|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
master07 Novato

|
Enviada: Seg Dez 02, 2013 6:11 pm Assunto: [RESOLVIDO] sitema gerenciador de documentos com FireBird |
|
|
olá pessoal, tenho que desenvolver uma aplicação GED, e são muitos documentos para serem digitalizados, gostaria da ajuda dos que detêm um grau maior de conhecimento, eu digitalizo os documentos e salvo em campos blob no firebird, ou salvo em disco e no bd ponho apenas o caminho do documento?, tenho medo de salvar no bd e isso comprometer o bd, o tornar lento e tals, bom se alguém puder me ajudar, ficarei grato, aliás tenho mais uma outra duvida, quais os melhores arquivos para salvar no bd, jpeg, tiff ou pdf? porque alguns documentos possuem várias páginas, tava pensando em por eles em tiff, mais se acaso o usuário quiser uma cópia digital do mesmo, seria melhor se essa cópia fosse em pdf, bom nem sei se estou sendo claro, bom, agradeço a todos desde já! 
Editado pela última vez por master07 em Sáb Fev 22, 2014 10:01 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
jwalamino69 Aprendiz

Registrado: Terça-Feira, 16 de Julho de 2013 Mensagens: 185 Localização: São Paulo
|
Enviada: Ter Dez 03, 2013 9:56 am Assunto: |
|
|
Bom dia.
Na minha opinião a segunda opção é a mais apropriada, gravar em disco as imagens e o caminho no banco, fica mais fácil fazer a manutenção.
Trabalhei com sistema ( + ou - 5.000 imagens/mês ) e nunca tive problema.
Com relação ao formato efetue testes e leve em consideração a maior resolução com o menor tamanho e o que você vai fazer com as imagens recuperadas.
Walfrido
https://sites.google.com/site/esocialdiscute/
http://esocialdiscute.forumeiros.com/ |
|
|
 |
master07 Novato

|
Enviada: Ter Dez 03, 2013 11:06 am Assunto: |
|
|
| jwalamino69 obrigado pela ajuda, então amigo, a ideia é digitalizar documentos de um arquivo publico, funcionários dessa instituição sempre requisitam certidões de tempo de serviço por exemplo, e então o funcionário do arquivo faz busca em documentos que comprovem tempo de serviço de tal funcionário, como por exemplo, folhas de pagamento, recibos e tals, a ideia era arquivar todos os documentos, e depois fazer consulta nos mesmos, até mesmo imprimir, pensei em digitalizar em pdf ou tiff, principalmente os documentos com muitas páginas, já os de uma unica página pensei em arquivar como jpeg, bom, não tenho muita experiencia com programação e com banco de dados, e digitalizando para o disco, como poderei fazer a indexação? consultar nesses documentos? novamente agradeço-te pela ajuda! Abraço |
|
|
 |
jwalamino69 Aprendiz

Registrado: Terça-Feira, 16 de Julho de 2013 Mensagens: 185 Localização: São Paulo
|
Enviada: Ter Dez 03, 2013 1:37 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde Mater07.
Algumas considerações:
A digitalização dos documentos não vai eliminar totalmente a digitação.
A digitalização facilita a recuperação de uma imagem do documento original sem recorrer ao "Arquivo Morto".
Continuará sendo necessário que alguém informe qual o tipo do documento, a quem pertence, sua numeração data etc, neste caso recomendaria uma análise mais aprofundada dos processos.
A pesquisa inicial não seria feita diretamente nos documentos, a falta de índice e o volume de dados tornaria a pesquisa inviável.
Feito a localização do local dos documentos posteriormente pode ser feita uma pesquisa no documento PDF para confirmação de outros dados.
Sei que existem soluções completas para estas tarefas, porém o custo desanima.
Walfrido
|
|
 |
master07 Novato

|
Enviada: Ter Dez 03, 2013 3:28 pm Assunto: |
|
|
jwalamino69, obrigado novamente pela atenção!
Pensei em fazer da seguinte forma, dá a opção ao usuário para digitalização em pdf, jpeg e tiff, depois de adquirida a imagem, o usuário então efetuará o cadastro do documento, com todas as informações necessárias tais como: tipo do documento,referencia, data de cadastro, descrição e palavras chave, como os documentos serão os mais variados, o cadastro deve ser genérico, então, em caso de documentos pessoais por exemplo o nome da pessoa pode vir como palavra chave, facilitaria na consulta por exemplo, e a consulta pode retornar o caminho da imagem e podendo permitir que a imagem seja aberta com o aplicativo apropriado, bom pensei assim, espero que dê certo, rsrsrs, só mais uma jwalamino69, as imagens no disco ficariam desprotegidas, qualquer um poderia manipula-las, existe alguma forma de protege-las? |
|
|
 |
jwalamino69 Aprendiz

|
Enviada: Ter Dez 03, 2013 3:55 pm Assunto: |
|
|
Master07.
Acho que você esta no caminho certo, apenas "sempre que possível é claro" tente criar padrões para o cadastramento.
Com relação a segurança das imagens e a necessidade de mantá-las em um mesmo local consideraria a possibilidade de usar um Servidor FTP para o armazenamento
Existem programas bons e gratuitos, são seguros e fáceis de usar no Delphi.
Walfrido
|
|
 |
master07 Novato

|
Enviada: Qui Dez 05, 2013 7:41 pm Assunto: |
|
|
| Caro amigo jwalamino69, pensei bem, pesquisei bastante, e acho que será mais fácil a implementação do sistema com as imagens no banco, isso garantirá maior segurança e integridade dos dados, será permitido que apenas imagens sejem salvas no banco, ou tiff para arquivos de múltiplas páginas e jpeg para imagens únicas, bom, to na duvida entre mysql e postgres, mais verei qual usar! Agora, pensando em por informações sobre o documento em uma tabela e as imagens apenas fazendo referencia de uma tabela na outra, bom essa é minha ideia, agora é partir para a implementação! Obrigado pela ajuda amigo, tudo de bom! abraços! |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|