Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Seg Out 17, 2011 7:23 pm Assunto: Delphi XE2 - Mac - Iphone |
|
|
Abraços a todos...
Consegui compilar algumas aplicações para Mac OS e IOS, inclusive gerando o ipa e instalando no meu ipod.
Quem quiser dicas estou a disposição.
Att
Marcelo Soares De Nigres |
|
|
 |
joemil Moderador

Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9100 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 8:20 am Assunto: |
|
|
vai postando as dicas pra deixar pra pesquisa, ou entao crie um blog _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
|
 |
paulork Novato

|
Enviada: Ter Out 18, 2011 9:59 am Assunto: Distribuindo sua aplicação Mac OS |
|
|
Olá amigos, tenho duvidas de como distribuir minha aplicação compilada para MAC OS X.
Andei pesquisando sobre o assunto, mas quase nada encontrei. Encontrei um video do Andreano Lanusse que mostrava uma aplicação de exemplo rodando tanto em Windows e Mac OS (e iPhone se não me engano), mas no video era necessário a instalação do PAServer no Mac OS e apartir daí fazer uma conexão IP/Porta na maquina virtual e por pra rodar o aplicativo.
Até aí tudo bem, o exemplo funcionou beleza, mas ficam perguntas:
1) Entendo que para fins de Debug isso se faça necessario, mas teria como eu gerar no Windows o arquivo executável para posteriormente distribui-lo e rodá-lo no Mac??
2) Como eu distribuo minha aplicação criada para Mac OS??
3) Não deveria gerar um DMG?
Agradeço a atenção de todos...
Paulo |
|
|
 |
adriano_servitec Colaborador

Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 10:38 am Assunto: Re: Distribuindo sua aplicação Mac OS |
|
|
paulork escreveu: |
2) Como eu distribuo minha aplicação criada para Mac OS??
| Vc deve hospedar la no servidor deles, o pessoal da apple verifica seu sistema, e eles que decide se aprova ou não seu sistema, pois só vai entrar la no servidor deles programas que realmente rodam.
A vantagem é que a propaganda é por conta deles, vc detem 70% do lucro + impostos, eles ficam com 30%, só que a vc vai ter seu produto no mundo todo.
Uma das desvantagem que achei, é que é muito chato para eles liberarem, tem que estar 100% no padrão deles, se não volta de novo, e o ruim é que eles falam em ingles, e as vezes pelo telefone, aonde quem não entende ingles fica dificil de conversar. rsrsrs
Bom não posso explicar mais, pq ainda nosso produto esta em faze de aprovação na na apple. _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.rockdrum
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.drumsetfree |
|
|
 |
paulork Novato

|
Enviada: Ter Out 18, 2011 11:42 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado Adriano, a explanação já foi de grande valia e dá para ter uma boa ideia de como funciona.
"Depois que você tiver com o software aprovado na Apple Store poste aqui seus comentários para termos ideia de como funciona todo o processo."
Agradeço sua atenção |
|
|
 |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Ter Out 18, 2011 6:35 pm Assunto: |
|
|
Opa... pra quem quiser me add no msn msnigres@yahoo.com.br...
Instalei o PAServer no Mac OS.
Instalei tambem o FireMonkey-iOS.
Vamos precisar tambem do freepascal para Mac OS. Baixe e instale.
http://en.sourceforge.jp/projects/sfnet_freepascal/downloads/Mac%20OS%20X/2.4.4/fpc-2.4.4.intel-macosx.dmg/
Para instalação do PAServer siga esse tutorial: http://www.simonjstuart.com/2011/09/03/rad-studio-xe2-setting-it-up-for-a-mac-step-by-step-illustrated-guide/
Com o PAServer em execução continue.
No Delphi XE2, com seu projeto aberto, dentro do Project Manager clique com botao direito em "Target Platforms" e depois em "Add Platform". Escolha OS X.
No target criado que deve ser "OS X - Mac OS Leopard profile", clique com o botão direito e em "Assign Remote Profile" e depois em "Add". De um nome e clique em "Next".
Em "Host Name" digite o IP da sua maquina virtual do da sua maquina fisica e digite sua senha no campo "Password".
Clique em "Test Connection". Se passar continue clicando em "Next" e depois em "OK".
Seguindo esses passos já é possível compilar seu projeto Firemonkey no MAC OS.
Para desenvolver APPs para IOS é só fazer o seguinte:
No Delphi XE2 va em "Tools/Configure Tools" e clique em "Add".
Deixe assim:
Title: Export to XCode
Programa: dpr2xcode.exe
Parameters: $PROJECT
Crie um novo projeto para IOS em "File/New/Other".
Temos duas opções: "Firemonkey 3D IOS Application" e "Firemonkey HD IOS Application".
Consulta o site da Embarcadero para maiores definições: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/en/Creating_a_FireMonkey_Application
Lembrando que nesse caso temos apenas uma plataforma: IOS.
O nome da pasta do Projeto precisa ter o mesmo nome do Projeto, caso contrario teremos um erro de compilação no XCode.
Crie um projeto do tipo "Firemonkey HD IOS Application".
Salve e depois vá em "Tools/Export to Xcode".
Feito isso, vamos ter uma pasta chamada Xcode dentro da pasta do nosso projeto.
Compartilhe a pasta do seu projeto no Windows e mapeie essa pasta no MAC OS.
Dentro do XCode no Mac OS, navegue até a pasta Xcode do seu projeto, abra-o e compile.
Para criar o IPA me orientei por esse tutorial:
http://idotcomllc.wordpress.com/2009/05/26/how-to-build-a-ipa-file-from-xcode/
Lembrando que o script a ser colocado em "New Run Script Build Phase" deve ser adaptado ao seu projeto. Como por exemplo "images/logo_itunes.png".
Quando você exporta seu projeto para Xcode é criada uma estrutura de arquivos necessarios tais como o logo do seu app.
Se não me engano, para poder utilizar o XCode e compilar seus projetos para IOS é preciso ter uma conta de desenvolvedor da Apple que custa U$99/Anuais.
Eu posso ter esquecido alguma coisa. Se algo não der certo vamos resolvendo. |
|
|
 |
aline_amorim Aprendiz

