ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

iniciante duvida basica

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ricardo_rodrigues
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Jan 08, 2007 10:52 am    Assunto: iniciante duvida basica Responder com Citação

ola bom dia a todos.
sou iniciante em delphi(sei um pouco de pascal), e tenho que fazer um programa para gerenciar uma empresa, para isso vou ter que usar banco de dados, no pascal(basico) eu criava automaticamente o arquivo que eu iria salvar os dados.
por recomendação pretendo usar o mysql, para gravar os dados no mysql eu crio primeiro o banco de dados com todos os campos e mando o delphi salvar nele ou o delphi cria automaticamente?
estou baixando varias apostilas e vou começar a estudar, estou fazendo essa pergunta para poder direcionar o foco dos meus estudos, não precisam colocar codigos ou coisas do tipo, gostaria apenas de saber como funciona a logica entre delphi e db.
se alguem puder ajudar agradeço.
p.s: fiquei em duvida onde colocar essa pergunta se estiver no lugar errado peço desculpas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Sufolk
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Seg Jan 08, 2007 11:27 am    Assunto: Responder com Citação

Olá Ricardo, seja bem vindo !!!!!

Primeiramente a respeito do MySQL, você optou por ele por ele ter que trabalhar na web? Somente gostaria de lembrar que ele não é free, se for para uso comercial tem que comprar a licensa. Eu recomendaria você utilizar firebird ou postgreSQL se você estiver optando por um banco free, mas enfim, isso é com o teu cliente.
Para fazer uso dos bancos relacionais como MySQL, firebird, postgre você tem que ter uma ferramenta de gerenciamento do banco como IBExpert (firebird), PG Admin (postgreSQL) ou MyAdmin (MySQL). Nessas ferramentas você vai ter que criar a estrutura do banco de dados para você acessar.
Após criado o banco local ou remoto você vai através do Delphi utilizar os componentes de acesso para manipular as informações nos bancos. Por exemplo, você pode utilizar para acessar o firebird os componentes da IBX, DBExpress, ADO entre outros. Ai você vai ter que dar uma pesquisada para ver o que se encaixa como componente de acesso para determinado banco. DBExpress e ADO acessam os outros bancos também.
IBX é uma biblioteca de componentes utilizada para acessar o interbase mas (até hoje) ele ainda trabalha perfeitamente com as versões do firebird mas até quando não se sabe então recomendo você dar uma estudada em outros componentes de acesso especialmente o dbExpress.
Qualquer dúvida retorne.

Abraço......Sufolk.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
ricardo_rodrigues
Novato
Novato

MensagemEnviada: Seg Jan 08, 2007 11:45 am    Assunto: Responder com Citação

muito obrigado Sufolk.
ja que o mysql é pago vou usar o firebird pelo que vi ele ja vem nativo com o delphi.
muito obrigado pela reposta.
abraços.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.