ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Delphi XE2 - Mac - Iphone
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Mobile com Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
ms_nigres
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2011 7:23 pm    Assunto: Delphi XE2 - Mac - Iphone Responder com Citação

Abraços a todos...

Consegui compilar algumas aplicações para Mac OS e IOS, inclusive gerando o ipa e instalando no meu ipod.

Quem quiser dicas estou a disposição.

Att
Marcelo Soares De Nigres
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
joemil
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 8:20 am    Assunto: Responder com Citação

vai postando as dicas pra deixar pra pesquisa, ou entao crie um blog
paulork
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 9:59 am    Assunto: Distribuindo sua aplicação Mac OS Responder com Citação

Olá amigos, tenho duvidas de como distribuir minha aplicação compilada para MAC OS X.

Andei pesquisando sobre o assunto, mas quase nada encontrei. Encontrei um video do Andreano Lanusse que mostrava uma aplicação de exemplo rodando tanto em Windows e Mac OS (e iPhone se não me engano), mas no video era necessário a instalação do PAServer no Mac OS e apartir daí fazer uma conexão IP/Porta na maquina virtual e por pra rodar o aplicativo.

Até aí tudo bem, o exemplo funcionou beleza, mas ficam perguntas:
1) Entendo que para fins de Debug isso se faça necessario, mas teria como eu gerar no Windows o arquivo executável para posteriormente distribui-lo e rodá-lo no Mac??
2) Como eu distribuo minha aplicação criada para Mac OS??
3) Não deveria gerar um DMG?

Agradeço a atenção de todos...
Paulo
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 10:38 am    Assunto: Re: Distribuindo sua aplicação Mac OS Responder com Citação

paulork escreveu:

2) Como eu distribuo minha aplicação criada para Mac OS??
Vc deve hospedar la no servidor deles, o pessoal da apple verifica seu sistema, e eles que decide se aprova ou não seu sistema, pois só vai entrar la no servidor deles programas que realmente rodam.

A vantagem é que a propaganda é por conta deles, vc detem 70% do lucro + impostos, eles ficam com 30%, só que a vc vai ter seu produto no mundo todo.

Uma das desvantagem que achei, é que é muito chato para eles liberarem, tem que estar 100% no padrão deles, se não volta de novo, e o ruim é que eles falam em ingles, e as vezes pelo telefone, aonde quem não entende ingles fica dificil de conversar. rsrsrs

Bom não posso explicar mais, pq ainda nosso produto esta em faze de aprovação na na apple.
paulork
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 11:42 am    Assunto: Responder com Citação

Muito obrigado Adriano, a explanação já foi de grande valia e dá para ter uma boa ideia de como funciona.

"Depois que você tiver com o software aprovado na Apple Store poste aqui seus comentários para termos ideia de como funciona todo o processo."

Agradeço sua atenção
ms_nigres
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 6:35 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa... pra quem quiser me add no msn msnigres@yahoo.com.br...

Instalei o PAServer no Mac OS.

Instalei tambem o FireMonkey-iOS.

Vamos precisar tambem do freepascal para Mac OS. Baixe e instale.
http://en.sourceforge.jp/projects/sfnet_freepascal/downloads/Mac%20OS%20X/2.4.4/fpc-2.4.4.intel-macosx.dmg/

Para instalação do PAServer siga esse tutorial: http://www.simonjstuart.com/2011/09/03/rad-studio-xe2-setting-it-up-for-a-mac-step-by-step-illustrated-guide/

Com o PAServer em execução continue.

No Delphi XE2, com seu projeto aberto, dentro do Project Manager clique com botao direito em "Target Platforms" e depois em "Add Platform". Escolha OS X.
No target criado que deve ser "OS X - Mac OS Leopard profile", clique com o botão direito e em "Assign Remote Profile" e depois em "Add". De um nome e clique em "Next".
Em "Host Name" digite o IP da sua maquina virtual do da sua maquina fisica e digite sua senha no campo "Password".

Clique em "Test Connection". Se passar continue clicando em "Next" e depois em "OK".

Seguindo esses passos já é possível compilar seu projeto Firemonkey no MAC OS.

Para desenvolver APPs para IOS é só fazer o seguinte:

No Delphi XE2 va em "Tools/Configure Tools" e clique em "Add".

Deixe assim:
Title: Export to XCode
Programa: dpr2xcode.exe
Parameters: $PROJECT

Crie um novo projeto para IOS em "File/New/Other".

Temos duas opções: "Firemonkey 3D IOS Application" e "Firemonkey HD IOS Application".

Consulta o site da Embarcadero para maiores definições: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/en/Creating_a_FireMonkey_Application

Lembrando que nesse caso temos apenas uma plataforma: IOS.

