|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
Autor |
Mensagem |
danimar Novato

Registrado: Quarta-Feira, 29 de Dezembro de 2010 Mensagens: 3 Localização: Panambi - RS
|
Enviada: Seg Out 08, 2012 1:25 am Assunto: Comunicação Delphi 7 + Porta Paralela através do IOPort |
|
|
Olá galera da programação em Delphi.
Tenho um trabalho da faculdade para fazer e preciso realizar a comunicação entre a Porta Paralela e o Delphi 7. A ideia é montar uma maquete simbolizando um cruzamento de trânsito com semáforos para veículos e pedestres utilizando LEDs controlados pela porta Paralela.
Pois bem, pesquisei muito sobre que componente utilizar para tal tarefa, e encontrei aqui mesmo no Fórum um artigo falando sobre o componente IOPort que faz esta comunicação. Até baixei a versão 4.1 deste componente e instalei no Delphi 7, mas tem algo errado.
Quando eu inicio o Delphi, aparece uma mensagem dizendo que a versão Trial do componente está instalada e pede pra registrar no site http://www.winsoft.sk. E quando insiro o componente no form do Delphi e compilo, ele me dá um erro que não foi possível encontrar o arquivo especificado. Antes ele dava um erro em um arquivo que não lembro o nome dele, mas já conferi, e este arquivo não tem no diretório dos arquivos de instalação do componente.
Quero pedir a ajuda do pessoal que entende melhor dessa parte, que eu preciso fazer este trabalho e não estou conseguindo evoluir por causa desse componente.. Não sei, mas este componente era do delphi 5 se não me engano, será que é algum problema de compatibilidade?
Peço que se tiverem algum artigo, ou algo relacionado ao processo de instalação do compoente IOPort, poderiam me passar.. ou que se souberem de algum outro componente que faça a conexão do Delphi 7 e a Porta Paralela.. toda ajuda é bem vinda.
Desde já, agradeço pela atenção. |
|
|
 |
joseph93 Novato

|
Enviada: Ter Out 09, 2012 10:11 am Assunto: |
|
|
Olá eu tenho um projeto semelhante que usa a porta paralela para controlar um cruzamento com semaforo para carros e pedestres, ele se encontra pronto caso vc queira eu faço upload dos arquivos e te passo.
Obs.: Nas versões acima do Windows XP eu costumo utilizar uma DLL para comunicar com a porta paralela: "inpout32.DLL" tenta usar ela
Link dos projeto pronto:
http://www.4shared.com/rar/YnQxqriY/SEMAFORO.html?
Site explicando usar a DLL em varios compiladores diferentes:
http://www.rogercom.com/pparalela/ExemploImpOut32.htm
CODIGO SIMPLES EXPLICANDO COMO USAR A DLL:
Código: | unit ChamaDLL;
interface
uses
SysUtils, Windows, Messages, Classes, Graphics, Controls,
Forms, Dialogs, StdCtrls, Spin, ExtCtrls;
type
TForm1 = class(TForm)
Button1: TButton;
Button2: TButton;
Label1: TLabel;
Label2: TLabel;
Timer1: TTimer;
procedure Timer1Timer(Sender: TObject);
procedure Button1Click(Sender: TObject);
procedure Button2Click(Sender: TObject);
private
{ Private declarations }
public
{ Public declarations }
end;
var
Form1: TForm1;
implementation
{$R *.DFM}
{Definição das funções da DLL.}
function inportb(EndPorta: Integer): BYTE stdcall; external 'inpout32.DLL' name 'Inp32'; //Utilizado para fazer leitura da situação dos Bits
procedure outportb(EndPorta: Integer; Valor:BYTE); stdcall; external 'inpout32.DLL' name 'Out32'; //Utilizado para "escrever" estado dos bits de saida $378 e $37a
procedure TForm1.Timer1Timer(Sender: TObject);
begin
Label2.Caption := IntToStr( inportb($379) ); //Faz Leitura dos Pinos de Entrada da Porta Paralela
end;
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
outportb($378,255); //Liga todos os pinos do Registro de Dados.
end;
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject);
begin
outportb($378,0); //Desliga todos os pinos do Registro de Dados.
end;
end. |
|
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|