ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Capacidade do Delphi

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Mosconi
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Mar 01, 2016 9:49 pm    Assunto: Capacidade do Delphi Responder com Citação

Boa Noite Galera, gostaria de compartilhar com vocês algumas duvidas quanto ao Delphi, comecei a programar nesta linguagem a pouco tempo, menos de um ano, portanto sou novo nesta linguagem e ainda não compreendo a capacidade que a mesma pode ter quando falado em WEB e Mobile, sei que nas versões mais novas, possui algumas funcionalidades voltadas a esses dois pontos, atualmente estou no ultimo ano do curso de ciência da computação, e conversando com meu orientador ele me questionou porque não faria o sistema em outra linguagem, visto que a aplicação que estaria planejando a desenvolver seria desktop, e por questões de acessibilidade/portabilidade teria outras linguagens que poderia utilizar onde poderia acessar pela Web e tal... apenar do pouco tempo já percebi obviamente que o Delphi é uma p$%@ linguagem até pela facilidade de desenvolvimento, mais pensando neste projeto atual e futuras implementações, qual a capacidade do Delphi para Web e Mobile, eu conseguiria implementar futuramente uma pagina Web vinculada ao banco de dados alimentando normalmente? acesso ao Mobile também seria possível? Gostaria da opinião de vocês, ponto de vista de cada um, informações quanto as integrações, sugestões e enfim...

Meu sistema estaria sendo implementado no Delphi 10 com banco de dados Firebird, aguardo contatos, Obrigado!!
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
weberdamasio
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2016 7:31 am    Assunto: Responder com Citação

Na minha opinião é possível construir qualquer coisa usando o Delphi, inclusive Web ou Mobile.

Atualmente eu estou usando o Delphi para sistemas que são Desktop e o Visual Studio para Web e Mobile.

O fato de eu usar o Visual Studio é simplesmente pela praticidade, ele me dá bem mais ferramentas para trabalhar com Mobile e o Asp .Net é infinitamente superior ao que o Delphi pode oferecer para Web.

A grande sacada não está em qual linguagem de programação usar e sim em um bom planejamento antes de iniciar o projeto.

Sobre seu projeto em especifico, acho bom optar por outro banco de dados, o Firebird não foi construido pra ser usado na Web.
Mosconi
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2016 7:57 am    Assunto: Responder com Citação

Entendi... me indicaria algum banco de dados para isto?? no seu caso o sistema desktop(Delphi) possui relacionamento com o web/ Mobile(Visual) , utiliza ambos o mesmo banco de dados e tal...?

Muito Obrigado pela atenção!
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2016 8:10 am    Assunto: Responder com Citação

Para Web eu usaria PHP, é nativo para programação web e tem recursos específicos voltados para isso.
Para desktop e mobile, usaria do delphi XE6 pra cima, trabalhamos aqui na empresa e o desempenho é muito superior.
Banco de dados é complicado..no mobile tem que ser SQLite, desktop firebird, e web MySQL ou postgree.
weberdamasio
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2016 8:24 am    Assunto: Responder com Citação

Estou usando SQLServer hospedado em nuvem.

O sistema desktop, mobile e web acessam o mesmo banco de dados.

O desktop tem conexão direta usando o Firedac, enquanto que o mobile e web acessam por meio de Webservice que é feito também no Visual Studio.
weberdamasio
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Qua Mar 02, 2016 8:28 am    Assunto: Responder com Citação

Só pra complementar caso fique curioso.
No Visual Studio é extremamente simples trabalhar no padrão MVC (Model View Controller), pesquise na internet que tem muito material.

Tenho uma pergunta pra quem trabalha com as versões mais recentes do Delphi, é possível usar MVC também?
nildglan
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2016 9:14 am    Assunto: Responder com Citação

o que mais me intriga é que o Delphi passa por tantas empresas nesses últimos anos e ninguém enxerga que se não voltar os olhos para web não tem como competir com a concorrência.
O pessoal fica fazendo versões acrescentando recurso e tal e esquece da web não entendo, acho que os engenheiros ou desenvolvidores da embarcadeira ou de outra empresa nunca querem que o Delphi avançe
pode ver o seguinte
Já fizeram:
Conexão nativas de dbExpresss
Conexão nativas de FireDac
Compilação em win32/64
Compilação para android/ios e etc...
Loyate moderlos
Firemonkey
Mobile
datasnap aprimorado
etc...

Nunca vão fazer
Web....................................
..........................................

Infelizmente o Delphi nunca vai ser uma ferramente que possa competir com outras as ferramentas ou linguagem que se atualizaram e constantemente se atualiza.
Porque eles estão com tantos anos e nunca viro que a web revolucionou o mundo e precisamos dela pra tudo, e nós delphianos estamos ainda na era desktop sem saída e sem tendencia para sair.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
potew
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Mar 03, 2016 3:02 pm    Assunto: Responder com Citação

nildglan escreveu:
o que mais me intriga é que o Delphi passa por tantas empresas nesses últimos anos e ninguém enxerga que se não voltar os olhos para web não tem como competir com a concorrência.
O pessoal fica fazendo versões acrescentando recurso e tal e esquece da web não entendo, acho que os engenheiros ou desenvolvidores da embarcadeira ou de outra empresa nunca querem que o Delphi avançe
pode ver o seguinte
Já fizeram:
Conexão nativas de dbExpresss
Conexão nativas de FireDac
Compilação em win32/64
Compilação para android/ios e etc...
Loyate moderlos
Firemonkey
Mobile
datasnap aprimorado
etc...

