ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Duvidas usar comando DML

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
cmelocpv
Aprendiz
Aprendiz

MensagemEnviada: Qua Ago 16, 2017 12:27 pm    Assunto: Duvidas usar comando DML Responder com Citação

Boa tarde, pessoal gostaria de saber qual a diferença entre usar comando DML direto dentro do programa (Insert, Delete , Update) e usar os comandos do delphi como edit, post , insert, tem alguma diferença entre eles? (memoria,velocidade etc)

Melhor usar dbedit ou edit?

E gostaria tambem de alguma informação sobre applyupdates e transação no delphi.

obrigado pessoal.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar E-mail
conorte
Experiente
Experiente

MensagemEnviada: Ter Ago 22, 2017 1:48 pm    Assunto: Responder com Citação

Olá!
Pode usar tanto um como o outro. Mas em relação a rapidez ou não depende da sua aplicação e da quantidade de dados.

1- No caso de usar edit, append, delete, post (que gravam apenas na memória), para todos é necessário uma confirmação (geralmente botão grava, no caso de delete uma mensagem de confirmação) e o apply update deve ser necessário para gravar fisicamente na tabela.

2- No caso de executar o sql vai direto pra tabela. Geralmente usando ExecSql.

Você pode usar tanto um como o outro, mas parece que o primeiro gasta-se menos código.

As transações (não tenho a explicação teórica aqui na minha mente), mas que eu me lembro são para controlar a concorrência de uso dos dados.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
johnny-walker
Moderador
Moderador

MensagemEnviada: Ter Ago 22, 2017 2:25 pm    Assunto: Responder com Citação

A maior vantagem que vejo é centralizar o código que não precisa estar na aplicação, mas fica mais fácil a manutenção.
É mais rápido executar no banco, porque tudo fica mais otimizado pelo banco, se você olhar no ibexpert tem estatísticas lá e por vezes eu utilizo para otimizar as funções e outras coisas que você cria no banco.

bye
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.