| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
maykonts Aprendiz

|
Enviada: Sáb Jan 08, 2011 10:16 pm Assunto: Automação para Delivery |
|
|
Ae pessoal, estou tentando desenvolver um sistema de entregas com um identificador de chamadas. Ou seja, assim que o telefone tocar o sistema recebe o numero do telefone automaticamente.
Andei pesquisando o 'SPBINA' mas parece bem desatualizado, e precisa fazer algumas 'GAMBIARRAS', O spbina funciona?, e como posso fazer de outra maneira?
Valeu. |
|
|
 |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 4:02 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde!!!
Eu tenho um sistema para delivery que faz a identificação de chamadas e ja abre um novo pedido para o cliente cadastrado ou abre tela para novo cadastro.
Usei um componente para manipulação de portas seriais. Esse componente possui um evento que é chamado no momento em que a porta recebe a string com o numero. Lembrando que a Telefonica, por exemplo, usa o sistema de identificação DTMF. Sei que existem outros sistemas em outras operadoras.
Não estou em casa no momento, por isso não consigo dizer exatamente o nome do componente e nem maiores detalhes. Amanhã (10/01) posto exatamente como fiz para fazer essa leitura.
Abraços |
|
|
 |
maykonts Aprendiz

|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 6:24 pm Assunto: |
|
|
Vlww. vou ficar no aguardo.. to quebrando a cabeça. para colocar isso no sis.
Abraço |
|
|
 |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Dom Jan 09, 2011 7:32 pm Assunto: |
|
|
Só para adiantar o componente que usei é o TComPort que você pode baixar em http://sourceforge.net/projects/comport/
Se quiser ir dando uma olhada é só baixar e instalar.
Coloque esse componente em um form e configure a porta e a velocidade para o dispositivo que você estiver utilizando.
Eu comprei um identificador de chamadas e configurei o TComPort conforme instruções do fabricante.
No evento RxChar você coloca sua rotina para capturar os dados que receber do seu aparelho de identificação de chamadas. Utilize esse artigo como referencia. http://www.dimensaotech.com/2010/07/comunicacao-serial-com-delphi-2010/
Amanhã informo pra você o fabricante do aparelho que comprei e as rotinas que utilizei para capturar os dados. |
|
|
 |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 10:21 am Assunto: |
|
|
Bom dia!!!
Conforme prometido segue a rotina que implementei para receber os dados do identificador de chamadas.
No Create do form eu executei o seguinte: comport1.Open;
Segue código do evento que captura os dados.
//Evento que é executado no recebimento dos dados do identificador de chamadas
procedure TfrmPrincipal.ComPort1RxChar(Sender: TObject; Count: Integer);
var
vStr, vTipoTel, vLinhaOrigem: string;
begin
vStr := '';
vTipoTel := '';
vLinhaOrigem := '';
ComPort1.ReadStr(vStr, Count);
if vStr = '£' then
begin
exit;
end;
//vTipoTel pega o flag do tipo do telefone:
//1 - telefone residencial ou comercial;
//7 - telefone público a cartão;
//Caso o equipamento envie junto o DDD, pego somente a parte sem o DDD
if Count = 14 then
begin
vTipoTel := copy(vStr,2,1);
vLinhaOrigem := copy(vStr,6, ;
end
else if Count = 11 then //Caso o equipamento envie somente o numero sem o DDD
begin
vTipoTel := copy(vStr,2,1);
vLinhaOrigem := copy(vStr,3, ;
end
else
begin
vTipoTel := '9';
vLinhaOrigem := 'NI';
end;
dmdados.tbEsperaBina.Insert;
dmdados.tbEsperaBinaLINHA_ORIGEM.value := vLinhaOrigem;
dmdados.tbEsperaBinaLINHA_DESTINO.Value := dmdados.tbBinaLINHA1.Value;
dmdados.tbEsperaBinaTIPO_LIGACAO.Value := vTipoTel;
dmdados.tbEsperaBinaATENDIDA.Value := 'N';
dmdados.tbEsperaBinaDATA.Value := now;
dmdados.tbEsperaBinaHORA.Value := now;
dmdados.tbEsperaBina.Post;
end;
Eu fiz o identificador de chamadas a parte do software. Pode ser um serviço ou um software rodando no tray e que fica monitorando o identificador de chamadas. Verifique que tenho um campo chamado LINHA_DESTINO que é a linha que vai receber a chamada. Nesse software que fica monitorando as chamadas, obrigo o cliente a informar qual porta COM esta ligada a determinada linha. E em cada terminal o cliente informa qual linha esse terminal vai atender.
Como pode ver, eu capturo o telefone do cliente(Origem) e insiro em uma tabela de "chamadas em espera" como não tendida junto com a linha do cliente que recebeu a chamada. Na tela de pedidos, coloquei um timer que fica verificando quando uma chamada não atendida foi inserida para a linha que ele informou que esse terminal vai atender, abre novo pedido ou novo cadastro e marca a chamada como atendida.
Não tenho aqui o nome do fabricante, até pq não sou eu que faz a compra do equipamento.
Mas nas especificações de qualquer equipamento devem estar descriminadas as configurações necessarias para fazer acesso através do componente.
É isso, espero ter sido claro. Qualquer duvida é só falar.
Abraços |
|
|
 |
maykonts Aprendiz

