ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Tabela Pai e Filha

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
cadu27
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Sex Mar 21, 2008 6:49 am    Assunto: Tabela Pai e Filha Responder com Citação

eu quero fazer uma agenda onde um funcionario possui varios pacientes, acho que tem que ser feito tabela pai e filha nao é? to usando banco de dados sql
mas como fazer isso, ou existe algum modo mais simples de resolver

pois minha agenda esta criada, mas o que esta acontecendo é que eu tenho um dbgrid em um form com o nome dos funcionarios, ao clicar em abrir ele leva a um novo form com um dbgrid com o nome dos pacientes deste funcionario em questao, até ai tudo bem o problema é que quando cadastro um novo paciente, ele cadastra automaticamente um novo funcionario mas com campo em branco, ai o dbgrid1 fica cheio de campos em branco, to desesperado ja, o que eu faco para cadastrar somente o paciente sem mexer na estrutura do dbgrid1 ( funcionario) nao quero cadastrar um novo funcionario somente um novo paciente
obrigado
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
alexbandeira
Mestre
Mestre

MensagemEnviada: Sáb Mar 22, 2008 10:45 am    Assunto: Responder com Citação

Bom,
Já q vc não dá + detalhes de como está procedendo vou te repassar uma das formas possíveis.
Na verdade vc deverá usar 3 tbls. Paciente; Funcionário; Funcionário_Paciente.
A tbl 'Funcionário_Paciente' deve ter um campo com chave secundária a qual será armazenada a chave primária da tbl 'Funcionário'. isso quando for definido q o determinado func. irá atender o determinado pacien.
neste 2º form q vc informa ser para aparecer os pacientes de um determinado func. no onshow vc coloca um filtro de forma que apenas apareça os pacientes atendidos pelo func.
bom vc tbm deverá ter edites e botões para peder mudar de funci. e no change de edit o mesmo filtro para aparecer apenas os pacie. do func que estiver aparecendo.
qualquer dúvida especifique em qual parte vc está com dificuldade e se eu ver sua dificuldade te repassarei um exemplo de fonte a ser usado.
Do determinado procedimento.
Espero ter ajudado.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
cadu27
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Dom Mar 23, 2008 3:27 am    Assunto: Responder com Citação

alexBandeira to fazendo o seguinte eu criei uma tabela chamada agendaonde coloquei nome do funcionario e outras informacoes basicas tudo junto em uma so tabela ai que esta o problema, eu nao sei como fazer para chamar o nome do funcionario da tabela funcionarios. mas enfim.

no form do dbgrid1 eu coloquei um edit invisivel, que ao ser selecionado o nome no dbgrid esse nome é lancado no edit invisivel, ao clicar em abrir eu usei um codigo de pesquisa, onde o valor do edit invisivel leva ao form 2, como esse valor sempre e o nome selecionado, ele abre a agenda do funiconario, o que acontece é que ao criar um novo registro ele cria tb um registro nome do funcionario, em branco mesmo, mas ele acaba aparecendo no dbgrid1
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.