ActiveDelphi - Índice do Fórum ActiveDelphi
.: O site do programador Delphi! :.

FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Entrar e ver Mensagens ParticularesEntrar e ver Mensagens Particulares   EntrarEntrar 

Erro de conexão com o BD - Resolvido

Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
Aggelos
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sex Jan 10, 2020 8:23 pm    Assunto: Erro de conexão com o BD - Resolvido Responder com Citação

Salve, pessoal.

Recentemente instalei o Delphi XE10 Rio e com ele, o Interbase que vem junto. Fiz uma instalação em um computador limpo, sem nada de programação instalado. Comecei instalando o Delphi (pacote completo), depois instalei os Firebirds que trabalho, fazendo instalação como sempre fiz há mais de 10 anos. Acontece que quando vou conectar os bancos de dados no IBExpert, o mesmo me retorna a seguinte mensagem abaixo:
can't format message 13:77 -- message file C:Program Files (x86)EmbarcaderoStudio20.0InterBase2017/interbase.msg not found. connection rejected by remote interface.

Mas fui no endereço fornecido pela mensagem e para minha surpresa, não há nenhuma pasta do Interbase (dentro da pasta Embarcadero...InterBase2017/interbase.msg).

Como eu faço alterar esse local para alguma pasta do Firebird que instalei? Já até indiquei onde está a dll gds32 que ele colocou dentro da pasta C:\Windows\SysWOW64 para registrar os BD mas ainda continua aparecendo essa mensagem.
Antes dessa versão do Delphi eu usava a XE5 e sempre funcionou de boa.

Estou perdido e não sei como resolvo esse problema. Já pesquisei e sempre dão a mesma sugestão de excluir a gds32 e substituir pela do Firebird mas já fiz isso e não funcionou. :/

O problema é que o gerenciador está apontando para essa pasta do Interbase que não existe. Acho que tenho que alterar esse padrão mas não sei como.
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Aggelos
Novato
Novato

MensagemEnviada: Sáb Jan 11, 2020 7:14 pm    Assunto: Responder com Citação

Ao que parece a instalação do Interbase junto com o pacote do Delphi XE Rio está com problemas.
Resolvi removendo os serviços do Interbase instalado junto com o Delphi e forçando uma desinstalação pois quando tentei desinstalar pelo método normal dava erro.
Limpei o registro do Windows de todas as entradas do Interbase e instalei uma versão antiga do Interbase no local onde a aplicação Delphi deveria ter instalado. Para finalizar, alterei a gds32.dll instalada com o Interbase pela dll do Firebird 2.5.
Com isso consegui fazer a comunicação com as bases de dados normalmente. Smile
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo Tópico   Responder Mensagem    ActiveDelphi - Índice do Fórum -> Banco de Dados Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.