser uma softhouse
EI/MEI estao isentos de contabilidade formal ou seja vc msm cuida dessa parte, mas aderindo ao SIMPLES eu perco esse direito?
e outra coisa q perguntei q acho q ai q vc confundiu, tem diferenca de EI pra MEI?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Off-Topic Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.