ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Duvida Acesso Sistema Delphi e Sql via celular

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
jescudeiro
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Sex Mai 24, 2013 12:26 pm    Assunto: Duvida Acesso Sistema Delphi e Sql via celular Responder com Citação

Boa tarde amigos,

Tenho um sistema de lanchonete e o cliente quer agora que os garçons façam diretamente o pedido pelo celular. Nao tenho a menor ideia de como faze-lo.
Android? Ios?, etc...
Como vou acessar na rede o sistema?
existe alguma interface que eu consiga fazer sem programar para esses Sistemas operacionas?

Muito obrigado
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail MSN Messenger
Paulusan
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Mai 24, 2013 1:04 pm    Assunto: Responder com Citação

Esse assunto muito me interessa, pois tenho em mente fazer um sistema desses.

Sob meu ponto de vista, creio que os acessos dos celulares seriam apenas ao banco de dados, uma vez que dentro da lanchonete haveria um sistema feito em delphi tipo um software mestre que também acessaria o mesmo banco de dados.

Se não quiser programar no android, IOs, ou o que seja, poderia fazer uma página web básica só para acessar os dados do pedido e gravar no banco via celular. Com o Wamp eu já fiz isso localmente, ou seja, acessei uma pagina no servidor local via cel por meio da rede local que é wifi.

No sistema mestre dentro da lanchonete o operador teria acesso ao mesmo banco de dados e iria visualizar os pedidos quase que instantaneamente.

Pra início de um raciocinio lógico sobre o desafio aqui lançado, acho que começaria por aí, não sei a opinião dos demais colegas.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
BrTattoo
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Mai 25, 2013 5:24 pm    Assunto: Re: Duvida Acesso Sistema Delphi e Sql via celular Responder com Citação

jescudeiro escreveu:
Boa tarde amigos,

Tenho um sistema de lanchonete e o cliente quer agora que os garçons façam diretamente o pedido pelo celular. Nao tenho a menor ideia de como faze-lo.
Android? Ios?, etc...
existe alguma interface que eu consiga fazer sem programar para esses Sistemas operacionas?

Muito obrigado

Boa tarde jescudeiro, a meu ver uma boa opção para isto que vc esta querendo seria um servidor datasnap feito no radstudio XE2 por exemplo, que receberia as solicitações dos clientes em android ou IOS por exemplo, da uma pesquisada no youtube que tem muito material bom sobre o assunto, eu estou desenvolvendo para minha loja uma solução parecida utilizando o radstudio XE2 e o android.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
marcosbaixista
Profissional
Profissional

MensagemEnviada: Sáb Mai 25, 2013 6:54 pm    Assunto: Re: Duvida Acesso Sistema Delphi e Sql via celular Responder com Citação

jescudeiro escreveu:
Boa tarde amigos,

Android? Ios?, etc...

Muito obrigado

Olá.

Como o BrTattoo disse, a melhor saída é utilizar DataSnap para enviar e receber os dados da aplicação Mobile. Quanto a programar, isso não tem jeito, terá que faze-lo mesmo se quiser uma aplicação consistente e que funcione bem.

Para android, não sei se pra IOs tem, existe a possibilidade de se usar a area de trabalho remota do Windows, nesse caso, você teria que colocar a aplicação num servidor Windows 2003 ou 2008 especifico para esse fim e instalar no android um software que permite acessar a area de trabalho do servidor, não lembro o nome do software mais ja utilizei um desses no android. Funciona bem tbm, mais não é a melhor solução, da pra quebrar o galho inicialmente.
labambamogi
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Sex Mai 31, 2013 4:08 pm    Assunto: Responder com Citação

Cara, a solução é FireMonkey no celular (cliente) com DataSnap no servidor.
Na versão XE4 do FireMonkey existe inclusive um simulador para iOS, além de rica interface. Para Android o simulador estáprevisto para final de 2013.
Veja em: http://www.embarcadero.com/br/products/delphi.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.