| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
robsoncoutinho Novato

|
Enviada: Ter Jul 16, 2013 3:28 pm Assunto: Teste Funcional [Resolvido] |
|
|
Boa tarde amigos,
Tenho muito código pra alterar, refatorar, etc. E o sistema tem muito código duplicado, por isso preciso de uma ferramenta pra criar testes funcionais e rodá-los apos as modificações que irei fazendo. Teste unitário sei que existe o DUnit, e vi que talvez possa utiliza-lo pra simular as operações do sistema via código, não to achando material mais específico na net, etc.
Alguém conhece umas ferramentas boas de testes ae pro Delphi?
Desde já agradeço à todos, muito obrigado!
Editado pela última vez por robsoncoutinho em Sex Ago 02, 2013 9:57 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
cyberdisk Colaborador

Registrado: Domingo, 4 de Julho de 2010 Mensagens: 2391 Localização: São José dos Campos - SP
|
|
|
 |
robsoncoutinho Novato

|
Enviada: Qui Jul 25, 2013 10:53 am Assunto: |
|
|
Fala Cyberdisk,
Muito obrigado pela resposta, eu dei uma olhada nesse material, muito bom. Porém eu não consegui iniciar um projeto de tests a partir desse material, porque não tenho tanta experiência com delphi.
Encontrei uma solução mais simples e que talvez não seja a ideal, mas por enquanto vai me ajudar.
Encontrei um programa chamado AutoIt, ele permite criar os scripts para automatizar a execução das funcionalidades, possibilitando os testes.
Se você tiver algum exemplo de teste funcional usando RTTI pra eu ver, iria me ajudar a entender melhor.
Abraço e muito obrigado!! |
|
|
 |
cyberdisk Colaborador

Registrado: Domingo, 4 de Julho de 2010 Mensagens: 2391 Localização: São José dos Campos - SP
|
Enviada: Qui Jul 25, 2013 1:21 pm Assunto: |
|
|
no segundo link voce vai achar varios exemplos
abraço _________________ O conhecimento abre muitas portas |
|
|
 |
robsoncoutinho Novato

|
Enviada: Sex Jul 26, 2013 10:42 am Assunto: |
|
|
Então são exemplos de utilização da RTTI em si. Exemplos utilizando RTTI em testes funcionais eu não encontrei.
Outra coisa, o que você acha da idéia de um tópico fixo sobre ferramentas auxiliares para Delphi? Testes unitários, teste funcional, code coverage, ferramentas para debug, etc.
Acho que seria muito interessante para todos.
Abraço |
|
|
 |
fabiorubim Novato

Registrado: Quinta-Feira, 4 de Abril de 2013 Mensagens: 52 Localização: Sorocaba - SP
|
Enviada: Seg Jul 29, 2013 2:44 pm Assunto: |
|
|
Acho uma ótima ideia robsoncoutinho, acredito que muitos usam Delphi com o básico (Delphi+BD+Controle de versão.)
Gostaria de saber sobre mais ferramentas, metodologias de desenvolvimento que se adaptam bem com Delphi e/ou são as mais utilizadas. O que falta utilizar com Delphi. Isso é tão divulgado em linguagens como Java por exemplo.
Algumas dicas de níveis de estrutura para desenvolver aplicações, das mais básicas até as mais complexas/avançadas.
Por exemplo:
| Citação: | 1º-Empresa pequena e muito desatualizada.
Delphi 3/4 + Paradox/Firebird + Compatilhamento de Units
2º - Empresa pequena e desatualizada
Delphi 7 + Firebird + Jedi
3º Empresa pequena e um pouco mais atualizada
Dephi Xes + Firebird + OOP+MVC +Subversion
4º Empresa pequena e um pouco mais atualizada
Dephi Xes + Firebird + Subversion + Scrum |
Bom, são só ideias e tipos de empresas que já trabalhei (exceto pelo uso de Scrum que nunca trabalhei).
Acredito que seria melhor criar um outro tópico.
O que acha moderador?
Abraços. |
|
|
 |
robsoncoutinho Novato

|
Enviada: Qua Jul 31, 2013 11:24 am Assunto: |
|
|
Então fabiorubim é uma ótima idéia sim, dá uma conferida aí que foram criados dois tópicos fixos agora sobre ferramentas de testes e ferramentas para debug.
Eu já postei algumas que já estou utilizando lá. Agora essa parte de arquitetura de software é bem interessante também, eu por exemplo venho de outras linguagens e estou trabalhando com Delphi tem pouco tempo, então to pesquisando bastante coisa.
Valeu brother, abraço! |
|
|
 |
|