ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

adicionar campos IBQUERY via programaçao

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
wcrisostomo
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Seg Dez 02, 2013 6:50 am    Assunto: adicionar campos IBQUERY via programaçao Responder com Citação

bom dia amigos do forum, estou precisando de uma rotina para adicionar fields(campos) em uma ibquery em run-time, alguem sabe como fazer, e que a consulta esta sendo criada dinamicamente, ela e uma consulta com apenas 1 campo, so que preciso desse campo adicionado nela e nao sei como fazer, e como se fosse fazer o procedimento onde clica com o botao direito do mouse e selecione add all field, so que queria fazer via programaça ...

conto com ajuda de vcs ...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
carbox
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Dez 02, 2013 8:58 am    Assunto: Re: adicionar campos IBQUERY via programaçao Responder com Citação

Bom dia!,

Primeiramente... Os campos já existem na tabela ou você também iria querer cria-los via programação?

Ou o que você precisa é que o próprio usuário var marcando os campos que quer pesquisar?

wcrisostomo escreveu:
bom dia amigos do forum, estou precisando de uma rotina para adicionar fields(campos) em uma ibquery em run-time, alguem sabe como fazer, e que a consulta esta sendo criada dinamicamente, ela e uma consulta com apenas 1 campo, so que preciso desse campo adicionado nela e nao sei como fazer, e como se fosse fazer o procedimento onde clica com o botao direito do mouse e selecione add all field, so que queria fazer via programaça ...

conto com ajuda de vcs ...
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
wcrisostomo
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Ter Dez 03, 2013 6:27 am    Assunto: Re: adicionar campos IBQUERY via programaçao Responder com Citação

[quote="carbox"]Bom dia!,

Primeiramente... Os campos já existem na tabela ou você também iria querer cria-los via programação?

Ou o que você precisa é que o próprio usuário var marcando os campos que quer pesquisar?

bom dia, e que quando eu usar o procedimento:

campo.text := consulta.fieldbyname('campo').asstring;

ele nao vai achar o campo !!! por isso quero inserir ele via programaçao

a instruçao sql que vai estar na query e a seguinte:

select campo.tabela from tabela where campo = :filtro

entendeu minha duvida ?
wcrisostomo
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Ter Dez 03, 2013 8:40 pm    Assunto: Re: adicionar campos IBQUERY via programaçao Responder com Citação

alguem ???
rafael_acacio
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Dez 04, 2013 8:44 am    Assunto: Responder com Citação

Sua SQL o procedimento está invertido.
O certo seria :

select tabela.campo from tabela where campo = :filtro

Você também pode usar dessa forma:

select a.campo from tabela a where campo = :filtro

E a função FieldByName('campo').asstring irá funcionar perfeitamente. Caso esteja ocorrendo algum erro compartilhe com o pessoal do fórum para podermos lhe ajudar.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.