|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
mainframecs Novato

|
Enviada: Dom Set 27, 2015 4:02 pm Assunto: edit joga dados no dbgrid[RESOLVIDO] |
|
|
Bem seguinte, como já falei, não tenho muito conhecimento em programação e menos em banco de dados, estou desenvolvendo um sistema exatamente para aprender, meu ENORME problema agora é a tela de vendas, tenho varios edit's onde pego as informações:
| Código: |
codigo cliente
nome do cliente
codigo do vendedor
nome do vendedor
codigo do produto
codigo de barras do produto
descrição do produto
quantidade do produto
preço do produto
desconto a ser dado ao produto
preço de venda com desconto
|
tenho também um dbgrid que deve receber os produtos inseridos, um botão inserir e outro excluir, ao clicar em inserir, ele grava as informações do edit's em uma tabela 'tempven' - temporária.
minha questão, preciso que cada vez que ensiro um produto novo, ele apareça no dbgrid, mas não tenho ideia de como fazer, já procurei em varios foruns, e posts e não encontrei como fazer isso do zero, pois não sei o que usar e como usar para fazer isso, se alguém souber onde consigo uma video aula ou até mesmo um post explicando eu agradeço, lembrando, uso Delphi 8 e firebird, desde já agradeço.
André Batista
Editado pela última vez por mainframecs em Sex Out 02, 2015 10:16 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
GustavoAlmeidaFerreira Novato

|
Enviada: Seg Set 28, 2015 9:17 am Assunto: Re: edit joga dados no dbgrid |
|
|
| Pelo que entendi, você esta querendo exibir na tela os produtos recém criados. Você já tentou fechar a query e abrir novamente para que uma nova consulta na tabela de produtos seja feita e a exibição dos registros atualizada? |
|
|
 |
mainframecs Novato

|
Enviada: Seg Set 28, 2015 9:38 am Assunto: |
|
|
| Na verdade é assim, estou tentando fazer uma tela de pedidos que irá finalizar a venda, em alguns posta vi que faziam dessa forma, gravar em uma tabela no banco temporária e ia aparecendo no dbgrid, mas eu não consegui fazer, até teve uma hora que eu ia inserindo e as linhas iam aparecendo em branco |
|
|
 |
viox Colaborador

Registrado: Sábado, 22 de Outubro de 2011 Mensagens: 1090 Localização: SINOP - MT
|
Enviada: Seg Set 28, 2015 11:26 am Assunto: |
|
|
DBGrid, Datasource, Query.
Basicamente precisa desses componentes.
Como você salva no banco de dados, a cada nova inserção como o amigo disse acima você precisa atualizar a Query para que venha o novo registro e logo apareça no Grid.
Agora se tiver dificuldade em mostrar e/ou ligar os componentes para visualizar os dados no Grid poste quais os componentes de conexão você utiliza... _________________ Just another Delphi guy.
http://www.soft42.com
http://www.nortaonegocios.com.br |
|
|
 |
JeanPrado Novato

|
Enviada: Seg Set 28, 2015 6:06 pm Assunto: |
|
|
| mainframecs escreveu: | | Na verdade é assim, estou tentando fazer uma tela de pedidos que irá finalizar a venda, em alguns posta vi que faziam dessa forma, gravar em uma tabela no banco temporária e ia aparecendo no dbgrid, mas eu não consegui fazer, até teve uma hora que eu ia inserindo e as linhas iam aparecendo em branco |
Olá MainFramecs.
estou em um projeto semelhante ao seu. utilizando o ClientDataSet(Como tabela temporária) Correto?.
Se vc criou a Tabela temporário corretamente. e inseriu o código para salvar o ClientDataSet. então ele tem que aparacer no DBGrig. só não vai aparecer se o datasource do DBGrig não estiver conectado com a Tabela temporária.
Verifica ai se tem alguma coisa faltando. |
|
|
 |
mainframecs Novato

|
Enviada: Ter Set 29, 2015 7:27 am Assunto: |
|
|
| Na verdade, eu Criei uma tabela no banco mesmo, pensei no seguinte, se por algum motivo o sistema fechar, ao abrir novamente, ele verifica essa tabela, se a mesmo tiver dados, quer dizer que não foi finalizada a venda e da a opção de abri-la novamente e continuar, ou começar outra, em um clientedataset ao centro fechar o sistema perde toda venda, a cada venda concluída ele apaga tudo dessa tabela e joga na tabela de vendas, o que acha??? |
|
|
 |
viox Colaborador

Registrado: Sábado, 22 de Outubro de 2011 Mensagens: 1090 Localização: SINOP - MT
|
|
|
 |
mainframecs Novato

|
Enviada: Sex Out 02, 2015 9:40 am Assunto: |
|
|
Valeu galera, resolvido, para que outros possam aprender fica aqui como realizar esse procedimento de capturar os dados de edit's e jogar no dbgrid
| Código: |
fazer o procedimento de gravar no banco os edit's ou em uma tabela temporaria;
ligar o datasource no dbgrid;
ligar a query no datasource;
fechar e abrir a query a cada item que for adicionado nos edit's pelo comando select
|
dessa forma seu dbgrid atualiza a cada produto ou item inserido, isso serve no meu caso para uma tela de pedidos, talvez e acho que sim, serve para um frente de caixa{PDV} também, isso ae galera valeu a ajuda. |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|