|
Enviada: Ter Out 18, 2011 9:52 pm Assunto: |
|
|
Pessoal vocês estão usando um mac mesmo ou uma vm com o mac instalado? Tenho uma vm so que não consigo fazer o aplicativo rodar. Ele fica pulando no doc e depois para. Não abre e não faz nada nem informa se deu erro ou nao. Só quando clico com o botao direito ele diz que a aplicação não está respondendo. Já configurei tudo conforme os tutoriais e nada. Acho que é por causa da maquina virtual. Alguém tem alguma ideia? |
|
|
 |
adriano_servitec Colaborador

Registrado: Sexta-Feira, 30 de Janeiro de 2004 Mensagens: 17618
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 9:58 pm Assunto: |
|
|
aline_amorim escreveu: | Pessoal vocês estão usando um mac mesmo ou uma vm com o mac instalado? Tenho uma vm so que não consigo fazer o aplicativo rodar. Ele fica pulando no doc e depois para. Não abre e não faz nada nem informa se deu erro ou nao. Só quando clico com o botao direito ele diz que a aplicação não está respondendo. Já configurei tudo conforme os tutoriais e nada. Acho que é por causa da maquina virtual. Alguém tem alguma ideia? | Olá Aline, também não consegui rodar numa maquina virtual, somente no macbook, mais eu não uso o XE2 como no post do colega, eu utilizo o Obj-C. _________________ Jogo seu smartphone? Acesse o link e confira.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.rockdrum
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.couldsys.drumsetfree |
|
|
 |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Ter Out 18, 2011 11:30 pm Assunto: |
|
|
Como a maquina virtual do Mac OS nao tem aceleração 3D é necessário ter o Delphi XE2 com fontes, não pode ser o trial, por que se faz necessario alterar os fontes do Firemonkey para desabilitar a aceleração 3D.
Lembrando que no Windows o Firemonkey utiliza o DirectX e em outras plataformas o OpenGL. |
|
|
 |
aline_amorim Aprendiz

|
Enviada: Qua Out 19, 2011 7:48 pm Assunto: |
|
|
Obrigada colegas....rsrsr |
|
|
 |
paulork Novato

|
Enviada: Qui Out 20, 2011 11:59 am Assunto: |
|
|
Pessoal, me tirem uma outra duvida...
Eu criei um simples projeto de testes e compilei para MAC OS (não fiz a conexão Porta/IP, PAServer etc, apenas compilei) e passei via pendrive para um MacBook com Mac Os Lion...
Testei a aplicação e ela não roudou, ai voltei para o Delphi XE2 e fui em Deployment e vi que faltava a "libcgunwind.1.0.dylib", ok, copiei-a para a pasta da aplicação e tentei novamente, rodou tudo certinho a não ser o fato de eu não conseguir editar os textos que estavam nos edits, sendo que no windows eu altero normalmente...
alguma ideia??
agradeço desde já... |
|
|
 |
shaka41 Novato

|
Enviada: Dom Out 23, 2011 12:45 pm Assunto: |
|
|
Seguinte pessoal seguindo as decias do nosso amigo ms_nigres, consegui exportar para xcode um aplicativo teste, mas quando vou compilar no xcode dentro do mac ocx ocorre o seguinte erro:
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Shared" into "Folders/Local"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Folders/Local" into "Disk/Teste/xcode/build/Release-iphonesimulator/Teste.app/Teste"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Disk/Teste/xcode/build/Release-iphonesimulator/Teste.app/Teste" into "/Volumes/VMware"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "/Volumes/VMware" into "Shared"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Shared" into "Folders/Local"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Folders/Local" into "Disk/Teste/xcode/../Teste.pas"
Free Pascal Compiler version 2.5.1 [2011/10/23] for i386
Copyright (c) 1993-2011 by Florian Klaempfl and others
Target OS: Darwin/iPhoneSim for i386
Compiling Disk/Teste/xcode/../Teste.pas
Fatal: Can't open file "Teste.pas"
Fatal: Compilation aborted
Command /bin/sh failed with exit code 1
Meus Passos:
Criei uma nova aplicação no Delphi Xe salvei em uma pasta, no meu c:\ e exportei para xcode, ele criou um diretorio xcode, até ai tudo bem, abri o arquivo que exportei no XCODE no Mac OCX e na hora de realizar o build ele deu o erro acima, alguem pode ajudar.
Abraços |
|
|
 |
Borland_Linuxer Moderador

