bruno291289 Novato

|
Enviada: Seg Abr 12, 2010 1:49 pm Assunto: Arquitetura de Desenvolvimento OO MVC |
|
|
Olá
Dias atrás eu lançei um tópico perguntando sobre qual a melhor forma de aplicar OO em delphi, e fui muito bem respondido.
Então eu pensei mais um pouco e estipulei um arquitetura de desenvolvimento muito interessante. Queria mostrar para vocês para ver o que vocês acham :
Classes Bases:
VO: Value Object; O objeto com o os dados, geralmente muito parecido com uma tabela do banco, é o objeto que carrega os dados da classe (Nome, Endereço, Código...).
RN: Regra de Negócio; A classe que faz as validações e os cálculos necessários para que a regra de negócio do sistema aconteça.
Pers: Classe responsável pela interação do objeto VO e os RNs relacionados a ele com o banco de dados. (Consultas, Inserções ....)
Obs: Classes bases são utilizadas para cada escopo do projeto.
Conexão com o banco de dados via DBExpress. Precisando de um DataModule Principal, um SQLConnection e um DataSet, somente.
Classes Uteis:
RNUtil: contem regras de negócios genéricas, como validação do campo data, que podem ser utilizadas por outras RNs ou em outros projetos.
PersUtil: é ligada com as Pers. Ela contém um ProviderDataSet e um ClientDataSet que são usados em consultas. onde passam o comando para o DataSet, e utilizam o resultado no client. Os comandos de inserção e edição são enviados diretamente para SQLConnection.
Telas:
Apenas se conectarão com os VOS e RNS do seu escopo.
Dêem opiniões por favor
Muito Obrigado! |
|