ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Migrar para plataforma WEB

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
djfelipe2004
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 11:17 am    Assunto: Migrar para plataforma WEB Responder com Citação

Ola caros amigos Delphianos

Tenho uma aplicação em delphi 7 ja pronta, e como se trata de um ERP, é muiiiitttttoooo grande, demoramos 5 anos para desenvolvela....

bom a questão é a seguinte, estamos buscando investidores agora para entrar no mercado e os mesmos exigem que possua platafoma web e mobile tambem...,

ai vem a grande questão da coisa, qual a melhor forma de fazer esse camarada rodar em WEB, teria como utilizar alguma versão mais recente do delhpi para isso ??

preciso de um HELP pessoal...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 1:33 pm    Assunto: Re: Migrar para plataforma WEB Responder com Citação

bem eu acho q ja q demoram 5 anos, nd mais junto do q atualizar o delphi, procure pelo XE2 ou XE4, pq ai vc consegue criar uma versao da sua aplicacao para Ipad e iphone
qto a plataforma web, o jeito q eu consigo pensar seria deixar o seu banco na nuvem e criar um front-end na web talvez em PHP (n conheco muito web)
qto a versao para android ate o fim do ano o delphi xe4 (ou será o xe5?) vai ter suporte

*minha opiniao caso alguem tiver mais ideia
djfelipe2004
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 2:11 pm    Assunto: Responder com Citação

meu caro cobaiaoo

então posso compilar no delphi xe2 ou xe4 para ipad... ai ja me serviria muito ja...

terei que fazer muitas modificações no código ?

se possivel me adicione no skype djfelipe2004

to meio que desesperado sabe rsrs
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 3:38 pm    Assunto: Responder com Citação

vai com calma, na verdade vc tem q ter em mente q o ambiente mobile, web e desktop sao muito diferentes
a embarcadero lanca ferramentas RAD q nos conseguimos fazer rapido com excelente desempenho e com REAPROVEITAMENTO DE CODIGO
acho q para um ERP estar mobile n seria "adequado" tdas as funcoes do desktop estarem disponiveis nessa plataforma (opiniao minha)

*eu n desenvolvo mobile apenas brinquei um pouco com o rad studio

vamos trabalhar em etapas, procure videos sobre o Delphi XE4
dps se vc topar vc migra sua aplicacao para a nova IDE (o q acho q um dia vc vai acabar tendo q fazer msm!)
dps vemos o q pode ser feito WEB e MOBILE, claro q so eu dei opiniao talvez algum outro membro tenha algo a acrescentar ou discordar!
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 9:02 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá djfelipe2004.

Estive recentemente em um Webnar da embarcadero e fiquei feliz e ao mesmo tempo triste.
Feliz, porque agora podemos desenvolver aplicativos mobile com Delphi, e tbm a promessa que já vem desde a XE2 de que poderá desenvolver para Android tbm, ou como diz o amigo Cobaiaoo, "OU SERÁ XE5", quem sabe a XE6 Cobaiaoo. kkkkkkkkkkkk

Triste, porque nossos sistemas desenvolvidos utilizando VCL, ou seja, a única opção das versões antigas do Delphi, não se consegue compilar para outros OS e muito menos móbile, para isso precisamos desenvolver a aplicação utilizando Firemonkey, novo recurso desde a versão XE2.

No seu caso amigo, única opção seria colocar o banco em nuvem e acessar remotamente, se quiser acessar pelo Browse, terá que desenvolver um aplicativo utilizando PHP, Java ou Flex Builder, esse último eu acho mais interessante.

Para acessar o banco de dados remotamente e desejar utilizá-lo em servidores de hospedagem na WEB, você terá que verificar se esse servidor permite conexão externa ao banco, na maioria dos casos não permitem, os administradores bloqueiam esse recurso.

Outra opção, seria você utilizar um servidor próprio, ou até mesmo do cliente, configurado com Windows 2003 ou 2008 e acessar a aplicação pela area de trabalho remota do Windows terminal que ele estiver utilizando.

Quando ao sistema mobile, você terá que desenvolver do zero, mesmo porque as telas não dariam para utilizar num celular por exemplo, e tbm tem a questão da VCL. Nesse caso teria que criar a aplicação Firemonkey e utilizar uma conexão externa pro aplicativo mobile, aqui a possibilidade é enorme.

Bom, resumindo, não tem muitos recursos pra deixar sua aplicação WEB, no caso só seriam duas mesmo, utilizar a conexão externa em servidor WEB, ou utilizar o Windows Server 2003 ou 2008.
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 9:13 pm    Assunto: Responder com Citação

Esqueci de mencionar.

A partir da versão 2010 do Delphi, tem a opção do DataSnap. Se você usa DXExpress, fica mais fácil integrar, mais de qualquer forma, terá que trocar os componentes, mesmo sendo DBExpress, porque a partir da versão 2010, esse componente foi atualizado e da erro quando você abre aplicações de versões anteriores do Delphi, a solução é excluir os componentes, colocá-los de volta na tela e compilar novamente.
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 9:37 pm    Assunto: Responder com Citação

marcosbaixista so discordo q vc foi um pouco sacarstico em relacao ao suporte a android
existem muitos rumores sobre o delphi q n devem ser levados a serio, mas dê um credito ao roadmap, digo isso pq nele estava sobre o suporte ao windows 8 (titles), que foi cumprido, o suporte para ios (que foi cumprido) e agora o suporte a android (que esperamos q seja cumprido, rs)
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sex Jun 07, 2013 11:29 pm    Assunto: Responder com Citação

concordo com o marcosbaixista. utilizando uma plataforma multicamada fica bem mais fácil migrar para web, visto que vc pode fazer as regras de negócios no servidor e tb no banco de dados, assim vc pode facilmente fazer uma interface web utilizando outra linguagem mesmo utilizando um servidor feito em delphi e que nas novas versões vem com suporte ao json que possibilita este servidor ser consumido por outras linguagens sem maiores problemas.

Mas isto vai depender de como foi feito o sistema e se foi preparado para portar para multicamada se for o caso, caso contrário é bem mais trabalhoso vc migrar um sistema que foi pensado como desktop desde o princípio, não digo impossível, mas mais trabalhoso.

bye
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Sáb Jun 08, 2013 12:50 am    Assunto: Responder com Citação

cobaiaoo escreveu:
marcosbaixista so discordo q vc foi um pouco sacarstico em relacao ao suporte a android
existem muitos rumores sobre o delphi q n devem ser levados a serio, mas dê um credito ao roadmap, digo isso pq nele estava sobre o suporte ao windows 8 (titles), que foi cumprido, o suporte para ios (que foi cumprido) e agora o suporte a android (que esperamos q seja cumprido, rs)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Então Cobaiaoo.

No Webinar que participei, o palestrante disse que o Android é uma verdadeira dor de cabeça para a embarcadero, mesmo porque existem muitas versões e elas mudam muito de uma pra outra, diferente do IOS que foi desenvolvido com a ideia do Windows, onde as mudanças não impactam muito no desenvolvimento.
Disse também que a embarcadero está tentando encontrar uma forma de unificar a programação para as versões do Android, mais que se não for possível, teremos a possibilidade de usar a API como já existe no IOS hoje.
O Android está dando dor de cabeça pra Embarcadero, mesmo porque Linux nunca foi o forte do Delphi.
cobaiaoo
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sáb Jun 08, 2013 9:07 am    Assunto: Responder com Citação

a embarcadero esta tendo dor de cabeca por causa da google kkk
acho q o delphi for android vai ser uma sincronização do RAD Studio com o eclipse
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.