 |
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
claudiojose Aprendiz

Registrado: Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2014 Mensagens: 102
|
Enviada: Qui Mai 18, 2017 9:23 am Assunto: problemas com a gravação no banco de dados |
|
|
Ola pessoal,
tenho um problema que acontece ao salvar no banco de dados.
Para salvar no banco de dados utilizo os comando em SQL e o FB
o que acontece é que as vezes vou salvar alguma coisa e me da um erro
de que a mais caracteres digitado do que o permitido no banco de dados.
Já tentei colocar um limite na propriedade maxlength do
componente EDIT, só que acontece que as vezes o usuário vai
digitar neste componente e só cabem poucos caracteres,
provavelmente há espaços em branco que o usuário não vê.
Como poderia resolver isso?
Grato
Claudio |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
leo_cj Colaborador

Registrado: Sábado, 26 de Março de 2011 Mensagens: 1335
|
Enviada: Qui Mai 18, 2017 9:37 am Assunto: |
|
|
Vamos lá, quando temos um campo Varchar(2) por exemplo, e tentamos incluir um valor 'Teste', a inclusão me retornará um erro, pois meu campo está preparado para receber no máximo 2 caracteres e não 5 que é a quantidade que estou enviando.
No sistema, você está utilizando componentes Dataware? (dbEdit, dbMemo, etc...?)
se sim, quando devidamente utilizados, os mesmos já se encarregam de limitar a quantidade de caracteres para que não ocorra esse erro.
por isso pode ocorrer de um dbEdit permitir apenas 2 caracteres enquanto que outro permite 80.
e quanto ao erro de caracteres a mais que o permitido, verifique qual campo está ocasionando esse erro, a quantidade de caracteres que estão sendo inclusos no campo e a quantidade máxima de caracteres aceitos pelo campo no banco de dados |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
wjuniordias Profissional


Registrado: Sexta-Feira, 16 de Março de 2012 Mensagens: 667
|
Enviada: Qui Mai 25, 2017 11:44 am Assunto: Re: problemas com a gravação no banco de dados |
|
|
Se você usasse os DBControls isso já seria feito automaticamente, mas como você usa controles que não são DataWare, vc tem duas opções.
Definir na propriedade "MaxLength" dos edits o tamanho máximo que o usuário pode digitar, porque fazendo isso, mesmo que ele coloque espaço em branco, não vai exceder a quantidade máxima, porque o espaço em branco também é contado como caracter.
Outra solução seria você aumentar o tamanho do campo no banco de dados.  _________________ "O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz." (Aristóteles) |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
johnny-walker Moderador


Registrado: Sábado, 4 de Outubro de 2003 Mensagens: 10653 Localização: Contagem/MG - BRAZIL
|
Enviada: Sex Mai 26, 2017 9:48 am Assunto: |
|
|
Verifique com o Ibexpert se há campos com algum problema, principalmente com domains que foram modificados, pois podem causar erros de overflown.
Se estiver acontecendo isto, você terá de arrumar no banco de dados e por vezes pode-se perder dados ao modificar o domain, portanto tome cuidado e faça um backup antes.
bye _________________ P.O.W.E.R B.Y D.E.L.P.H.I |
|
Voltar ao Topo |
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|