O nome da pasta do Projeto precisa ter o mesmo nome do Projeto, caso contrario teremos um erro de compilação no XCode.

Crie um projeto do tipo "Firemonkey HD IOS Application".
Salve e depois vá em "Tools/Export to Xcode".
Feito isso, vamos ter uma pasta chamada Xcode dentro da pasta do nosso projeto.
Compartilhe a pasta do seu projeto no Windows e mapeie essa pasta no MAC OS.
Dentro do XCode no Mac OS, navegue até a pasta Xcode do seu projeto, abra-o e compile.

Para criar o IPA me orientei por esse tutorial:

http://idotcomllc.wordpress.com/2009/05/26/how-to-build-a-ipa-file-from-xcode/
Lembrando que o script a ser colocado em "New Run Script Build Phase" deve ser adaptado ao seu projeto. Como por exemplo "images/logo_itunes.png".
Quando você exporta seu projeto para Xcode é criada uma estrutura de arquivos necessarios tais como o logo do seu app.

Se não me engano, para poder utilizar o XCode e compilar seus projetos para IOS é preciso ter uma conta de desenvolvedor da Apple que custa U$99/Anuais.

Eu posso ter esquecido alguma coisa. Se algo não der certo vamos resolvendo.
aline_amorim
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 9:52 pm    Assunto: Responder com Citação

Pessoal vocês estão usando um mac mesmo ou uma vm com o mac instalado? Tenho uma vm so que não consigo fazer o aplicativo rodar. Ele fica pulando no doc e depois para. Não abre e não faz nada nem informa se deu erro ou nao. Só quando clico com o botao direito ele diz que a aplicação não está respondendo. Já configurei tudo conforme os tutoriais e nada. Acho que é por causa da maquina virtual. Alguém tem alguma ideia?
adriano_servitec
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 9:58 pm    Assunto: Responder com Citação

aline_amorim escreveu:
Pessoal vocês estão usando um mac mesmo ou uma vm com o mac instalado? Tenho uma vm so que não consigo fazer o aplicativo rodar. Ele fica pulando no doc e depois para. Não abre e não faz nada nem informa se deu erro ou nao. Só quando clico com o botao direito ele diz que a aplicação não está respondendo. Já configurei tudo conforme os tutoriais e nada. Acho que é por causa da maquina virtual. Alguém tem alguma ideia?
Olá Aline, também não consegui rodar numa maquina virtual, somente no macbook, mais eu não uso o XE2 como no post do colega, eu utilizo o Obj-C.
ms_nigres
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 11:30 pm    Assunto: Responder com Citação

Como a maquina virtual do Mac OS nao tem aceleração 3D é necessário ter o Delphi XE2 com fontes, não pode ser o trial, por que se faz necessario alterar os fontes do Firemonkey para desabilitar a aceleração 3D.

Lembrando que no Windows o Firemonkey utiliza o DirectX e em outras plataformas o OpenGL.
aline_amorim
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Qua Out 19, 2011 7:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Obrigada colegas....rsrsr
paulork
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 11:59 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal, me tirem uma outra duvida...

Eu criei um simples projeto de testes e compilei para MAC OS (não fiz a conexão Porta/IP, PAServer etc, apenas compilei) e passei via pendrive para um MacBook com Mac Os Lion...

Testei a aplicação e ela não roudou, ai voltei para o Delphi XE2 e fui em Deployment e vi que faltava a "libcgunwind.1.0.dylib", ok, copiei-a para a pasta da aplicação e tentei novamente, rodou tudo certinho a não ser o fato de eu não conseguir editar os textos que estavam nos edits, sendo que no windows eu altero normalmente...

alguma ideia??

agradeço desde já...
shaka41
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 12:45 pm    Assunto: Responder com Citação

Seguinte pessoal seguindo as decias do nosso amigo ms_nigres, consegui exportar para xcode um aplicativo teste, mas quando vou compilar no xcode dentro do mac ocx ocorre o seguinte erro:

Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Shared" into "Folders/Local"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Folders/Local" into "Disk/Teste/xcode/build/Release-iphonesimulator/Teste.app/Teste"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Disk/Teste/xcode/build/Release-iphonesimulator/Teste.app/Teste" into "/Volumes/VMware"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "/Volumes/VMware" into "Shared"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Shared" into "Folders/Local"
Warning: Only one source file supported, changing source file to compile from "Folders/Local" into "Disk/Teste/xcode/../Teste.pas"
Free Pascal Compiler version 2.5.1 [2011/10/23] for i386
Copyright (c) 1993-2011 by Florian Klaempfl and others
Target OS: Darwin/iPhoneSim for i386
Compiling Disk/Teste/xcode/../Teste.pas
Fatal: Can't open file "Teste.pas"
Fatal: Compilation aborted
Command /bin/sh failed with exit code 1

Meus Passos:

Criei uma nova aplicação no Delphi Xe salvei em uma pasta, no meu c:\ e exportei para xcode, ele criou um diretorio xcode, até ai tudo bem, abri o arquivo que exportei no XCODE no Mac OCX e na hora de realizar o build ele deu o erro acima, alguem pode ajudar.

Abraços
Borland_Linuxer
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 12:53 pm    Assunto: Responder com Citação

ms_nigres escreveu:
Opa... pra quem quiser me add no msn msnigres@yahoo.com.br...

Instalei o PAServer no Mac OS.

Instalei tambem o FireMonkey-iOS.

Vamos precisar tambem do freepascal para Mac OS. Baixe e instale.
http://en.sourceforge.jp/projects/sfnet_freepascal/downloads/Mac%20OS%20X/2.4.4/fpc-2.4.4.intel-macosx.dmg/

Para instalação do PAServer siga esse tutorial: http://www.simonjstuart.com/2011/09/03/rad-studio-xe2-setting-it-up-for-a-mac-step-by-step-illustrated-guide/

Com o PAServer em execução continue.

No Delphi XE2, com seu projeto aberto, dentro do Project Manager clique com botao direito em "Target Platforms" e depois em "Add Platform". Escolha OS X.
No target criado que deve ser "OS X - Mac OS Leopard profile", clique com o botão direito e em "Assign Remote Profile" e depois em "Add". De um nome e clique em "Next".
Em "Host Name" digite o IP da sua maquina virtual do da sua maquina fisica e digite sua senha no campo "Password".

Clique em "Test Connection". Se passar continue clicando em "Next" e depois em "OK".

Seguindo esses passos já é possível compilar seu projeto Firemonkey no MAC OS.

Para desenvolver APPs para IOS é só fazer o seguinte:

No Delphi XE2 va em "Tools/Configure Tools" e clique em "Add".

Deixe assim:
Title: Export to XCode
Programa: dpr2xcode.exe
Parameters: $PROJECT

Crie um novo projeto para IOS em "File/New/Other".

Temos duas opções: "Firemonkey 3D IOS Application" e "Firemonkey HD IOS Application".

Consulta o site da Embarcadero para maiores definições: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/en/Creating_a_FireMonkey_Application

Lembrando que nesse caso temos apenas uma plataforma: IOS.

O nome da pasta do Projeto precisa ter o mesmo nome do Projeto, caso contrario teremos um erro de compilação no XCode.

Crie um projeto do tipo "Firemonkey HD IOS Application".
Salve e depois vá em "Tools/Export to Xcode".
Feito isso, vamos ter uma pasta chamada Xcode dentro da pasta do nosso projeto.
Compartilhe a pasta do seu projeto no Windows e mapeie essa pasta no MAC OS.
Dentro do XCode no Mac OS, navegue até a pasta Xcode do seu projeto, abra-o e compile.

Para criar o IPA me orientei por esse tutorial:

http://idotcomllc.wordpress.com/2009/05/26/how-to-build-a-ipa-file-from-xcode/
Lembrando que o script a ser colocado em "New Run Script Build Phase" deve ser adaptado ao seu projeto. Como por exemplo "images/logo_itunes.png".
Quando você exporta seu projeto para Xcode é criada uma estrutura de arquivos necessarios tais como o logo do seu app.

Se não me engano, para poder utilizar o XCode e compilar seus projetos para IOS é preciso ter uma conta de desenvolvedor da Apple que custa U$99/Anuais.

Eu posso ter esquecido alguma coisa. Se algo não der certo vamos resolvendo.

Boa Tarde amigo se tiver interesse em escrever artigos para active delphi sobre esse assunto me envia um email no sergio@sdmsistemas.com.br

E acho que seria de muita ajuda para os colegas delphianos aqui do forum e outros que visitam o nosso site.

Parabens pelo poster.

Sérgio Guedes
www.lsisistemas.com.br
www.scvarejo.com.br - Projetos para parceiros e desenvolvedores
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
ms_nigres
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Seg Out 24, 2011 6:07 pm    Assunto: Responder com Citação

O problema do Shaka foi resolvido.

Para poder compilar o projeto no Xcode precisamos ter acesso atraves do Mac OS a uma pasta com direito de leitura/escrita ou então copiar a pasta do projeto para uma pasta dentro do Mac OS.

Abraços
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 11:22 am    Assunto: Responder com Citação

Alguém pode me falar sobre o xe2, ele está estável e sem bugs sérios?
A interface se consegue efeitos iguais ao vgscene ksdev que deu origem ao firemonkey?

bye
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Mobile com Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.