| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
marlone Aprendiz

|
Enviada: Sex Jun 16, 2017 10:18 am Assunto: --RESOLVIDO--como inserir um gráfico no Delphi igual Excel |
|
|
Olá galera do fórum procurei na internet e não consegui alguma coisa que realmente funcionasse encontrei vários tutoriais vários artigos ensinando como colocar um gráfico no Delphi só que não funciona do jeito certo ele não mostra os informações como deveria mostrar.
só abrindo um ressalto aqui na pergunta, como que eu faço para mim colocar uma imagem aqui no fórum, para vocês conseguir entender melhor o que está acontecendo e como eu quero que o gráfico fica.igual o nosso amigo joemil fez nesse artigo.
http://www.activedelphi.com.br/forum/viewtopic.php?t=93628&highlight=
voltado a pergunta.
os dados que eu quero que aparece nesse gráfico. não serão armazenados no banco de dados. ele tem que buscar essas informações de varios edits onde serao inseridos as informacoes.
em outras palavras o gráfico vai ter que buscar as informações que estão inseridos nos edites. Só para constar terão que ser 31 edites,entao terá que ter 31 colunas no gráfico, pois esse 31 é referente ao ano Então são 31 anos cada ano terar um valor e esse valor que será exibido no gráfico.
não nego que sou iniciante no Delphi. mas sempre tento buscar Soluções para as minhas dificuldades e para os meus erros. e agora não foi diferente se for possível e se alguém encontrar e me recomendar algum tópico que detalhe tudo sobre o componente deixar eu agradeço pois tem interesse me aprofundar mais sobre o assunto.
desde ja agredeço .
Editado pela última vez por marlone em Sex Jun 16, 2017 3:10 pm, num total de 1 vez |
|
|
 |
joemil Moderador

Registrado: Quinta-Feira, 25 de Março de 2004 Mensagens: 9100 Localização: Sinop-MT
|
Enviada: Sex Jun 16, 2017 10:57 am Assunto: Re: como inserir um gráfico no Delphi igual o do Excel |
|
|
eu uso o site http://tinypic.com/ _________________ <b>SEMPRE COLOQUE [RESOLVIDO] NO SEU POST</b>
Enviar imagens: http://tinypic.com/ |
|
|
 |
marlone Aprendiz

|
Enviada: Sex Jun 16, 2017 1:25 pm Assunto: Re: como inserir um gráfico no Delphi igual o do Excel |
|
|
muito obrigado JOEMIL.
mais esta aq o tipo de grafico que eu quero.
na imagem ele mostra do 0 a 25. mais quero que mostre do 0 a 30 e esses falores tem q ser pegos do edits.
lembrando que do valor 12 ate o 0 sao valores negativos ,nao sei si e possível fazer isso no dephi. |
|
|
 |
marlone Aprendiz

|
Enviada: Sex Jun 16, 2017 3:09 pm Assunto: |
|
|
pessoal não só consegui fazer o que queria respeito do gráfico, como eu também consegui arrumar o código que utiliza o Edit para fazer a inserção no gráfico em tempo de execução.
para quem quer saber aonde encontrei a fonte tô deixando o link que abaixo de um livro que encontrei em inglês.
https://books.google.com.br/books?id=zg7lBwAAQBAJ&pg=PA49&lpg=PA49&dq=tchart+delphi+ligado+a+um+edit&source=bl&ots=xEHQsBMSj7&sig=EdnTp8MoI7rC0ZEE3lYU-tG_NqE&hl=en&sa=X#v=onepage&q&f=true
na pagina 49 se nao me engano.
segue abaixo o código que eu te usei para fazer esse procedimento tive que converter string para float para funcionar com virgula.por se tratar de numeros grandes.
| Código: | | series1.AddBar(strTofloat(edit1.text),edit1.text, clGreen); |
o primeiro Edit1.text que mostra após o comando stringtofloat é o Edit que mostrará o valor, ou seja o tamanho da coluna o segundo comando Edit1.text que tem no código é o Label do gráfico o numero que mostra acima da coluna.
Lembrando que se for um texto fixo pode ser usado desta fórmula
| Código: | | series1.AddBar(strTofloat(edit1.text),'numeros de pessoas', clGreen); |
como meu se trata de valores deixei pelo buscar o próprio valor no Edit.
Quero aqui agradecer a atenção de todos e obrigado joemil Mais uma vez pela resposta de como postar imagens aq no forum .
obrigado.  |
|
|
 |
|