ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.
 
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Ajustar banco firebird em vários clientes

 
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
will_pacini
Aprendiz
Aprendiz


Registrado: Quarta-Feira, 5 de Janeiro de 2011
Mensagens: 214

MensagemEnviada: Seg Jul 10, 2017 10:08 am    Assunto: Ajustar banco firebird em vários clientes Responder com Citação

Olá pessoal, normalmente quando preciso ajustar um banco( incluir novas tabelas ou novos campos) eu faço 1 a 1, o que é realmente demorado tanto para mim como para o cliente pois eu copio o banco dele para minha maquina onde tem o IbExpert, altero o que é necessário e volto o banco ao cliente...

Nesse meio tempo o cliente fica sem acesso ao sistema, que na minha visão é prejudicial...

Então temos dois problemas, primeiro o cliente ficar esperando as alterações e segundo eu ter que fazer "na mão" tudo isso...

Gostaria de saber se é possível eu automatizar um pouco esse processo, tanto para incluir ou editar algo no banco como ser feito tudo no pc do cliente.

Utilizo o Firibird 2.5.

Obrigado
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leo_cj
Colaborador
Colaborador


Registrado: Sábado, 26 de Março de 2011
Mensagens: 1335

MensagemEnviada: Seg Jul 17, 2017 10:39 am    Assunto: Responder com Citação

Você pode colocar os script em um arquivo .sql e depois executar esse script direto pela sua aplicação, assim não precisaria copiar o banco do cliente.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
will_pacini
Aprendiz
Aprendiz


Registrado: Quarta-Feira, 5 de Janeiro de 2011
Mensagens: 214

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2017 2:10 pm    Assunto: Responder com Citação

leo_cj escreveu:
Você pode colocar os script em um arquivo .sql e depois executar esse script direto pela sua aplicação, assim não precisaria copiar o banco do cliente.


Leo, sabe me dizer onde posso encontrar algum material de estudo para esse caso? Obrigado.
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
leo_cj
Colaborador
Colaborador


Registrado: Sábado, 26 de Março de 2011
Mensagens: 1335

MensagemEnviada: Ter Jul 18, 2017 3:26 pm    Assunto: Responder com Citação

Opa, é bem simples, você vai carregar os scripts em uma query (LoadFromFile) e vai usar o qry.ExecSQL/qry.Execute em vez de Open, da uma olhada nesses links:

[url]
http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/Tokyo/en/Executing_SQL_Scripts_(FireDAC)[/url]
http://www.delphigroups.info/2/8/747403.html
https://stackoverflow.com/questions/5985486/how-to-run-a-database-script-file-from-delphi
Voltar ao Topo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB