ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Aplicação modularizada, acessando componentes.

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
felipesv19
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 12:19 pm    Assunto: Aplicação modularizada, acessando componentes. Responder com Citação

Olá a todos!

Estou qerendo fazer uma aplicação grande, algo parecido com um ERP, e optei por modularizar a aplicação.

Consegui fazer um package e minha aplicação principal da um load nele dinamicamente, até ai tudo bem, mas a grande dúvida é a seguinte:

Tenho um form com um socket, este form é o form da aplicação principal, nesse form carrego um modulo e nesse modulo tem uma função para criar um form que na verdade é uma Unit pronta dentro mesmo do modulo, esta tem botoes, text edit...;

tudo ocorre perfeitamente, mas eu queria saber se existe a possibilidade de acessar a socket no form principal do form criado do modulo ou vice/versa, pois ainda não consegui realizar este feito!

Agradeço a todos que puderem me responder. Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leogazio
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 1:38 pm    Assunto: Re: Aplicação modularizada, acessando componentes. Responder com Citação

felipesv19 escreveu:
Olá a todos!

Estou qerendo fazer uma aplicação grande, algo parecido com um ERP, e optei por modularizar a aplicação.

Consegui fazer um package e minha aplicação principal da um load nele dinamicamente, até ai tudo bem, mas a grande dúvida é a seguinte:

Tenho um form com um socket, este form é o form da aplicação principal, nesse form carrego um modulo e nesse modulo tem uma função para criar um form que na verdade é uma Unit pronta dentro mesmo do modulo, esta tem botoes, text edit...;

tudo ocorre perfeitamente, mas eu queria saber se existe a possibilidade de acessar a socket no form principal do form criado do modulo ou vice/versa, pois ainda não consegui realizar este feito!

De que socket você tá falando maluco? Pode explicar melhor por favor?

Suporte para todo o Brasil via;
E-mail: leonardogazio@delphimasters.com
Msn: lngsmattos@hotmail.com
Claro: (21) 7301-7243
felipesv19
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 3:21 pm    Assunto: Re: Aplicação modularizada, acessando componentes. Responder com Citação

leogazio escreveu:
felipesv19 escreveu:
Olá a todos!

O sistema ta assim:

FormPAI -> UnitPAI

------------------------

Unit1 -> modulo.bpl

------------------------

O FormPAI carrega o modulo.bpl, ai acessa uma função dentro da unit1 que tá dentro do modulo.bpl que foi carregado. Essa função cria o form do modulo, mostrando ele renderizado para o usuário.

eu queria saber se é possivel acessar do form que o modulo criou algum componente no FormPAI, talvez como texto em um memo, ou edit qualquer.

Como exemplo eu queria poder usar o TClientSocket do FormPAI atravez do form recem criado pelo modulo carregado!

Espero ter sido claro Smile
leogazio
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 3:34 pm    Assunto: Re: Aplicação modularizada, acessando componentes. Responder com Citação

felipesv19 escreveu:
leogazio escreveu:
felipesv19 escreveu:
Olá a todos!

O sistema ta assim:

FormPAI -> UnitPAI

------------------------

Unit1 -> modulo.bpl

------------------------

O FormPAI carrega o modulo.bpl, ai acessa uma função dentro da unit1 que tá dentro do modulo.bpl que foi carregado. Essa função cria o form do modulo, mostrando ele renderizado para o usuário.

eu queria saber se é possivel acessar do form que o modulo criou algum componente no FormPAI, talvez como texto em um memo, ou edit qualquer.

Como exemplo eu queria poder usar o TClientSocket do FormPAI atravez do form recem criado pelo modulo carregado!

Espero ter sido claro Smile

Cara funcionar talvez funcione mas não se trabalha assim não, essa é uma forma errônea de se trabalhar, o jeito mais certo seria você criar um DataModule e instanciar o socket por dentro do DataModule...

Suporte para todo o Brasil via;
E-mail: leonardogazio@delphimasters.com
Msn: lngsmattos@hotmail.com
Claro: (21) 7301-7243
felipesv19
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 3:58 pm    Assunto: Responder com Citação

Então... como utilizar o datamodule nesse caso?

=/

Não sei se o form do modulo externo vai acessar o datamodule... se for possivel, queria saber de alguma forma de fazer isso...
gilsonnrodrigues
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Sáb Jan 14, 2012 11:15 pm    Assunto: Responder com Citação

creio q uma maneira seria vc qdo carregar, informar pra o modulo recem-carregado a instancia desse socket.

funcionaria assim:

vc cria o socket;
coloca ele pra funcionar;

qdo vc carregar o modulo, quem o carrega envia pra ele o socket.
felipesv19
Novato
Novato

MensagemEnviada: Dom Jan 15, 2012 12:34 am    Assunto: Responder com Citação

gilsonnrodrigues escreveu:
creio q uma maneira seria vc qdo carregar, informar pra o modulo recem-carregado a instancia desse socket.

funcionaria assim:

vc cria o socket;
coloca ele pra funcionar;

qdo vc carregar o modulo, quem o carrega envia pra ele o socket.

Você poderia me dar algum exemplo de como avisar o modulo?
gilsonnrodrigues
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2012 9:10 am    Assunto: Responder com Citação

do app principal vc consegue acessar algo do modulo?

o q?

como?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.