ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Chave primária permitindo duplicidade[Resolvido]

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
nildglan
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sáb Fev 05, 2011 10:18 pm    Assunto: Chave primária permitindo duplicidade[Resolvido] Responder com Citação

Pessoal ja dei uma estuda grande sobre banco de dados e o que aprendir é que chave primária em um campo é pra não deixar da duplicidade e fiz teste em um banco que tem e realmente não deixa inserir o numero que ja tem, mai o que mais me deixa intrigado é que eu tenho um banco aqui em que o programador fez muita programação baseado em uma chave que vc coloca o mesmo valor repetida vez exemplo no campo chave tem o valor 10 repetido varios vezes e gostaria de saber como ele fez

veja a estrutura da tabela dele

CREATE TABLE ENTIDADES_TELEFONES (
CODIGO_ENTIDADE CHAVE_GRANDE NOT NULL /* CHAVE_GRANDE = INTEGER NOT NULL CHECK (VALUE > 0) */,
ITEM CHAVE_PEQUENA NOT NULL /* CHAVE_PEQUENA = SMALLINT NOT NULL CHECK(VALUE >= 0) */,
CODIGO_TIPO_CONTATO CHAVE_PEQUENA NOT NULL /* CHAVE_PEQUENA = SMALLINT NOT NULL CHECK(VALUE >= 0) */,
DDI DESCRICAO_02 DEFAULT 55 /* DESCRICAO_02 = CHAR(2) */,
DDD DESCRICAO_02 /* DESCRICAO_02 = CHAR(2) */,
NUMERO_TELEFONE DESCRICAO_20 COLLATE PXW_INTL850 /* DESCRICAO_20 = VARCHAR(20) */,
CONTATO DESCRICAO_30 /* DESCRICAO_30 = VARCHAR(30) */
);

/******************************************************************************/
/*** Primary Keys ***/
/******************************************************************************/

ALTER TABLE ENTIDADES_TELEFONES ADD CONSTRAINT PK_ENTIDADES_TELEFONES PRIMARY KEY (CODIGO_ENTIDADE, ITEM);

/*** Foreign Keys ***/

ALTER TABLE ENTIDADES_TELEFONES ADD CONSTRAINT FK1_ENTIDADES_TELEFONES FOREIGN KEY (CODIGO_ENTIDADE) REFERENCES ENTIDADES (CODIGO_ENTIDADE) ON DELETE CASCADE ON UPDATE CASCADE;
ALTER TABLE ENTIDADES_TELEFONES ADD CONSTRAINT FK_ENTIDADES_TELEFONES FOREIGN KEY (CODIGO_TIPO_CONTATO) REFERENCES TIPO_CONTATO (CODIGO_TIPO_CONTATO) ON UPDATE CASCADE;

Editado pela última vez por nildglan em Ter Fev 08, 2011 12:00 pm, num total de 1 vez
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
temuchin
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 10:27 am    Assunto: Responder com Citação

Olá

Pelo que vi, o cara usou uma Chave Primária Composta na tabela
Código:

ALTER TABLE ENTIDADES_TELEFONES ADD CONSTRAINT PK_ENTIDADES_TELEFONES PRIMARY KEY (CODIGO_ENTIDADE, ITEM);

Nesse caso, a duplicidade é verificada de acordo com o conteúdo dos campos codigo_entidade e item em conjunto, não importando seus valores individuais.

Dê uma olhada no link abaixo... o cara explica as diferenças entre Chaves Primárias Simples e Chaves primárias Compostas

http://www.luis.blog.br/chave-primaria-simples-e-chave-primaria-composta.aspx

Espero que te ajude

Abraço

if ( topico.resolvido = true ) then begin
    titulo.caption := topico.titulo + ' [RESOLVIDO] ';
end;
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
nildglan
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 6:32 pm    Assunto: Responder com Citação

temuchin e como é que faço para localizar determinado registro pelo código se existe varios iguais exemplo?
eu quero apagar determinado registro como localizar só ele?
eu uso dbexpress e Firebird
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Seg Fev 07, 2011 9:22 pm    Assunto: Responder com Citação

nildglan escreveu:
temuchin e como é que faço para localizar determinado registro pelo código se existe varios iguais exemplo?
se tem varios repetidos vc deve colocar mais uma condição na clausula where que diferencia um do outro, assim vc consegue ir no alvo certo.
rafmattos
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 8:24 am    Assunto: Responder com Citação

nildglan escreveu:

como disse o adriano vc vai ter q colocar a chave ou outro campo q vc possa indentificalo como unico

Código:

where CODIGO_ENTIDADE = valor
   and  ITEM = valor
BrunoMoreyra
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Fev 08, 2011 3:59 pm    Assunto: Responder com Citação

Boa tarde,

você terá que utilizar a chave primária, que é composta. Terá que utilizar todos os campos pertencentes na chave primária.

nildglan escreveu:

Bruno Moreira Batista.
http://www.kawek.com.br/BrunoBatista
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.