Nunca vão fazer
Web....................................

Infelizmente o Delphi nunca vai ser uma ferramente que possa competir com outras as ferramentas ou linguagem que se atualizaram e constantemente se atualiza.
Porque eles estão com tantos anos e nunca viro que a web revolucionou o mundo e precisamos dela pra tudo, e nós delphianos estamos ainda na era desktop sem saída e sem tendencia para sair.

Talvez porque os sistemas desktop têm o seu lugar? Você vai numa empresa grande e o mais provável é que o sistema deles seja feito em um aplicativo desktop, cujo desempenho é infinitamente superior ao dessas aplicações web.
weberdamasio
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2016 7:23 am    Assunto: Responder com Citação

potew escreveu:
Talvez porque os sistemas desktop têm o seu lugar? Você vai numa empresa grande e o mais provável é que o sistema deles seja feito em um aplicativo desktop, cujo desempenho é infinitamente superior ao dessas aplicações web.

A questão não é a aplicação web substituir a aplicação desktop, mas sim uma complementar a outra.

Um exemplo disso é o ERP SAP que é uma aplicação desktop mas que pode ser integrado ao Office 360 e tem aplicativos complementares para Web, Android, IOS e Windows. Nesse exemplo o ERP Desktop não foi substituído mas sim complementado.
Ghost_Rider
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2016 7:57 am    Assunto: Responder com Citação

Vamos a alguns números...esses dias passou nos noticiários que mais de 100 mil empresas fecharam suas portas no Brasil...100 mil..não é nem 100 e nem 1000 mil...são 100 mil...se dessas, apenas 10% usarem aplicações desktop !!!
Não entendo a questão "web"...para programação web tem ai o PHP, ASP, HTML5 puro, entre outros tantos exemplos que eu poderia citar ai...mas uma grande questão é a confiança de um servidor local e mais, a desconfiança de um servidor nas nuvens.
Se eu passar pra meus clientes que eles vão ter seus dados "nas nuvens", a maioria deles simplesmente tiraria meu sistema por outro onde o banco de dados seja local. Há ainda, na grande maioria dos pequenos e médios empresários a desconfiança de que seus dados e suas informações financeiras fiquem "por ai"....até mesmo clientes grandes...temos um hospital grande como cliente, mais de 300 terminais, e o servidor deles é local, e nem sonham em colocar "na web"..
No meu ponto de vista hoje os XEs da vida focam desktop e mobile, que tem um mercado infinito por ai...sim, nos grandes centros vemos de tudo..mas nos grandes centros temos fibra otica em velocidades estaveis de 2mb em dezenas de provedores...e nos interiores dos estados, onde ainda existem velocidades de 1 mb vendidas como premium ???

Abraço a todos...
nildglan
Colaborador
Colaborador

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2016 8:07 am    Assunto: Responder com Citação

Pessoal até concordo com vcs, mais se a ferramenta está querendo se manter no mercado novamente e até mais, se quer ganha novamente a posição de uma linguagem de ponta, não poderia deixar de existir essas conexão online e uma forma viáveis de se trabalhar com web, isso é fato.
Também sou a débito do Delphi, mais uma coisa ha de convir, nos tempos de hoje com tudo que se faça é online, pera ai.
sobre o cliente não mudar ou não querer um banco online tudo bem é uma questão dele, agora a ferramente não poder te dar esse poder? , e quando outros clientes quiserem vou mudar de linguagem?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
weberdamasio
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Sex Mar 04, 2016 12:10 pm    Assunto: Responder com Citação

Vou citar um exemplo simples que provavelmente muitos de vocês já tem sistemas com esse tipo de recurso.

Seu sistema é Desktop com banco de dados local, dentre tantas funções uma delas é a emissão de boletos bancários.
Seu cliente então precisa que esses boletos possam ser vistos e emitido segunda via no site da empresa.

Nesse exemplo, é um sistema desktop com banco de dados local mas que requer um recurso adicional que é uma pagina de internet que emita segunda via de boleto bancário.

Eu não conheço as versões mais recentes do Delphi, mas dentro daquelas que eu conheço terei que desenvolver usando IntraWeb. Vou conseguir atender o cliente mas vai dar um bom trabalho e a qualidade não será lá essas coisas.
hipinos
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Mar 05, 2016 11:43 pm    Assunto: Responder com Citação

Eu uso multicamadas, sendo uma das camadas em nuvem.
Isso faz o sistema ter características de sistema online.
A camada cliente você faz usando o novo recurso Multi-Device.
No final, você terá algo que eu achei até melhor do que uma aplicações web.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.