|
ActiveDelphi .: O site do programador Delphi! :.
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
pestana Colaborador

Registrado: Sábado, 25 de Junho de 2005 Mensagens: 3147 Localização: Araras-SP
|
Enviada: Qua Mai 03, 2017 4:32 pm Assunto: [Resolvido] Devolução de cheque |
|
|
Eu gostaria de saber como é que vocês fazem quando o cliente quitou a sua conta com um cheque pre-datado, depois no dia combinado (data pré-datado) ao depositar na conta bancaria o cheque foi devolvido por algum motivo.
Supondo que o cliente vai me reembolsar com um outro cheque ou uma outra forma de pagamento, como é que vocês fazem ...
Reabre a conta que esta fechado? e o que acontece com aquele movimento que foi gerado quando o cliente quitou a sua conta (que esta vinculado ao cheque "devolvido")?
Obrigado! _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso.
Editado pela última vez por pestana em Sáb Mai 13, 2017 8:25 am, num total de 1 vez |
|
|
 |
pestana Colaborador

|
Enviada: Qui Mai 04, 2017 2:36 pm Assunto: |
|
|
up _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso. |
|
|
 |
edsonalves Colaborador

Registrado: Terça-Feira, 27 de Janeiro de 2009 Mensagens: 1938 Localização: Bauru - SP
|
Enviada: Qui Mai 04, 2017 7:49 pm Assunto: Re: Devolução de cheque |
|
|
| pestana escreveu: | Eu gostaria de saber como é que vocês fazem quando o cliente quitou a sua conta com um cheque pre-datado, depois no dia combinado (data pré-datado) ao depositar na conta bancaria o cheque foi devolvido por algum motivo.
Supondo que o cliente vai me reembolsar com um outro cheque ou uma outra forma de pagamento, como é que vocês fazem ...
Reabre a conta que esta fechado? e o que acontece com aquele movimento que foi gerado quando o cliente quitou a sua conta (que esta vinculado ao cheque "devolvido")?
Obrigado! |
Amigo, acredito que não tenha uma regra especifica pra isso, ai vai da maneira que a empresa quer tratar...
No meu sistema faço assim: O cara comprou fiado, 30 dias depois pagou, deu um cheque a prazo... quando baixo a venda, registro as formas de pagamento que a venda foi baixada, se o cara deu um cheque no caso, meu sistema tem um controle de cheques, então ao receber o cheque o usuario cadastra o cheque e baixa a conta, se o cheque voltar, o usuário sabe do que se refere aquele cheque, a conta continua baixada, mas agora o cliente deve satisfação do cheque, e no cheque existes os controles de movimento dele, se o cara der outro cheque, cadastra este outro cheque e faz a baixa do antigo e segue com o mesmo fluxo de controle do novo cheque até ele compensar. _________________ Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
http://twitter.com/edson_alves_
http://www.vacabikers.wordpress.com/ |
|
|
 |
pestana Colaborador

|
Enviada: Sáb Mai 06, 2017 8:19 am Assunto: |
|
|
Bom dia meu amigo!
Desculpe a demora, ontem eu não trabalhei no computador. Edson obrigado por responder!
Aqui eu também faço algo parecido, quando o cliente da um cheque eu cadastro e relaciono com o movimento do caixa que também esta relacionado ao recebimento da conta, ou seja, através da conta eu consigo saber qual foi o cheque que foi utilizado como forma de pagamento. Por fim eu finalizo quitando totalmente a conta que automaticamente a conta é fechado pelo sistema.
| edsonalves escreveu: | | ... se o cara der outro cheque, cadastra este outro cheque e faz a baixa do antigo e segue com o mesmo fluxo de controle do novo cheque até ele compensar. |
eu não entendi na parte de fazer a baixa do antigo cheque.
Outra coisa neste momento a sua conta esta fechado? caso sim, você reabre a conta? E o cheque que foi devolvido que esta vinculado ao recebimento, esta constando como pago? ou você inclui algum outro status p.ex: cancelado ou algo do tipo?
Obrigado pela atenção! _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso. |
|
|
 |
pestana Colaborador

|
Enviada: Seg Mai 08, 2017 7:10 am Assunto: |
|
|
Alguém mais já possou por isso? _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso. |
|
|
 |
pestana Colaborador

|
Enviada: Qui Mai 11, 2017 8:12 am Assunto: |
|
|
up _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso. |
|
|
 |
ROMARIO Novato

|
Enviada: Qui Mai 11, 2017 11:34 am Assunto: |
|
|
Caro Pestana.
Imagine um plano de contas contábil:
ATIIVO
Disponível
Caixa
Créditos
Duplicatas a Receber
Cheques a Receber
Notas Promissórias a Receber
..............
Inicialmente a tua conta a receber estava classificada como Duplicatas a Receber.
O Cliente quitou a conta com um cheque Pré-Datado. A conta foi quitada.
Mas como foi cheque pré-datado a classificação e o controle passou de Duplicatas a Receber para Cheques a Receber.
Por algum motivo o referido cheque foi devolvido e trocado por outro cheque. A classificação e o controle continua no mesmo grupo Cheques a Receber.
Daqui a pouco o Cliente volta e renegocia a dívida e troca o Cheque por uma Nota Promissória. A classificação e controle vai para Notas Promissórias a Receber.
Observe que até aqui a empresa continua CREDORA do valor inicial (mais atualizações com certeza) Só mudou a forma como o cliente pretende pagar. Aquele título inicial que era uma Duplicata agora já é uma Nota Promissória. Todos eles (Duplicata, Cheque, Nota Promissória e outros) são documentos autônomos, sujeitos a cobrança administrativa e judicial. Já vi casos na fase de cobrança que o cliente (para se safar da cobrança) alegou que o documento não correspondia a uma dívida etc. Por isso é necessário, desde o começo, sempre tomar as providências legais. Cheque nominal e cruzado, fazendo referencia a NF de venda etc.
Depois de tudo isso não obtendo êxito na cobrança a empresa vai lançar o valor como créditos incobráveis. (Ai é uma despesa não mais um crédito)
Tempos depois o cliente se arrepende e quita a dívida. (Esse valor neste momento torna-se uma receita "Reversão de créditos incobráveis).
Como pode observar a empresa sempre vai ter um controle das contas.
Agora voltando a tua realidade como programador: Se o teu sistema é um Contas a Receber acho que deve controlar o que a empresa tem como Créditos a Receber gerando relatórios ou integrando com a Contabilidade.
Tentei ajudar, porque já fui muito ajudado por ti aqui no fórum.
Abraços
Romário.
[/u] |
|
|
 |
pestana Colaborador

|
Enviada: Qui Mai 11, 2017 5:11 pm Assunto: |
|
|
Boa tarde meu amigo ROMARIO, obrigado por responder a minha dúvida!
Agora eu estou de saída e amanhã quando eu chegar eu vou dar uma olhada no que você postou!
Obrigado pela atenção! _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso. |
|
|
 |
pestana Colaborador

|
Enviada: Sáb Mai 13, 2017 8:25 am Assunto: |
|
|
Obrigado ROMARIO e a todos que me ajudaram, vou fazer as modificações aqui.
Tenha um bom dia! _________________ Ao invés de ficar desanimado no que deu de errado, olhe para frente, aprenda com os erros e veja o que ainda pode ser feito. A determinação e a persistência é uma das etapas para o sucesso. |
|
|
 |
|
|
Enviar Mensagens Novas: Proibido. Responder Tópicos Proibido Editar Mensagens: Proibido. Excluir Mensagens: Proibido. Votar em Enquetes: Proibido.
|
|