will_pacini Aprendiz

|
Enviada: Qui Set 18, 2014 10:47 am Assunto: Relacionamento entre tabelas (salvando) [Duvida] |
|
|
Bom dia pessoal.
Estou fazendo um projeto básico, até comecei a tirar umas dúvidas em outro post que enviei más estava em outro assunto, acredito que o restante das minhas dúvidas seja melhor ser tirado aqui, tanto para efeito de ajudar alguém com a mesma dúvida...
Pois bem, estou fazendo um projeto para salvar registro de ligações, algo básico, de iniciante mesmo, em uma tela eu tenho o cadastro dos clientes que atendemos, com todos os dados necessários e foi criado uma tabela cliente para isso com o registro ID como PK.
Criei outra tela, uma tela dos registros, nele a atendente procurará o cliente cadastrado por duas opções, pelo nome do comércio ou por telefone do comércio.
Esse chamado também vai gerar um ID ao salvar.
A pesquisa do cliente está funcionando, em partes.
Como está minha pesquisa, estou usando dois DataSource, um para o DbGrid pegar os dados do cliente e mostrar a pesquisa, então esse está ligado aos dados do cliente.
Outro DataSource está ligado aos dados do registro, para uso do Memo e outras coisas.
Não sei se esse é o correto, se é necessário usar dois DataSource,
O que eu quero.
Quero salvar na tabela registro, todos os dados que já estão sendo salvos como ID do registro, data do registro, informações digitadas no Memo e quero salvar também os dados do cliente, eu sei que não preciso salvar todos os dados, salvar apenas o ID do cliente acho que já está bom.
Estou usando Xe3 + Firebird 2.5, eu criei na tabela registro um campo ID_Cliente como FK.
Parei aqui, não sei mais para onde ir e o que fazer.
Obrigado. |
|