ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Filtro com DBgrid - Resolvido . . . . .
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
repleis
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2010 7:51 am    Assunto: Filtro com DBgrid - Resolvido . . . . . Responder com Citação

Olá Galera do Activedelphi, por favor do precisando de um Help...

Então Primeiramente, sou bem novato em Delphi

To desenvolvendo um sistema de cadastro de alunos e empacaquei na seguinte questão, tenho um DBCombox onde estão as séries e tenho a form onde se cadastra os alunos e nesse forme te a série de cada um, pois bem, nesse form que tem o DbCombox quer selecionar um série e quando eu selecinar aparecer todos os alunos que foram cadastrados referente a série que selecionei sendo assim pederei ver e montar as turmas num relatório mais tarde.

Obs: Uso Delphi 2007, Banco Ms Acesses ( Mdb )

Qualquer Ajuda séra bem vinda .....

Editado pela última vez por repleis em Qua Abr 14, 2010 7:44 am, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
gilsonnrodrigues
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2010 7:54 am    Assunto: Responder com Citação

então não seria um dbcombobox e sim um combobox
repleis
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2010 8:01 am    Assunto: Obrigado, mais .... Responder com Citação

Então Nunca, vi esse componente, e outra coisa qual os códigos que vou usar nesse componentes sou muito novato tava tentand usar um query pra fazer um filtro mais não deu certo...
repleis
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2010 8:17 am    Assunto: Opa o componente Achei Responder com Citação

Oi o componente já achei só falta o código pra filtrar

Um Help para um méro estreante em Delphi Pessoal

Dese já obrigado . . .
Benthola
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2010 12:27 pm    Assunto: Tenta Assim Responder com Citação

Coloque o um objeto query e um dataset ligado a tabela em questão

Exemplo na query coloque na propiedade sql o sequinte codigo Select * From Tabela em questão clique Ok de dois clique na query para adicionar os campos da tabela, coloque um dbgrid ligado a este query e coloque os campos que voce quer, agora vamos ao codigo para filtrar por turma.

Query1.SQL.Text:= ' Select * From Alunos Where Turma'+ ' ' + 'Like' + Chr(39) + Edit4.Text + Chr(39)';

Sendo que Alunos e a tabela onde estão cadastrados os dados dos alunos, Turma e o campo onde estão armazenados todas as turmas cadastradas, e o Edit4 e o Objeto (Edit, Combobox, o outro de sua preferencia), onde serão informado os dados para pesquisa.

veja se funciona, qualquer duvida, e so postar
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
repleis
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qua Abr 07, 2010 2:01 pm    Assunto: Ta quase Dando Certo Responder com Citação

Olá Benthola, parece que agora ta surgindo um luz, mais assim, não ta dando erro, porem não ta fazendo o filtro, bem vamos a alguns escolarecimento

1º da datasurce do Dbrid não pode selecionar a Query,
2º Essa DataSet é o AODdataset ou o ClienteDataset??
3º O Código que me passou tava dando erro no final do código ati tiri o ; e passou .
4º colquei esse código:
Query1.SQL.Text:= ' Select * From CadAlunos Where Série Atual:'+ ' ' + 'Like' + Chr(39) + Combobox1.Text + Chr(39)';

mais tirei o ;

pelo menos erro não está dando erro mais não consigo fazer o filtro.

Obs Será que não tem haver com o meu banco é Acesses ( Mdb ) ???

Moço não sei o que ta acontecendo, Fiz tudo como vc me explicou mais não deu . ..
Aguardo e muito obrigado pela força
Benthola
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 9:38 am    Assunto: Resposta Responder com Citação

Descupa o ero e Data Soucer e use o AdoQuery e veja se agora funciona
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Yahoo Messenger MSN Messenger
mestrehurricane
Mestre
Mestre

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 11:40 am    Assunto: Responder com Citação

Amigo procure na pesquisa do site aqui um topico filtro igual do excel tem um componete rdfgrid que vc pode usar e resolve seu problema pois este componente funciona como o excel vc pode filtrar e selecionar a serie e aparece a so ela e vc ainda podera continuar filtrando
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
repleis
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 4:22 pm    Assunto: Responder com Citação

mestrehurricane escreveu:
Amigo procure na pesquisa do site aqui um topico filtro igual do excel tem um componete rdfgrid que vc pode usar e resolve seu problema pois este componente funciona como o excel vc pode filtrar e selecionar a serie e aparece a so ela e vc ainda podera continuar filtrando

