|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
brFlanja Novato

|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 7:10 pm Assunto: Como trabalhar como programador autonomo. |
|
|
Boa noite amigos, necessito de ajuda, sou programador delphi, e estou desempregado, moro na região de Angra dos Reis RJ, gostaria de sugestões sobre como começar a trabalhar sosinho, me encontro em uma situação um pouco dificil, toda a ajuda é bem vinda. |
|
|
 |
joemil Moderador

Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9100 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 9:08 am Assunto: |
|
|
a primeira coisa é se organizar. verifique em qual area vc pode atuar. aqui trabalho como autonomo, mas nao me aventuro em sistemas comerciais, pois esta ficando complicado e o governo cada vez mais aperta o cerco (veja ai SPED, TEF, PAF-ECF...), e se vc nao tiver uma estrutura boa, tvz nao consiga realizar o trabalho com satisfacao para o cliente (diga-se ai a analise, desenvolvimento, atendimento, tempo pra acompanhar as mudancas, etc).
aqui trabalho em areas onde as empresas de softwares nao atendam. ou nao tem interesse em atender. apesar de ter q fazer um software diferente pra cada cliente, com um bom planejamento a coisa flue, e pode dar um bom retorno. e inclusive tenho parcerias com as softhouses, onde eles mesmo indicam novos clientes.
boa sorte nessa sua nova empreitada _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
|
 |
brFlanja Novato

|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 1:34 pm Assunto: |
|
|
joemil escreveu: | a primeira coisa é se organizar. verifique em qual area vc pode atuar. aqui trabalho como autonomo, mas nao me aventuro em sistemas comerciais, pois esta ficando complicado e o governo cada vez mais aperta o cerco (veja ai SPED, TEF, PAF-ECF...), e se vc nao tiver uma estrutura boa, tvz nao consiga realizar o trabalho com satisfacao para o cliente (diga-se ai a analise, desenvolvimento, atendimento, tempo pra acompanhar as mudancas, etc).
aqui trabalho em areas onde as empresas de softwares nao atendam. ou nao tem interesse em atender. apesar de ter q fazer um software diferente pra cada cliente, com um bom planejamento a coisa flue, e pode dar um bom retorno. e inclusive tenho parcerias com as softhouses, onde eles mesmo indicam novos clientes.
boa sorte nessa sua nova empreitada |
Eu ja avia pensado em sistemas comerciais, mas realmente esta muito dificil atuar nesta area, mas em que areas vc atua especificamente? Gostaria de alguns detalhes sobre o seu trabalho para quem sabe eu poder me nortear.
Muito obrigado pela sua atenção Joemil. |
|
|
 |
joemil Moderador

Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9100 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Ter Jan 10, 2012 3:36 pm Assunto: |
|
|
aqui sou do tipo faz-tudo
eu pego projetos em qualquer area q eu consiga atender e na regiao ninguem atenda (pra poder dar lucro), tenho poucos clientes q me rendem um bom salario mensal (e olha q nao trabalho nem 40hrs/semana, tenho tempo pra familia, nao me incomodo com ligacoes de clientes) sao areas distintas: usinagem de concreto, serralheria, analise de solo, distribuidoras, entre outras). to querendo entrar na area mobile/android.
cada segmento tem um projeto/sistema especifico. a parte financeira/administrativa tb faco, mas nao atuo na area comercial (como vendas/compras/cupom fiscal/nfe/sped)
isso vai depender mto da sua regiao, mas com certeza deve tr um nicho q ainda nao foi explorado, ou somente com empresas de fora.
mas lembre-se: o comeco é sempre duro. to nesse ramo ha uns 4 anos assim q agora q to colhendo os frutos _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
|
|
 |
brFlanja Novato

