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  [Artigos]  Criando seu primeiro Live Tile com Delphi XE3 - Parte 2
Publicado por rboaro : Quarta, Janeiro 16, 2013 - 07:41 GMT-3 (320 leituras)
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Fernando Rizzato Introdução
Na primeira parte deste artigo falamos sobre os requisitos e configurações necessárias para desenvolvimento de Live Tiles para o Windows 8 com Delphi XE3. Dando continuidade, vamos agora entender melhor o que são Live Tiles e como eles funcionam em detalhes, permitindo assim que façamos o melhor uso possível desta tecnologia em nossos projetos.

A vida (quase) secreta de um Live Tile
Nas versões anteriores do Windows, um shortcut era apenas um atalho com um ícone para um aplicativo ou arquivo instalado em seu computador, para o qual se deseja rápido acesso a partir do Menu Iniciar ou de sua Área de Trabalho. Live Tiles são muito mais do que isso…

Os Live Tiles foram introduzidos a partir das primeiras versões do Windows Phone 7, e ganharam sua versão desktop a partir do Windows 8, como parte do novo padrão de interface Metropolis.


Live Tiles, ou simplesmente Tiles, são estruturas que "vivem" na tela inicial do Windows 8, e são capazes de apresentar informações de maneira dinâmica sobre suas aplicações favoritas, mesmo que ela não esteja executando. Podemos dizer que o Live Tile tem uma ligação forte com a aplicação de estilo Metropolis que ele representa.



Clicando sobre um Tile, ele irá executar a aplicação ou outro recurso por ele representado, sendo que muitos deles irão simplesmente funcionar como tradicionais ícones (shortcuts). Por outro lado, Tiles são vivos e podem exibir qualquer informação de maneria dinâmica, e este é nosso objetivo aqui.

Considere a aplicação do Calendário. Uma vez configurada uma ou mais contas em seu Windows, este tile passa exibir seus próximos compromissos diretamente no desktop de seu Windows. Na maioria das vezes, esta é toda informação que você necessita, elimitando a necessidade de carregar uma aplicação em tela cheia para obter estes detalhes.



A aplicação de e-mail funciona da mesma maneira, exibindo as últimas mensagens que chegaram em sua caixa postal.



Anatomia de um Live Tile
Um tile pode ser definido em dois tamanhos: 150 x 150 pixels e 310 x 150 pixels. Um tile retângular ocupa o mesmo espaço de dois tiles quadrados, os 10 pixels extras são para acomodar o espaço entre eles quando dispostos na tela inicial do Windows.

É possível ao usuário final desabilitar o auto-update de um tile. Para tal, você deve clicar com o botão direito do mouse sobre o tile e escolher "Turn live tile off" (ou "Desligar o live tile"). Entretando, não existe uma maneira de se desabilitar todos os tiles de uma única vez.



Outro recurso interessante é o "deep-linking", pelo qual você pode definir detalhes ou um estado para a aplicação que será carregada. Imagine por exemplo que você pode criar um tile que levará você diretamente para a caixa de entrada ou outra pasta específica do Outlook. Este recurso está disponível também para aplicações de terceiros (como a sua!).

Definindo um Live Tile
Existem três diferentes tipos de live tiles: somente texto, somente imagem ou a combinação de ambos. Seja qual for o formato escolhido, cada tile é definido e implementado da mesma maneira.

Um tile será composto basicamente por um XML (AppManifest.xml) e um pasta (Assets). O arquivo "AppManifest.xml" contém todos os atributos referentes ao tile que você estará implementando, como a imagem a ser exibida, descrição, etc. A pasta "Assets" deverá conter todos os arquivos referenciados no XML. Além disso, também haverá uma aplicação (uma espécie de proxy) responsável pelas ações e atualizações deste tile.

O que é importante ficar claro neste momento é o fato de que o live tile não é a aplicação que você está criando no Delphi (ou qualquer outro ambiente) e sim um XML - o qual partirá de um dos templates pré-definidos pelo Windows - e um conjunto de imagens referenciadas, os quais uma vez registrados no sistema operacional, serão considerados o tile de uma determinada aplicação, esta sim um binário gerado pelo seu ambiente de desenvolvimento.



Uma vez compreendidos estes conceitos estamos aptos a iniciar o desenvolvimento de nosso tile a partir do Delphi XE3. Boa parte do trabalho acima será executado de maneira automática e simplificada pela ferramenta, através do componente TLiveTile. É o Delphi - uma vez mais - tornando nossa vida mais simples e mais produtiva!

Na terceira e última parte deste artigo vamos criar, passo a passo, nosso tile em Delphi, e também implementar um mecanismo de update para o mesmo. Até a próxima e fiquem ligados!

Link Original do Artigo:
http://blogs.embarcadero.com/fernandorizzato/index.php/2013/01/14/criando-seu-primeiro-live-tile-com-delphi-xe3-parte-2/







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