ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Perda de Conexão DBExpress + Firebird

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
danilomibr
Novato
Novato

MensagemEnviada: Ter Jul 16, 2019 11:08 am    Assunto: Perda de Conexão DBExpress + Firebird Responder com Citação

Bom dia amigos, como vão?

Gostaria de saber como vocês tratam ou tratariam a seguinte situação:

Minha aplicação Desenvolvida em Delphi 2007, DBExpress, Firebird 2.1.
Conecto ao banco de dados (TSQLConnection) quando crio o DataModule principal e só desconecto quando encerro a aplicação.

Só que no meio do caminho podem ocorrer perdas de conexão devido a problemas diversos (rede com problema, servidor desligado, etc, etc).

O problema é que o TSQLConnection não detecta que a conexão foi perdida, só fico sabendo que deu ruim na conexão, quando vou fazer alguma operação no banco e aí aparecem milhares de erros de falha na conexão.

Como fazer para que "preventivamente" o meu sistema detecte que a conexão foi perdida e eu possa avisar o cliente antes de ele tentar fazer alguma operação que envolva o banco de dados?

Abraços!
Danilo Miranda
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário
jheckson
Novato
Novato

MensagemEnviada: Qui Dez 19, 2019 11:35 am    Assunto: Re: Perda de Conexão DBExpress + Firebird Responder com Citação

danilomibr escreveu:
Bom dia amigos, como vão?

Gostaria de saber como vocês tratam ou tratariam a seguinte situação:

Minha aplicação Desenvolvida em Delphi 2007, DBExpress, Firebird 2.1.
Conecto ao banco de dados (TSQLConnection) quando crio o DataModule principal e só desconecto quando encerro a aplicação.

Só que no meio do caminho podem ocorrer perdas de conexão devido a problemas diversos (rede com problema, servidor desligado, etc, etc).

O problema é que o TSQLConnection não detecta que a conexão foi perdida, só fico sabendo que deu ruim na conexão, quando vou fazer alguma operação no banco e aí aparecem milhares de erros de falha na conexão.

Como fazer para que "preventivamente" o meu sistema detecte que a conexão foi perdida e eu possa avisar o cliente antes de ele tentar fazer alguma operação que envolva o banco de dados?

Abraços!
Danilo Miranda

Encontrou alguma solução ? Se encontrou poderia comentar?
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Delphi Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.