| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
cobaiaoo Colaborador

|
Enviada: Ter Mai 21, 2013 11:52 pm Assunto: pra quem usa FireDAC |
|
|
pessoal agora q eu estava comecando a aprender a mexer no DBX, me aparece o FireDAC, rs
eu costumava usar os seguinte componentes
sqlconection, sqlquery, datasetprovider, clientdataset
agora estou usando (testando por enquanto)
adconnection, adquery
tenho algumas duvidas caso alguem souber me tira-las eu agradeco......
no caso do DBX o sqlquery é apenas leitura e o clientdataset levava uma fama enorme por trabalhar com dados na memoria
fui no chute (n vi nenhum exemplo de como conectar apenas deduzi pelo nome dos componentes)... tentei salvar pelo adquery.... e para minha surpresa n veio aquela mensagem q o componente é apenas READ-ONLY
mas ja q no FireDAC eu n uso clientdataset eu n estou trabalhando com dados na memoria..... significa q nesse caso o DBX levaria vantagem em uma aplicacao q roda em rede correto? ou errado?
outra duvida q peco q vcs me ajudem é a seguinte, com base nos componentes q eu usava no DBX eu consegui fazer uma MASTER DETAIL mas fazia parte do processo usar o clientdataset q agora com o FireDac eu n uso será que alguem poderia me ensinar a fazer master detail pelo FireDAC? _________________ I João 4:8 - "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." |
|
|
 |
joemil Moderador

Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9100 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Qua Mai 22, 2013 9:19 am Assunto: |
|
|
realmente o sqlQuery é readOnly. e eu nao uso DBX.
aqui uso Zeos (Zquery) ou MyDAC (MyQuery). neles tem a propriedade CachedUpdates, q permite trabalhar com os dados em memória, assim nao ha a necessidade do CDS tb
ou seja, fica assim a conexao:
TZConnection/TMyConnection
ZQuery/MyQuery (com CachedUpdates ativado)
TDataSource
TDataWare
provavelmente deve ter essa opcao na Query do FireDAC _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
|
 |
cobaiaoo Colaborador

|
Enviada: Qua Mai 22, 2013 11:58 am Assunto: |
|
|
joemil vc tem razao possui essa propriedade sim, desculpe-me a ignorancia mas seria vantagem deixar ela sempre TRUE? (por padrão ela fica FALSE)
outra coisa, saberia me explicar como fazer um MASTER DETAIL usando apenas o componente XXXQUERY _________________ I João 4:8 - "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." |
|
|
 |
cobaiaoo Colaborador

|
Enviada: Qua Mai 22, 2013 2:09 pm Assunto: |
|
|
sobre o master detail achei um exemplo
X:\Program Files (x86)\Embarcadero\FireDAC\Samples\Comp Layer\TADQuery\MasterDetail
*tinha dando uma olhada por alto antes mas n tinha reparado q tinha um exmplo XD _________________ I João 4:8 - "Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." |
|
|
 |
|