Registrado: Terça-Feira, 11 de Outubro de 2005 Mensagens: 4252 Localização: Manaus - Am
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 12:53 pm Assunto: |
|
|
ms_nigres escreveu: | Opa... pra quem quiser me add no msn msnigres@yahoo.com.br...
Instalei o PAServer no Mac OS.
Instalei tambem o FireMonkey-iOS.
Vamos precisar tambem do freepascal para Mac OS. Baixe e instale.
http://en.sourceforge.jp/projects/sfnet_freepascal/downloads/Mac%20OS%20X/2.4.4/fpc-2.4.4.intel-macosx.dmg/
Para instalação do PAServer siga esse tutorial: http://www.simonjstuart.com/2011/09/03/rad-studio-xe2-setting-it-up-for-a-mac-step-by-step-illustrated-guide/
Com o PAServer em execução continue.
No Delphi XE2, com seu projeto aberto, dentro do Project Manager clique com botao direito em "Target Platforms" e depois em "Add Platform". Escolha OS X.
No target criado que deve ser "OS X - Mac OS Leopard profile", clique com o botão direito e em "Assign Remote Profile" e depois em "Add". De um nome e clique em "Next".
Em "Host Name" digite o IP da sua maquina virtual do da sua maquina fisica e digite sua senha no campo "Password".
Clique em "Test Connection". Se passar continue clicando em "Next" e depois em "OK".
Seguindo esses passos já é possível compilar seu projeto Firemonkey no MAC OS.
Para desenvolver APPs para IOS é só fazer o seguinte:
No Delphi XE2 va em "Tools/Configure Tools" e clique em "Add".
Deixe assim:
Title: Export to XCode
Programa: dpr2xcode.exe
Parameters: $PROJECT
Crie um novo projeto para IOS em "File/New/Other".
Temos duas opções: "Firemonkey 3D IOS Application" e "Firemonkey HD IOS Application".
Consulta o site da Embarcadero para maiores definições: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/en/Creating_a_FireMonkey_Application
Lembrando que nesse caso temos apenas uma plataforma: IOS.
O nome da pasta do Projeto precisa ter o mesmo nome do Projeto, caso contrario teremos um erro de compilação no XCode.
Crie um projeto do tipo "Firemonkey HD IOS Application".
Salve e depois vá em "Tools/Export to Xcode".
Feito isso, vamos ter uma pasta chamada Xcode dentro da pasta do nosso projeto.
Compartilhe a pasta do seu projeto no Windows e mapeie essa pasta no MAC OS.
Dentro do XCode no Mac OS, navegue até a pasta Xcode do seu projeto, abra-o e compile.
Para criar o IPA me orientei por esse tutorial:
http://idotcomllc.wordpress.com/2009/05/26/how-to-build-a-ipa-file-from-xcode/
Lembrando que o script a ser colocado em "New Run Script Build Phase" deve ser adaptado ao seu projeto. Como por exemplo "images/logo_itunes.png".
Quando você exporta seu projeto para Xcode é criada uma estrutura de arquivos necessarios tais como o logo do seu app.
Se não me engano, para poder utilizar o XCode e compilar seus projetos para IOS é preciso ter uma conta de desenvolvedor da Apple que custa U$99/Anuais.
Eu posso ter esquecido alguma coisa. Se algo não der certo vamos resolvendo. |
Boa Tarde amigo se tiver interesse em escrever artigos para active delphi sobre esse assunto me envia um email no sergio@sdmsistemas.com.br
E acho que seria de muita ajuda para os colegas delphianos aqui do forum e outros que visitam o nosso site.
Parabens pelo poster. _________________ Abraços
Sérgio Guedes
www.lsisistemas.com.br
www.scvarejo.com.br - Projetos para parceiros e desenvolvedores |
|
|
 |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Seg Out 24, 2011 6:07 pm Assunto: |
|
|
O problema do Shaka foi resolvido.
Para poder compilar o projeto no Xcode precisamos ter acesso atraves do Mac OS a uma pasta com direito de leitura/escrita ou então copiar a pasta do projeto para uma pasta dentro do Mac OS.
Abraços |
|
|
 |
johnny-walker Moderador

Registrado: Sábado, 4 de Outubro de 2003 Mensagens: 10653 Localização: Contagem/MG - BRAZIL
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 11:22 am Assunto: |
|
|
Alguém pode me falar sobre o xe2, ele está estável e sem bugs sérios?
A interface se consegue efeitos iguais ao vgscene ksdev que deu origem ao firemonkey?
bye _________________ P.O.W.E.R B.Y D.E.L.P.H.I |
|
|
 |
|