|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 6:09 pm Assunto: |
|
|
joemil escreveu: | aqui sou do tipo faz-tudo
eu pego projetos em qualquer area q eu consiga atender e na regiao ninguem atenda (pra poder dar lucro), tenho poucos clientes q me rendem um bom salario mensal (e olha q nao trabalho nem 40hrs/semana, tenho tempo pra familia, nao me incomodo com ligacoes de clientes) sao areas distintas: usinagem de concreto, serralheria, analise de solo, distribuidoras, entre outras). to querendo entrar na area mobile/android.
cada segmento tem um projeto/sistema especifico. a parte financeira/administrativa tb faco, mas nao atuo na area comercial (como vendas/compras/cupom fiscal/nfe/sped)
isso vai depender mto da sua regiao, mas com certeza deve tr um nicho q ainda nao foi explorado, ou somente com empresas de fora.
mas lembre-se: o comeco é sempre duro. to nesse ramo ha uns 4 anos assim q agora q to colhendo os frutos |
Boa noite Joemil, so para finalizar este topico, qual e o sistema de cobrança que você faz, é mensalidade ou venda? |
|
|
 |
joemil Moderador

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 8:52 am Assunto: |
|
|
ambos rsrsrs
vc cobra um valor pelo desenvolvimento do sistema (seu servico)
e um valor mensal da manutencao/uso (pelo menos vc vai uma vez por mes visitar seu cliente)
aqui nao uso cobranca por boleto, a cidade é pequena e em 1 dia consigo visitar todos os clientes (tenho poucos), ja faco uma visita, verifico como esta o backup, limpeza dos backups antigos e a cobranca ao mesmo tempo hehehe
e atendo por conexao remota tb (TeamViewer)
no comeco do projeto, vou mto ao cliente, pq precisa atualizar o sistema, dar treinamento, pegar novas solicitacoes, mas em questao de 2 meses, essa fase passa, e visitas somente qdo ha mta necessidade.
pelo menos pra mim ta compensando. _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
|
|
 |
leogazio Colaborador

Registrado: Domingo, 18 de Fevereiro de 2007 Mensagens: 1047 Localização: Alto Paraná - PR
|
Enviada: Dom Jan 15, 2012 3:06 pm Assunto: Re: Como trabalhar como programador autonomo. |
|
|
brFlanja escreveu: | Boa noite amigos, necessito de ajuda, sou programador delphi, e estou desempregado, moro na região de Angra dos Reis RJ, gostaria de sugestões sobre como começar a trabalhar sosinho, me encontro em uma situação um pouco dificil, toda a ajuda é bem vinda. |
É aí em Angra eu acredito que seja foda mesmo conseguir emprego na nossa área, sou do Rio também, moro na capital mas conheço bem a região de Mangaratiba até Ubatuba-SP, tenho um cafofo em São Gonçalo(já em Paraty um pouco depois de Perequê) e sempre tive vontade de ir pra lá de vez pra morar, mas quem diz que tem trabalho pra programador lá...
O que você pode fazer cara é o que anos atrás eu pensei em fazer, desenvolve um sistema(BOM) de hotelaria, mas um sistema bom mesmo que controle tarifas telefônicas via PABX(tem componente pra isso), check-in/check-out, governança, reservas online integradas diretamente com o sistema(isso é um diferencial), um bom financeiro também, aí sai oferecendo nas pousadas lá, mas sempre passando uma cantada neles afim de fechar contrato de manutenção, tem muita pousada e hotel ali que não tem sistema. Assim, é um meio demorado pra se ter retorno uma vez que um sistema completo leva tempo pra construir, mas com certeza vais conseguir uma carteira boa de clientes e virar patrão porque ali em Angra e Paraty é muito carente essa nossa área, estive lá meses atrás e continua a mesma coisa...
Você só teria 1 concorrente que é o NetHotel da Check-In Informática http://www.c1.inf.br/ que na verdade não é concorrente porque cobra muito caro na solução e fica fora do Rio em São Bernardo do Campo, ou seja, longe daí... Eles até têm clientes no Rio mas estão mais lá na Região dos Lagos, aí na Costa Verde não vi nenhuma pousada usando o sistema deles quando fui fazer uma pesquisa sobre... _________________ Leonardo Gazio - Consultoria e Suporte a Desenvolvedores.
Suporte para todo o Brasil via;
E-mail: leonardogazio@delphimasters.com
Msn: lngsmattos@hotmail.com
Claro: (21) 7301-7243 |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|