|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 10:52 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela ajuda. mas espera deixa eu ver si eu intendi. a conexão seria "Identificador de chamada(Aparelho)" > "modem?" ou "direto em alguma porta?" > "aplicativo"
como seria?
vlwww.
Abraço |
|
|
 |
maykonts Aprendiz

|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 10:56 pm Assunto: |
|
|
aH vi aqui no artigo. que é pela "serial".
Vo da uma estudada pra fazer. si eu não consegui, pergunto pra vc ok?
Abraço.. |
|
|
 |
maykonts Aprendiz

|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 11:04 pm Assunto: |
|
|
Li o artigo.. surgiu a dúvida, e se não tenho a porta serial, por exemplo um notebook, mesmo pq programo tudo atreves do note..
não há uma forma de fazer com uma usb ou algo assim?
vlw;; |
|
|
 |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 4:00 am Assunto: |
|
|
Boa noite!!!
Entaum, no meu caso, com o aparelho que conseguimos, ao instalar o driver USB ele cria uma porta COM virtual... não muda nada em relação a COM verdadeira... Ainda to tentando achar o nome do fabricante...
Descontinuamos esse software alguns meses atras... a pessoa q comprava os equipamentos nao esta mais na empresa... mas to vasculhando aki a internet...
Mas assim... pode ser até mesmo esses aparelhos de identificação normais, q tem display... é só ter uma conexao USB e o driver... |
|
|
 |
maykonts Aprendiz

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 3:54 pm Assunto: |
|
|
vlw.. vou ficar aguardando. e quanto aos identificadores.. tem algum que aconselha. não acho nenhum com saida usb. nem serial. vlw..
Abraço |
|
|
 |
faccruz Colaborador

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 4:03 pm Assunto: |
|
|
Ah, então precisa de um aparelho especifico? Com saida Serial/USB?
Será que não existe alguma forma de fazer isso direto com o modem? _________________ Facc System - Sistemas para Computador |
|
|
 |
ms_nigres Experiente

|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 5:00 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde faccruz...
Entaum... pesquisei na época e teria q ter um modem q tivesse suporte a DTMF, a maioria dos que tem por ai tem suporte a SFK (padrão americano)...
O unico modem que achei era um LG... custava uns 80... o mesmo preço do identificador... e mesmo assim li sobre algumas pessoas q estavam tendo problemas com o modem... foi ai q eu preferi usar um identificador dedicado... nunca tive problemas... as pizzarias estão utilizando a pelo menos 1 ano e meio e naum tive reclamações até hoje...
O esquema, com o modem e/ou identificador instalado, é abrir a porta serial onde ele esta instalado e monitorar a recepção dos caracteres... tanto o modem quanto o identificador USB usam portas seriais verdedeiras ou virtuais... |
|
|
 |
|