ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Consulta código em 2 ClientDataSet [RESOLVIDO]

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
RefPina
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Fev 03, 2020 2:51 pm    Assunto: Consulta código em 2 ClientDataSet [RESOLVIDO] Responder com Citação

Boa tarde pessoal,
Estou desenvolvendo um sistema e preciso muito da ajuda de vocês.
No meu form tenho dois clientdataset. Na parte de cima do form o primeiro clientdataset grava o nome das pessoas com ID gerado por uma trigger e retorna em um DbGrid, até aqui tudo bem. Já na parte debaixo do form coloquei um page Control com 4 abas, cada aba terá um clientdataset ligado a eles para cadastros de contatos, endereços, documentos e tipo de relacionamento com o sistema. Quando eu seleciono uma pessoa no primeiro clientdataset, quero que o clientataset debaixo mostre no dbgrid apenas as informações referentes ao ID atrelado aquela pessoa. Por exemplo selecionei a pessoa com id numero 1, no DBGrid debaixo deverá mostrar somente os contatos cadastrados com id 1. Não sei por onde começar. Já tentei clausula where no SQLQuery, mas não retorna o que quero. Estou usando delphi 10 com dbxpress. Se puderem me ajudar agradeço muito. PS: Se a explicação estiver confusa tento melhorar. Obrigado desde já.

Editado pela última vez por RefPina em Ter Fev 04, 2020 4:20 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
imex
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Fev 04, 2020 3:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde,

Acho que você pode fazer uma ligação do tipo mestre / detalhe entre os componentes. Experimente deixar as querys de detalhe (contatos, endereços, etc) com um parâmetro para o ID e configure a propriedade DataSource das SQLQuerys com o DataSource do ClientDataSet do cadastro de pessoas. Com essa configuração os parâmetros das querys de detalhe serão preenchidos automaticamente pelo componente.

obs: o nome do parâmetro deve ser igual ao nome do campo no cadastro mestre (pessoas no seu caso)

Espero que ajude

RefPina
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Fev 04, 2020 4:19 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde Imex,
Fiz do jeito que me indicou e funcionou certinho. Muito obrigado pela força!!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.