Olá Amigo, Então, Bem vamos lá tudo que pesquisei pra fazer esse filtro me leva a Sql e componentes como Query e Data Source, pois bem, eu pesquisei como vc me falou e não achei, teria como me explicar tipo um passo a passo, sou bem iniciante e preciso muito acabar esse projeto, Se puder me explicar como funciona esse filtro vou ficar muito agradecido, agora você que mancha bem de delphi por que os camandos sql que estou usando ta dando erros será que é por causa do meu banco que é Acesses ( Mdb )

Aguardo e muito obrigado . . .
repleis
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Qui Abr 08, 2010 4:30 pm    Assunto: Re: Resposta Responder com Citação

Benthola escreveu:
Descupa o ero e Data Soucer e use o AdoQuery e veja se agora funciona

Então, Tetei mais não conseguir não acho que tem algo que tenho que fazer por que sempre da erro deixa eu te explicar direitinho, olha tenho um Data Module, onde tem os ADOTables que ligo as tabelas, e tem os Data Soucer lá também que ligo no ADOTables e assim no form que tem o DBgri tenho um query, faço tudo que vc falou e nada. tem como passar um passo a passo fiqueria muito agradecido, to precisando muito mesmo.
mestrehurricane
Mestre
Mestre

MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2010 9:25 am    Assunto: Responder com Citação

Cara ve este topico e do componente que falei vc la tem o local para baixar
e um excelente componete nao conheço melhor

http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=47038&highlight=rfdbgrid
Benthola
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Abr 09, 2010 9:51 am    Assunto: Respondendo Responder com Citação

Ai se Torna mais facil exclui esta Adoquery DataSoucer do Form e usa a do DataModule ou seja ligue o Dbgrid ao Data Soucer que esta ligado a este AdoQuery e a rotina deve ser esta e so implementar: Dm.AdoQuery (Nome do AdoQuery em Questão).SQL.Text:= ' Select * From CadAluno (Nome do Banco de Dados) Where Turma (Nome do Campo a Ser Pesquisado)'+ ' ' + 'Like' + Chr(39) + Edit4.Text(Campo de Digitação da Consulta) + Chr(39)';

Acho que isso deve resolver, se não resolver me manda seu email que eu mando uma cosulta completa paso a passo pra voce.
repleis
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Sáb Abr 10, 2010 10:07 am    Assunto: Responder com Citação

mestrehurricane escreveu:
Cara ve este topico e do componente que falei vc la tem o local para baixar
e um excelente componete nao conheço melhor

http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=47038&highlight=rfdbgrid

Olá amigo, mestrehurricane, Então primeiramente muitissimo obrigado pela força que estas me dando, mais dei um olhada no componente, vi um exemplo e acho que não seria isso o meu caso, e outra coisa depois eu vou precisar imprimir o resultado do dbrid, entao a melhor solução seria fazer isso usando um query, mais não sei o que estou fazendo de errado sinceramente não sei. Mais muito obrigado pela força, depois, vc me responde se posso te mandar um email pra mim lhe mandar algumas imagens do meu sistema pra vc ter uma idéia obrigado.
repleis
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Sáb Abr 10, 2010 10:21 am    Assunto: Explicando Direitinho Responder com Citação

Então, Pessoal pode ser que vocês não estão entendendo como foi feito e o que quero vou explicar Direitinho é meio logo mais se ler vão entender.

1º Tenho um Banco de Dados Ms Acesses ( .Mdb )

2º Tenho um Data Module, Onde Estão, Um ADOConecion os ADOTable ( Um pra cada tabela do banco de dados) e os Data Source ligados aos ADOTables e tenho um ADOQuery quer síria pra fazer a consulta em questão.

3º Tenho um Form de Cadastro de Alunos, onde tem um Campo Série Atual:,

4º Tenho um Form de Pesquisa que tem um Dbrid, um Combobox e Um Botão

5º Quero selecionar um Série nesse Combobox citado acima e clicar no botão “Gerar Turma” e Aparecer no Dbrid também citado acima somente alunos referente a Série Selecionada.

Se precisarem de mais informações só dizer que passo.

Desde já obrigado..
mestrehurricane
Mestre
Mestre

MensagemEnviada: Sáb Abr 10, 2010 5:53 pm    Assunto: Responder com Citação

Ok então vamos la mas se vc tivesse lido o artigo do componente teria visto que ele faz tud isso e muito mais vc so precisaria seleiconar a serie e ele te daria todos naquela serie pq e um grid com auto filtro refiltravel mas vou te passar o codigo.

cria sua query e da um select * from sua query ai depois vc carrrega ja tudo no grid que tem no seu form coloca as series no combobox e no botao este codigo:

Query1.active := false;
query1.sql.clear;
query1.sql.add('select * from suatabela where serie= "' + edit1.Text + '"');
query1.active:= true;

proto ai vai filtrar qualquer coisa me add no msn ai que te explico melhor.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.